Omne Trium Perfectum, "No hay dos sin tres"
23 Jun, 2023
Editorial da edição n.º 3929 do Jornal Sporting
Ao longo da História foram vários os pensadores a manifestar-se que, enquanto algo que ocorre uma vez pode não voltar a acontecer, acontecendo duas, existe uma forte probabilidade de acontecer uma terceira.
Quando em 2012 iniciei uma nova etapa profissional em Madrid, aterrei com o Europeu de futebol a decorrer e ao ritmo de uma música-hino da selecção espanhola com o título “No hay dos sin tres” (1). Nuestros hermanos viriam a ganhar o Europeu ao ritmo desta música e do seu futebol tiki-taka, completando uma tríade seguida de títulos: Europeu (2008), Mundial (2010) e Europeu (2012).
Lembro-me de ler na altura que a expressão “não há duas sem três” teria origem na escola pitagórica, tendo como base a ideia de que a manifestação de uma dualidade não está completa até que se some um terceiro elemento. Isto simboliza-se recorrentemente no pitagorismo sob o triângulo.
Nesta quarta-feira o Sporting CP deixou Pitágoras orgulhoso, ganhando o terceiro jogo ao SL Benfica para se sagrar Tricampeão de futsal. E, mais importante, deixou todos os Sportinguistas orgulhosos, não apenas pela(s) conquista(s) em si, mas pelo trajecto ímpar de constância que esta modalidade tem registado na última década. Assim, são já 18 títulos de Campeão Nacional, três consecutivos − desde 2020/2021 −; um percurso brilhante ao qual se somam ainda duas Champions League em 2018/2019 e 2020/2021.
Muitos parabéns ao Nuno Dias, à sua equipa técnica e aos vários jogadores (grande parte da formação do Sporting CP), que têm perfumado as quadras de futsal por onde passam, tornando-as o principal palco da modalidade internacionalmente.
Não poderia deixar de destacar o golo de Zicky Té no penúltimo jogo, uma verdadeira homenagem pitagórica, com dois catetos ao quadrado a ultrapassarem jogador e guarda-redes do adversário, para selar um golo de autor. Tal como referi acerca do golo de Pedro Gonçalves, num anterior editorial, para pôr em modo repeat.
Nesta quarta-feira o futsal do Sporting CP confirmou empiricamente que Omne Trium Perfectum (“Toda a Trindade é perfeita”).
Saudações Triplamente Leoninas!
(1) Canção da selecção espanhola no Euro 2012, cantada por David Bisbal e o duo Cali & El Dandee.