Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Pleno de vitórias continua

Por Sporting CP
26 Out, 2024

Equipa de João Coelho superou duro Vitória SC com distinção (3-0)

Os Leões do voleibol só sabem vencer. A equipa principal masculina de voleibol de Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Vitória SC por 3-0, ao fim da tarde deste sábado, num encontro a contar para a quarta jornada da primeira fase da Liga.

Invicta, a formação orientada por João Coelho soma por triunfos todos os jogos (nove) disputados em 2024/2025, quatro dos quais referentes ao campeonato, onde lideram com pleno de pontos (12).

Desta feita, foi preciso lutar com persistência para levar de vencida um duro conjunto vimaranense que respondeu sempre a altura, mas de forma insuficiente para conquistar um set no Pavilhão João Rocha. Edson Valencia (17 pontos) e Jan Galabov (16) foram os melhores pontuadores Leoninos e com impacto decisivo nas rectas finais de cada set.

Para enfrentar um Vitória SC no oitavo lugar da tabela neste arranque do campeonato, João Coelho apostou de início em Nicolás Perren, Yurii Synytsia, Jan Galabov, Martin Licek, Edson Valencia e Jonas Aguenier e os Leões partiram desde logo na frente e a mandar no jogo (6-3 e 9-5).

Com astúcia e subtileza, Valencia chegou a dilatar rapidamente a vantagem, primeiro, para os seis pontos (13-7) e nem a sólida e incansável defesa vimaranense esbateu o ímpeto verde e branco, praticamente imparável nesta fase (17-9).

A seguir, a aguerrida formação de Guimarães respondeu a tempo de encurtar distâncias (23-19), mas o set já não fugiu do controlo Leonino. O jovem Leonel Filho subiu à rede e garantiu o 1-0, fechado em 25-20.

E a forte entrada do Sporting CP no encontro teve também continuidade no segundo set, arrancando para um 6-2 confirmado com um ás de Edson Valencia. No entanto, o Vitória SC mostrou-se vivo, levou o jogo para uma toada de grande equilíbrio (11-10) e conseguiu o empate a 16, a 19 e a 21, mantendo a incerteza até ao fim.

Os comandados de João Coelho, ainda assim, não tremeram na liderança e, além de não permitirem qualquer vantagem ao adversário, chegaram ao momento decisivo em posição privilegiada (24-21). Apesar de mais um susto, fruto da recuperação visitante para 24-23, um serviço falhado por parte do Vitória SC acabou por entregar o 2-0 ao Sporting CP.

Com a hipótese pela frente de poder fechar mais uma partida pela diferença máxima, os Leões voltaram a entrar por cima (8-6), mas o terceiro set fez-se também de sucessivos ‘esticões’ de um lado e do outro. O Sporting CP saia na frente e o emblema de Guimarães forçava empates consecutivos (11-11 e 15-15), mas sem ir para lá disso.

Sob essa toada, o parcial entrou na recta final com o marcador ‘apertado’ em 20-20, mas a potência de Valencia, a inteligência de Galabov e um bom serviço de Alejandro Vigil rapidamente deram um ‘murro na mesa’ com o 23-20. Feito o mais difícil, Valencia – mais uma vez - ‘voou’ para a rede e, sob muitos aplausos, selou o 25-21 e o 3-0 finais no Pavilhão João Rocha.

Mais uma jornada e mais uma vitória dos Leões de João Coelho, que agora têm um jogo fora com o SC Espinho em perspectiva na próxima jornada.

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (16), Vinícius Lersch, Kelton Tavares, Edson Valencia (17), Yurii Synytsia, Martin Licek (12), Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth (5), Jonas Aguenier (3), Leonel Filho (1), Armando Velásquez, Nicolás Perren [L], Alejandro Vigil (1)