Dia 1 da nova época para os Leões do voleibol
12 Ago, 2024
Exames médicos e primeiro treino deram início a 2024/2025
A bola já começou a sobrevoar a rede no Pavilhão João Rocha. A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal está de regresso e já começou a nova temporada. Como é habitual, o primeiro dia de 2024/2025 foi preenchido, pela manhã, com os indispensáveis exames médicos e, já durante a tarde, deu-se o primeiro treino às ordens de João Coelho, que vai liderar os Leões pela terceira época seguida.
Já com seis caras novas, nomeadamente Edson Valencia (oposto), Yurii Synytsia (distribuidor), Nicolás Perren (líbero), Alejandro Vigil (central), Jonas Aguenier (central), e Pedro Abecasis (zona 4), o plantel verde e branco reuniu-se, primeiro, na Clínica CUF Alvalade antes do regresso à acção em campo.
À margem da necessária bateria de exames, o capitão Tiago Pereira foi o porta-voz inicial do grupo e garantiu que a equipa só pensa em “entrar na época com toda a garra”, apontou.
"As férias foram boas para relaxar e estar mais presente junto da família. Agora, é hora de voltar a focar muito no voleibol e no Sporting CP", reconheceu. Por sua vez, além de destacar um “orgulho enorme” por iniciar mais uma temporada de Leão ao peito, Tiago Pereira realçou também que as primeiras sensações junto da versão 2024/2025 da equipa são “muito positivas”.
"É o meu quarto ano no Sporting CP e julgo que é a época em que conseguimos manter mais jogadores. Torna tudo mais fácil para que os jogadores que chegam percebam a dinâmica e o dia-a-dia na equipa. Conseguimos manter uma base boa e esperamos que, com os reforços, possamos fazer novamente uma boa época", traçou o capitão Leonino.
O espírito de grupo criado revelou-se um dos motivos do sucesso da última época, onde os Leões voltaram aos títulos, levantando a Taça de Portugal, além de terem disputado o Campeonato Nacional até ao fim. O bom grupo conseguido é algo que “sai naturalmente”, considerou Tiago Pereira, apostado em fazer com que o Sporting CP, partindo dessa base sólida, possa dar um passo em frente em termos competitivos já em 2024/2025.
"O Sporting CP entra para vencer em todos os jogos e em todas as competições. É isso que vamos tentar fazer esta época", atirou o zona 4 de 32 anos, que não esqueceu também o papel dos Sportinguistas rumo a mais uma época: "O ano passado tivemos uma época em crescendo, não só da nossa parte, mas também no apoio dos adeptos, por isso queremos que este ano continue. Que encham o pavilhão e nos apoiem ao longo de toda a época".
Já durante a tarde foi a altura de voltar ao trabalho propriamente dito, no Pavilhão João Rocha. Antes do primeiro treino de 2024/2025, o internacional checo Jan Galabov, que é uma das peças que continua de verde e branco, não escondeu que "é muito entusiasmante estar outra vez a começar".
"No ano passado, tivemos muita química, foi talvez um dos melhores ambientes que já vivi na minha carreira. Agora, queremos replicar isso e, porque não, ainda melhor", projectou o zona 4 de 28 anos, que chegou ao Sporting CP em 2023/2024.
Posto isto, Jan Galabov tem bem presente o que significa chegar e dar os primeiros passos de Leão ao peito, por isso prometeu desde logo “dar o máximo” para ajudar os seis reforços que já fazem parte da equipa.
"Ainda é cedo, estamos a começar, mas está a ser muito tranquilo. Os recém-chegados percebem tudo, não há barreira linguística praticamente, são muito profissionais e, por isso, espero um nível muito bom nos treinos e nos jogos também", perspectivou, passando a traçar a ambição verde e branca para a época que se avizinha.
"Diria que podemos ir mais longe nas competições europeias. Na época passada, tivemos azar com o VV Monza, mas este ano pode ser promissor. Depois, claro, queremos ganhar todos os troféus possíveis, porque este é sempre o objectivo no Sporting CP", enalteceu o internacional pela Chéquia, que já espera voltar a contar “em breve” com o apoio dos adeptos “neste bonito pavilhão”, acrescentou.
Por seu turno, o reforço Edson Valencia também falou com os meios de comunicação do Clube. De volta a Portugal, onde venceu uma Supertaça em 2022 com a AJ Fonte do Bastardo, o novo oposto dos Leões revelou-se “muito feliz, confortável e com boas sensações”, referiu à margem da primeira sessão de trabalho.
O experiente venezuelano de 36 anos é uma cara nova na equipa, mas nem tudo é uma novidade para Edson Valencia, que chegou e admite sentir-se já “como em casa”. "É um grupo de trabalho sensacional e não me surpreende. Já trabalhei antes com o professor [João] Coelho e também já tinha jogado com o Armando [Velásquez] em Portugal, mas agora é diferente. As primeiras sensações são muito boas, o Sporting CP tem uma boa estrutura e sinto que podemos trabalhar da melhor maneira", disse sobre o início da sua aventura de verde e branco, onde quer também “envolver muito os adeptos”.
E com a pré-época já em andamento, o oposto reconhecido pela sua potência no remate e no serviço revelou-se “pronto” para trabalhar sob uma liderança que já conhece, bem como para emprestar aos Leões a sua personalidade “lutadora, engraçada e muito competitiva”.
"O início é sempre um pouco mais físico, porque a ideia é, ao longo do campeonato, manter [o nível] a nossa performance", justificou Edson Valencia, realçando: "Temos jogadores muito fortes, habilidosos e com boas condições, por isso vamos ter essa luta positiva, diária, constante, em tudo. Quando há uma competição saudável é um bom incentivo para melhorar".
Para os Leões do voleibol, 2024/2025 já começou e tem as primeiras metas definidas. Antes do arranque da Liga, agendado para o início de Outubro, o Sporting CP disputará o primeiro troféu da época, a 29 de Setembro, na Supertaça frente ao SL Benfica. Até lá, seguem-se várias semanas de muito trabalho.