Arranque ao melhor estilo
21 Out, 2023
Equipa de voleibol masculino do Sporting CP venceu CV Oeiras por 3-0 em sets
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal arrancou ao melhor estilo o Campeonato Nacional, com vitória sobre o CV Oeiras por três sets a zero, com uma exibição promissora para o futuro. Na 4.ª jornada do Campeonato, - a primeira para os Leões por o Clube de Alvalade ter visto as três primeiras jornadas adiadas devido aos torneios pré-olímpicos, nos quais teve três jogadores envolvidos – a formação Leonina teve um primeiro set bastante bem conseguido, com o distribuidor Chema Carrasco a variar muito as solicitações para os atacantes. O reforço checo Martin Licek apresentou bons recursos, tanto no remate, como no bloco, em que se juntou a Tiago Barth para reflectir vários ataques da formação visitante para o campo contrário.
Vinícius Lersh apresentou muito boa segurança na recepção e com o primeiro toque a funcionar, a probabilidade de sucesso dos ataques materializou-se em pontos consecutivos. As vantagens de 10-7, 17-12 e 23-15 anunciavam o Sporting CP como vencedor do set, cenário que se iria confirmar nos 25-17, com óptimos indicadores do conjunto de João Coelho, capaz de levantar enormes dificuldades à equipa do CV Oeiras.
O segundo set começou bem para o Sporting CP, com dois pontos consecutivos, mas o CV Oeiras teve uma boa reacção, potenciada pelas maiores dificuldades causadas à recepção da equipa Leonina, com o bloco a aparecer bem menos. O CV Oeiras andou na frente uma parte substancial do parcial, com o Sporting CP sempre por perto e a empatar aos dezoito pontos. Continuava a impressionar a potência e colocação dos remates de Martin Lícek, mas também a defesa baixa do líbero Gonçalo Sousa, que conferiu bastante segurança defensiva.
O Sporting CP passou para a frente por 20-18, o CV Oeiras, com coragem e combatividade ainda empatou novamente, depois de um remate para fora de Kevin Kobrine, mas a melhor capacidade individual e colectiva da formação Leonina veio ao de cima para um set fechado nos 25-23, com o ponto decisivo a ser assinado por um remate muito potente de Kevin Kobrine. Um segundo set com algumas oscilações, mas em que a equipa Leonina ainda foi bem a tempo de fechar o parcial a favor.
Com dois sets conquistados pelo Sporting CP, o terceiro set mais não foi do que a confirmação final da supremacia Leonina, não obstante a valorosa réplica da equipa do CV Oeiras. João Coelho deu minutos a jogadores que não estavam a ser tão utilizados, como Kelton Tavares, Tiago Pereira e Jan Galabov, e mesmo com algumas trocas de bola mais prolongadas – os chamados rallies – a equipa vede e branca impôs a lei do mais forte, depois de um início pautado pelo equilíbrio.
Boas notas também para a segurança do líbero de recepção, Gil Meireles e para a capacidade de Jose Chema Carrasco também a blocar, ao lado de um jogador que impressiona não só pela estatura, mas pela efectividade das acções – o central Imanol Tombion, que é discreto, mas bem eficaz.
Aos 8-5 no terceiro set, começava a ficar clara a tendência de jogo e de vitória, com o Sporting CP a fazer ainda mais um ponto antes de uma pausa técnica pedida pelo treinador do CV Oeiras.
As vantagens conseguidas pelo Sporting CP na casa dos quatro, cinco pontos, indiciavam que o Sporting CP fecharia o jogo em três sets e isso confirmou-se, com os números finais de 25-16 e triunfo do Sporting CP frente ao CV Oeiras por 3-0 em sets. Foi uma boa prestação da equipa de voleibol masculina do Sporting CP na estreia na Liga.
Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov, Kevin Kobrine, Vinícius Lersch, Kelton Tavares, Gonçalo Sousa [L], Martin Licek, Wagner Silva, Gil Meireles [L], Thiago Barth, Imanol Tombion, Leonel Filho, Armando Velasquez, Jose Chema Carrasco.