Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Equipa B feminina apresenta-se ao trabalho

Por Sporting CP
12 Ago, 2024

Jovens Leoas voltam a disputar o segundo escalão

A equipa B feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal deu, esta segunda-feira, o pontapé de saída na temporada 2024/2025, em que, mais uma vez, vai competir no Campeonato Nacional da Segunda Divisão.

As jovens Leoas concentraram-se Estádio José Alvalade, tendo tirado a habitual fotografia de família antes de seguirem para o Auditório Artur Agostinho, onde foi lançada a época que se avizinha pela equipa técnica liderada por Vítor Dias e pela coordenação do futebol de formação.

No Sporting CP desde 2020/2021, quando começou como treinador-adjunto da equipa sub-15 feminina, Vítor Dias vai para a segunda temporada ao leme da equipa B. Em 2022/2023, orientou a equipa sub-19 feminina que se sagrou Campeã Nacional. Ao seu lado, vão estar Tiago Mateus e Gonçalo Cardoso (adjuntos), Daniel Vicente (analista), Diogo Lourenço (preparador físico) e Miguel Santos e Nuno Cardoso (treinadores-estagiários).

Aos meios de comunicação do emblema de Alvalade, Vítor Dias assegurou que "as expectativas são, novamente, de muita ambição". "Queremos conquistas colectivas, que são importantes num processo de formação, mas, acima de tudo, conquistas individuais, tal como temos vindo a fazer ao longo dos anos. Queremos potenciar a jogadora Sporting CP, idealmente para a equipa principal, como tem vindo a acontecer", começou por dizer.

Sentindo "gratidão" por voltar a ser aposta no Sporting CP, o técnico explicou que tal facto "é sinal de que o Sporting CP olha para dentro, para os seus recursos", o que o deixa "com mais vontade de mostrar trabalho".

Admitindo que "o futebol feminino tem evoluído bastante e a Segunda Divisão é exemplo disso, estando mais competitiva ano após ano", Vítor Dias falou dos obstáculos positivos que as suas atletas vão voltar a enfrentar.

"A nossa equipa, no ano passado, tinha a média de idades mais baixa da divisão, o que traz dificuldades e desafios. Vejo com bons olhos, acho que é bom para as nossas jogadoras. Deixa-me satisfeito e motivado", frisou.

Por fim, o treinador reforçou que ter jogadoras a subir até à equipa principal é o principal objectivo: "Costumamos dizer que são os nossos troféus, as nossas conquistas e campeonatos. Temos tido uma presença assídua das nossas atletas em treinos, convocatórias e jogos da equipa principal. Queremos cada vez mais".

Sara Cartaxo, de 19 anos, foi uma das futebolistas da equipa B que se apresentou ao trabalho e também falou aos meios de comunicação do Sporting CP.

Definindo como metas "evoluir como equipa e ganhar o Campeonato", a avançada quer, naturalmente, atingir o nível do conjunto de Mariana Cabral. "Temos muita proximidade com elas e com o que é ser jogadora do Sporting CP no alto rendimento. Também quero chegar lá", afirmou.

Já tendo tido a experiência de trabalhar com a equipa principal, a jogadora revelou que "os treinos são mais exigentes, obviamente, mas toda a gente é bem recebida". "Contribui para termos noção da responsabilidade e da pressão. Se vamos lá, é para ser a sério. Não há margem de erro e é sempre para dar tudo", adicionou.

Sendo "o clube, dentro da nossa Liga, que mais aposta na formação", o Sporting CP é o sítio certo para uma jovem atleta estar: "Há várias jogadoras que passaram pelo processo formativo do Sporting CP e estão lá agora".

Por fim, Sara Cartaxo deixou uma mensagem aos Sportinguistas: "Se tiverem possibilidade, venham ver os jogos no Pólo EUL e acompanhem-nos nas redes sociais".