Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Reviravolta épica rumo à final da Taça Ibérica

Por Sporting CP
23 Set, 2023

Leoas venceram vice-campeãs espanholas na ‘negra’ e vão discutir o troféu (3-2)

De forma histórica, a equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal garantiu um lugar na final da primeira edição de sempre da Taça Ibérica, após ter vencido, este sábado, o CV Haris Tenerife Libby´s La Laguna por 3-2 na meia-final, disputada no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Na outra eliminatória, as espanholas do CV Hidramar Gran Canaria levaram a melhor sobre o Leixões SC e serão, assim, as adversárias do Sporting CP, amanhã, domingo, às 18h00, no jogo que decide a entrega do primeiro troféu da temporada.

Num encontro que foi também o primeiro a nível oficial para as Leoas de Rui Pedro Costa em 2023/2024, o adversário foi o vice-campeão espanhol, habituado a estar nos maiores palcos da modalidade. Ainda assim, a formação verde e branca - detentora da Taça de Portugal e também vice-campeã nacional - deu a sua melhor resposta e foi recompensada: com muita alma, as Leoas tiveram de correr sempre atrás do prejuízo (30-32; 25-20; 23-25; 25-18) e depois de forçarem a ‘negra’ assestaram, aqui, o golpe final no duelo ibérico de forma categórica (15-9).

No plano individual, a reforço Liza Kastrup brilhou com 22 pontos marcados, seguida de perto por Lauren Bevan-Matias (18), também ela uma cara nova para a nova época, e por Aline Timm (17).

Foi de forma descomplexada que o Sporting CP entrou em cena no Alto Minho, mostrando a capacidade defensiva que caracteriza esta equipa – com a líbero Daniela Loureiro em destaque no set - e bons argumentos no ataque. Assim, rapidamente as Leoas esticaram o marcador até ao 8-3 e, a seguir, multiplicaram a vantagem com um 12-6 que ‘obrigou’ o técnico adversário a pedir um desconto de tempo.

A primeira reacção do conjunto de Tenerife apareceu de imediato, mas apenas de forma circunstancial (13-11), antes de o ascendente Leonino se manter com Jady Gerotto a protagonizar um enfático bloco enfático para o 18-12. Contudo, quando tudo parecia novamente encarrilado para a turma de Alvalade, o CV Haris Tenerife Libby´s La Laguna justificou as suas credenciais e chegou à reviravolta com o 19-20.

Nesta fase, a discussão fez-se praticamente ponto a ponto, com margens curtas para ambos lados, que forçariam o set a ir para lá dos 25 pontos. Sucederam-se os set points e também os erros de parte a parte, que foram mantendo a incerteza e adiando a decisão, a qual acabou por sorrir às espanholas no 30-32.

O equilíbrio, esse, seguiu também para o arranque do segundo set, antes de as Leoas conseguirem uma primeira vantagem de três pontos (12-9), fixado com um bloco de Aline Timm que alavancou a resposta verde e branca.

Assente numa diferença de cinco golos que foi mantendo (17-12 e 20-15), o Sporting CP chegou à fase derradeira do set em excelentes condições para o vencer, e assim foi, fechando-o em 25-20. Tudo de volta à ‘estaca zero’ em Viana do Castelo graças a uma forte resposta Leonina.

Já no terceiro set, que serviria para desequilibrar a balança, a luta foi acérrima, com as duas equipas a seguirem a par e passo no resultado durante todo o parcial. Contudo, no momento da verdade, o CV Haris Tenerife Libby´s La Laguna não tremeu e levou a melhor por um apertado 23-25, deixando o conjunto espanhol mais perto da final desta Taça Ibérica.

No entanto, é sabido que as Leoas de Rui Pedro Costa nunca atiram a toalha ao chão e, por isso, voltaram a transcender-se no set seguinte: arrancaram para a liderança com 15-11 até ao um importante 20-15. De seguida, para responder à reacção esboçada pela equipa de Tenerife apareceram Lauren Bevan-Matias - uma das novas zonas 4 Leoninas para 2023/2024 - e Thaís Bruzza em grande plano para o golpe final no set (25-18) e, assim, forçar a ‘negra’ depois de duas horas de duelo ibérico.

E com o conjunto verde e branco revitalizado, o início do quinto e último set mostrou na perfeição que o ímpeto tinha passado completamente para o lado do Sporting CP. Lauren Bevan-Matias foi criando dificuldades a partir do serviço e a capacidade defensiva das Leoas – Aline Timm em destaque – e os erros não forçados do CV Haris Tenerife Libby´s La Laguna fizeram o resto, resultando num auspicioso e repentino 8-1 logo a abrir a ‘negra’.

Estava feito - com muito mérito - o mais difícil, faltava apenas completar a missão com muita concentração e assertividade, e acabaram por ser dois erros consecutivos de um resignado conjunto espanhol a dar a vitória (15-9) e a histórica passagem à final à turma de Alvalade.

A primeira edição da Taça Ibérica feminina terá a equipa do Sporting CP na disputa de um troféu também inédito, depois de mais uma demonstração de força e perseverança a verde e banco.

Sporting CP: Luana Rabechy, Vanessa Paquete, Amanda Cavalcanti, Liza Kastrup (22), Celia Gaston, Thaís Bruzza (9), Moara Santos, Ozge Kirdar (2), Thuany Bardin, Lauren Bevan-Matias (18), Jady Gerotto (9), Aline Timm (17), Carolina Garcez [L] e Daniela Loureiro [L].