Leões passam teste em Gondomar
18 Nov, 2023
Triunfo frente ao Ala de Nun´Álvares de Gondomar, por 1-3
A equipa masculina de voleibol do Sporting venceu o Ala de Nun´Álvares de Gondomar, fora de portas, por 1-3, em jogo da décima jornada da Liga. Um triunfo que ainda se complicou, depois de dois parciais a roçar a perfeição do conjunto orientado por João Coelho, que arrecadou os dois primeiros sets e de forma concludente, com os parciais de 17-25 e de 12-25, com uma grande eficácia de serviço do conjunto verde e branco, sempre a colocar enormes dificuldades na recepção à equipa de Gondomar. Licek e Wagner Silva evidenciaram-se nessa fase, também no bloco e no remate, numa exibição completa e bastante consistente da equipa de Alvalade. No primeiro set, as diferenças na casa dos oito e nove pontos (6-15, por exemplo), anteciparam um desfecho final de 17-25.
No segundo set, voltou a acontecer uma excelente entrada em jogo dos Leões, a acumularem pontos consecutivos e a chegarem a ter uma vantagem de nove pontos, aos 3-12, com uma zona central muito bem coberta e os pontas a fazerem a diferença. A caminho do final do set, os Leões dobraram a diferença em relação ao adversário, quando o resultado registava 10-20, com Kevin Kobrine a entrar bem no jogo, com remates poderosos. O set fechou nos 12-25, com o último ponto a ser assinado com um bom bloco de Licek.
O terceiro set mostrou a melhor versão do Ala Nun’ Álvares, aliado a algumas falhas da equipa Leonina e a uma decisão de arbitragem, muito contestada pelo Sporting CP, numa fase de tentativa de recuperação, que gorou as intenções Leoninas, ao sofrer um ponto de penalização. Tudo junto, a equipa de Gondomar foi conquistando vantagens cada vez maiores – mérito do conjunto da casa – e aos 20-11, ficava cada vez mais claro que o set iria ser conquistado pela equipa de Gondomar, o que iria acontecer com 25-16 para os anfitriões.
No quarto set, o Sporting CP voltou a mostrar supremacia, mas não foi essa a tendência inicial, pois a equipa de Gondomar começou por fazer três pontos consecutivos e esteve na frente por 6-2. Aos 8-6, um bom bloco de Licek mostrava os sinais de recuperação no marcador do conjunto de João Coelho, que ganharam contornos cada vez mais nítidos nos pontos seguintes. Um bloco de Kevin Kobrine levou o jogo para empate a dez pontos, com Imanol Tombión a dar a primeira vantagem aos 11-12. Aliás, o crescimento na qualidade das acções de bloco do Sporting CP e os bons serviços de Kevin Kobrine ’destacaram’ o Sporting CP na frente do marcador, para de lá não mais sair até chegar aos 25 pontos, contra 20 dos donos da casa. Domingo, o Sporting CP vai receber o Vitória Sport Clube, às 15 horas no Pavilhão João Rocha, em jogo da primeira jornada em atraso da Liga.
Sporting CP: Tiago Pereira (1), Jan Galabov, Kevin Kobrine (11), Vinícius Lersch (5), Kelton Tavares (14), Gonçalo Sousa [L], Van Berkel, Martin Licek (19), Wagner Silva (6), Gil Meireles [L], Tiago Barth, Imanol Tombíon (8), Chema Carrasco.