Equipa B entrou rápido e bem em 2025
05 Jan, 2025
Triunfo claro sobre o Caldas SC nasceu de um arranque avassalador (4-1)
De regresso à acção na Liga 3 após três semanas de pausa na prova, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Caldas SC por 4-1, este domingo, na partida que fechou a 15.ª jornada da série B.
Os jovens Leões não desperdiçaram a oportunidade de ultrapassagem na tabela ao emblema das Caldas da Rainha, que tinha mais dois pontos, e fizeram-no a toda a velocidade e de forma categórica neste primeiro jogo em 2025. Com muita mobilidade e eficácia no ataque, o Sporting CP chegou ao 3-0 logo nos primeiros 20 minutos e o Caldas SC, em ‘cacos’ desde aí, ainda tentou recompor-se na recta final do jogo, mas sem sucesso – Diogo Pinto ainda travou um penálti aos 85’. Afonso Moreira (dois), Manuel Mendonça e Samuel Justo foram os autores dos golos Leoninos.
Com a luta pelos quatro lugares de acesso à fase de subida muito acesa a três jornadas do fim, a equipa B verde e branca subiu ao sexto lugar com 21 pontos, estando em igualdade com a UD Santarém (5.º), a dois pontos do CF “Os Belenenses” (4.º), a três do SU 1.º Dezembro (3.º) e da A. Académica de Coimbra (2.º) e cinco do líder Atlético CP.
Para iniciar este encontro, Pedro Coelho promoveu as estreias absolutas na equipa B dos defesas Marlon Júnior e Rodrigo Dias e apostou no avançado Rafael Nel, que depois de ter voltado aos relvados no último jogo da Premier League International Cup já não jogava na Liga 3 desde o início de Outubro. Diogo Pinto, David Moreira, Eduardo Felicíssimo, Rodrigo Dias, Henrique Arreiol, Manuel Mendonça, Samuel Justo, Luís Gomes e Afonso Moreira foram os restantes titulares.
E foi com eficácia máxima que os jovens Leões arrancaram este importante duelo no Estádio Aurélio Pereira. Quando ainda não estavam cumpridos os primeiros cinco minutos, um cruzamento fantástico a partir da direita encontrou o cabeceamento certeiro, na passada, de Afonso Moreira para inaugurar o marcador.
O Sporting CP quis fazer valer ainda mais esta boa entrada no novo ano e no jogo e, poucos minutos depois, tornou-a excelente ao chegar ao 2-0 - mas não só. Rafael Nel ganhou posição dentro da área, foi abalroado pelas costas e o capitão Manuel Mendonça, chamado a converter o penálti, bateu com tranquilidade para o meio da baliza.
De seguida, Luís Gomes, que tinha roubado a bola ao último defesa, ainda desperdiçou um cara-a-cara muito favorável, mas o terceiro dos mortíferos Leões foi mesmo inevitável. Num lance ofensivo rápido, os atacantes Leoninos combinaram na perfeição e Nel, que aproveitou um cruzamento rasteiro para se antecipar à saída do guarda-redes, ofereceu o 3-0 a Samuel Justo. Estavam decorridos apenas os primeiros 20 minutos e o Caldas SC, praticamente sem qualquer reacção até então, encontrou-se cedo numa posição muito delicada.
No resto desta primeira parte, não só o Sporting CP soube controlar de forma segura o adversário, que até teve mais bola (61%), como ainda voltou a ficar muito perto de ampliar ainda mais a vantagem. Mesmo a fechar uns primeiros 45 minutos de luxo, Nel serviu, desta vez, Afonso Moreira e o extremo acertou com estrondo na barra.
Ainda assim, no reatamento da partida Afonso Moreira pôde voltar a festejar. Em mais uma saída vertiginosa para o ataque, a formação verde e branca causou estragos a valer: apesar das defesas de Luís Lopes a remates de Justo e Nel, na derradeira recarga já nada pôde fazer para evitar o golo – e o ‘bis’ – do camisola 90 dos Leões para apontar um esclarecedor 4-0 no marcador.
Já à entrada para os últimos 20 minutos, a equipa visitante conseguiu aproximar-se da baliza de Diogo Pinto, mas nas duas ocasiões criadas os remates saíram por cima da barra. Foi a fase de ascendente mais claro por parte do Caldas SC e valeu para reduzir a diferença com o 4-1, feito a partir de um livre directo de Pepo.
Na resposta, com o jogo mais partido, o Sporting CP encadeou um par de rápidas transições, mas desta feita sem conseguir finalizar com sucesso. Do lado verde e branco, Pedro Coelho já tinha dado entrada a Rafael Besugo, Lucas Taibo e Gabriel Silva – Daniel Costa (em estreia) e Bruno Ramos (de volta após lesão) foram aposta pouco depois.
Aos 85 minutos, a equipa das Caldas da Rainha ainda dispôs de um penálti, mas Diogo Pinto brilhou ao negar a cobrança de Pepo e fez do 4-1 um resultado definitivo.
Com este desfecho, a equipa B do Sporting CP deu uma grande resposta a abrir o novo ano e colocou um ponto final numa série de quatro jornadas sem vencer. Na próxima jornada, a antepenúltima desta primeira fase, os jovens Leões de Pedro Coelho visitam o SU 1.º Dezembro, um dos emblemas no top-4.
Sporting CP: Diogo Pinto [GR], David Moreira (Lucas Taibo, 72’), Marlon Júnior, Eduardo Felicíssimo (Bruno Ramos, 81’), Rodrigo Dias (Daniel Costa, 82), Henrique Arreiol, Manuel Mendonça [C], Samuel Justo, Luís Gomes (Rafael Besugo, 62’), Afonso Moreira, Rafael Nel (Gabriel Silva, 72’)