Afonso Seixas é o novo coordenador do voleibol Leonino
13 Jul, 2023
Ex-atleta e antigo treinador está no Sporting CP desde 2021
Afonso Seixas é o novo coordenador do voleibol do Sporting Clube de Portugal. O ex-adjunto de Gersinho e João Coelho, na equipa principal masculina, assume agora a coordenação de toda a modalidade desde a formação aos seniores, tanto femininos como masculinos.
“Aquilo que sinto é muito orgulho, muita responsabilidade e uma grande ambição. Estou muito motivado e aquilo que podem esperar de mim é um empenho total, a 200 por cento, numa casa que já conheço”, começou por dizer o novo coordenador da modalidade Leonina, que no passado foi jogador, treinador em vários emblemas e ainda director-técnico regional (Lisboa), justificando: “Aquilo que posso acrescentar é a bagagem e o conhecimento que ganhei ao longo da minha carreira. Espero conseguir capitalizar essas minhas experiências nesta nova função e conseguir trazer esse conhecimento da modalidade, dos campeonatos e dos campos para a coordenação e organização do nosso voleibol”.
Afonso Seixas assumiu a função há poucos dias, pegando no trabalho que foi feito pelo ex-coordenador Paulo Cunha, mas a nova temporada já está em andamento há várias semanas e o novo dirigente acredita em tudo aquilo que foi feito até aqui.
“A época já estava programada e planeada, a intenção é acrescentar e valorizar tudo o que foi feito. Foi tudo planeado com o maior rigor e estamos com muita expectativa, tanto na equipa principal feminina, como na masculina. Acreditamos que vamos fazer boas provas e apresentar-nos a um muito bom nível competitivo”, afirmou, dando conta da ambição do Sporting CP para a nova temporada: “Queremos e desejamos começar bem a época porque esse começo pode fazer a diferença em todo o momento competitivo que teremos pela frente. A nossa expectativa é, naturalmente, fazermos uma temporada tranquila, segura, compacta e consistente porque teremos equipas para que assim seja”.
“Queremos estar nas decisões e nas finais em todas as competições. Sabemos que nas provas europeias isso será mais difícil, mas a ambição tem de estar sempre presente”, sublinhou, dizendo-se “expectante e confiante” com a estreia da equipa principal feminina nas provas europeias.
No Sporting CP desde 2021, Afonso Seixas já tinha vestido de Leão ao peito em 1993, tendo sido treinador-adjunto das equipas femininas de seniores e de juniores. A formação é, por isso, além de um projecto que vai liderar, um tema que também lhe diz muito, enquanto ex-treinador de equipas dos escalões de formação e como professor de Educação Física, e espera que no futuro as equipas principais Leoninas já possam contar com atletas com ADN Sporting.
Neste momento, o Sporting CP tem “cerca de 400 atletas”, mas é preciso trabalhar mais e melhor os escalões de formação: “Já temos um ou outro atleta, tanto no feminino, como masculino, mais próximos das equipas seniores, mas ainda não é já e não seria correcto, da minha parte, estar a dizer que já teríamos formação com essa expectativa porque não temos. Esse processo demora sempre algum tempo. Vamos tentar acelerar os processos quando for por possível, mas vamos fazê-lo com calma e controlo”.
Para finalizar, Afonso Seixas dirigiu-se aos Sportinguistas: “Acreditem no voleibol do Sporting CP. As coisas estão bem estruturadas e bem pensadas. Todas as nossas equipas vão ser muito competitivas e esperamos conseguir dar bons espectáculos. Sabemos que ao longo da época poderá haver oscilações, mas com o apoio dos Sportinguistas fica tudo mais fácil. Venham, que já se viu e já se percebeu que os nossos adeptos fazem toda a diferença”.