Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Noite de mão cheia com exibição de luxo

Por Jornal Sporting
04 Out, 2015

Sporting goleia V. Guimarães por 5-1 na sétima jornada da Liga NOS

O Sporting arrancou esta noite a melhor exibição da temporada, goleando o V. Guimarães por claros 5-1 na sétima jornada da Liga NOS. Slimani, com um ‘hat-trick’, foi a grande figura de uma partida onde os ‘leões’ aliaram a nota artística ao melhor resultado no Campeonato e provaram que a força do colectivo é e será sempre superior ao brilho das performances individuais (que houve muitas de alto nível, acrescente-se).

Com cinco alterações em relação à equipa que iniciou o encontro na Turquia frente ao Besiktas (entradas de Esgaio, Jefferson, Adrien, João Mário e Slimani), o Sporting entrou decidido a corrigir o nulo no Bessa com William em destaque, a definir os momentos de recuperação e a assumir a primeira fase de construção para iniciar os lances ofensivos. A equipa ‘leonina’ mostrava boa circulação, capacidade para jogar entre linhas e facilidade de encontrar espaços através de diagonais, faltando apenas maior definição no último passe que, quando surgiu, resultou no primeiro golo: jogada de envolvimento na direita, cruzamento de João Mário e cabeceamento sem hipóteses de Slimani na grande área.

Aos 12 minutos, os comandados de Jorge Jesus estavam na frente mas não abrandaram o ritmo, aproveitando também uma entrada desastrada da organização defensiva. Apenas três minutos depois, Slimani obrigou Douglas a grande defesa (seria depois sancionado fora-de-jogo ao argelino) e, aos 17 minutos, foi Teo Gutiérrez a cabecear à trave na sequência de um canto batido por Jefferson. O golo era uma questão de tempo e foi o colombiano que fez o 2-0, aos 24 minutos, após um passe disparatado de Montoya que o número 19 ‘verde e branco’ recolheu antes de fintar o guardião e encostar para a baliza.

Numa das melhores exibições da época, o Sporting nunca abrandou o ritmo e conseguiu recuperar um número elevado de bolas logo na primeira fase de construção, criando a partir daí perigo junto da baliza de Douglas, como aconteceu aos 32 minutos, com Bryan Ruiz com duas fintas fantásticas com a bola quase na linha a encontrar espaço para atirar e ver Douglas somar mais uma boa intervenção (após esse lance, o costa-riquenho teve queixas na coxa e foi substituído por Gelson Martins).  A cinco minutos do intervalo, foi de novo Teo a chegar atrasado depois de jogada entre João Mário e Gelson.

Em termos estatísticos, a superioridade ‘leonina’ na primeira parte foi total, com cerca de 70% de posse de bola, cinco vezes mais remates (10-2) e o quádruplo de ataques (21-5) e cantos (4-1), com o colectivo a beneficiar e muito das boas prestações individuais de elementos vitais na estrutura como William, Adrien, João Mário, Teo e Slimani.

O segundo tempo iniciou-se com uma ligeira quebra em termos de intensidade ofensiva dos ‘leões’, mas tudo mudou, e de forma radical, em cinco minutos: depois da expulsão por vermelho directo de Saré aos 55 minutos (entrada completamente despropositada sobre Gelson), Slimani fez o 3-0 de cabeça aos 58 minutos, após um grande cruzamento de Jefferson, e Adrien aumentou para 4-0 dois minutos depois, no seguimento de um livre em zona central que desviou ainda no vimaranense Dalbert.

A partir daqui, o jogo tornou-se diferente, um pouco mais incaracterístico, mas com os visitantes a tentarem o tento de honra através de cantos e livres laterais e o Sporting a tentar aumentar os números do triunfo. Aos 78 minutos, já depois de uma boa chance de Gelson cortada no momento certo por Josué, Slimani completou o ‘hat-trick’ ao desviar na pequena área mais um fantástico centro rasteiro de Jefferson da esquerda. A equipa de Sérgio Conceição conseguiria ainda o 5-1 por Josué, após um canto, aos 82 minutos.

Com este resultado, os ‘leões’ mantêm a liderança isolada do Campeonato Nacional da I Liga a par do FC Porto com 17 pontos, mais três do que o Rio Ave, quatro do que o Sp. Braga e cinco do que o Benfica, que viu o seu jogo de hoje na Madeira frente ao União ser adiado devido ao nevoeiro. Na próxima jornada, a 25 de Outubro, o Sporting desloca-se ao Estádio da Luz para o segundo ‘derby’ da época, após a vitória na Supertaça disputada em Agosto no Estádio Algarve.

Sporting-V. Guimarães, 5-1

7.ª jornada da Liga NOS

Estádio José Alvalade, 31.295 espectadores

Árbitro: Rui Costa (AF Porto), substituído aos 52 minutos por Hélder Malheiro

Sporting: Rui Patrício; Ricardo Esgaio, Tobias Figueiredo, Naldo, Jefferson; William, Adrien (capitão, Aquilani, 61’); João Mário, Bryan Ruiz (Gelson Martins, 35’), Teo Gutiérrez (Montero, 66’) e Slimani

Treinador: Jorge Jesus

V. Guimarães: Douglas (capitão); Bruno Gaspar, Josué, João Afonso, Dalbert; Saré, Cafu, Tozé (João Pedro, 62’); Montoya (Licá, 35), Ricardo Valente e Tomané (Ricardo Gomes, 62’)

Treinador: Sérgio Conceição

Golos: Slimani (12’, 58’ e 78’), Teo Gutiérrez (24’) e Adrien (60’); Josué (82’)

Acção disciplinar: Cartão amarelo a Adrien (20’), Montoya (32’), Bruno Gaspar (59’), Gelson Martins (67’), Dalbert (75’) e Licá (90+2’). Cartão vermelho directo a Saré (55’)