Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting defronta Bayer Leverkusen nos '16-avos' da Liga Europa

Por Jornal Sporting
14 Dez, 2015

Primeira mão joga-se em Alvalade a 18 de Fevereiro, segundo jogo é no dia 25

Nos últimos dois jogos, o Villarreal (Espanha) encontra o Nápoles (Itália) e o Saint-Étienne (França) encontra o Basileia (Suíça)

Sai o Sporting: os 'leões' vão defrontar o Bayer Leverkusen a 18 de Fevereiro em Alvalade e na semana seguinte na Alemanha

O Sevilha (Espanha) vai defrontar o Molde (Noruega). Sobra Nápoles, Basileia ou Bayer Leverkusen

De seguida, o cruzamento nos 16-avos-de-final entre os franceses do Marselha e os espanhóis do Athl. Bilbao

Próximo encontro: Shakhtar Donetsk (Ucrânia)-Schalke 04 (Alemanha)

Os suíços do Sion vão defrontar o Sp. Braga

Segue-se o Galatasaray (Turquia)-Lazio (Itália)

O jogo seguinte colocará frente a frente Sparta Praga (Rep. Checa) e Krasnodar (Rússia)

O Augsburgo (Alemanha) começa por receber o Liverpool (Inglaterra)

Próximo cruzamento: Midtjylland (Dinamarca)-Manchester United (Inglaterra)

O Anderlecht (Bélgica) vai defrontar na primeira mão dos 16-avos-de-final o Olympiakos (Grécia)

Jogo seguinte: Fenerchaçe (Turquia)-Lokomotiv Moscovo (Rússia)

O Borussia Dortmund (Alemanha) é a equipa seguinte a ser sorteada e vai defrontar o... FC Porto

Fiorentina (Itália)-Tottenham (Inglaterra) é o primeiro jogo grande dos 16-avos-de-final

O primeiro jogo já está definido: Valencia (Espanha)-Rapid Viena (Áustria)

O sorteio já teve início em Nyon, na Suíça. Alexander Frei, antigo avançado do Basileia (cidade onde se realiza a final da Liga Europa em 2016) também marca presença.

Bayer Leverkusen (Alemanha). Um adversário que tem dificultado e muito a vida ao Sporting, com dois triunfos na Champions de 1997/98 (2-0 em Lisboa, 4-1 em Leverkusen) e uma vitória (3-2) e um empate (0-0) na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2000/01. Os alemães foram afastados da Liga milionária por Barcelona e Roma e estão nesta altura em sexto lugar da Bundesliga.

Manchester United (Inglaterra). Mais um velho conhecido do Sporting, que proporcionou um dos resultados mais históricos da história europeia dos ‘leões’ com a reviravolta de 5-0 em Alvalade em 1963 após a derrota por 4-1 em Inglaterra. A formação ‘verde e branca’ defrontou ainda os ‘red devils’ na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2007, com derrotas em casa (1-0) e fora (2-1) carimbadas por... Cristiano Ronaldo. O MU ocupa a quarta posição da Premier League e saiu da Champions League num grupo que tinha também PSV e Wolfsburgo.

Olympiakos (Grécia). O conjunto comandado por Marco Silva caiu da Liga dos Campeões num grupo que tinha também Bayern Munique e Arsenal. Não existe registo de confrontos entre os ‘leões’ e os actuais líderes do Campeonato da Grécia só com vitórias.

Athl. Bilbao (Espanha). Um rival a recordar pelas melhores e pelas piores razões: em 1985, os ‘leões’ venceram a terceira eliminatória da Taça UEFA virando uma derrota de 2-1 trazida de Espanha com um 3-0 em Alvalade; em 2012, nas meias-finais da Liga Europa, o Sporting ganhou em casa por 2-1 mas perdeu por 3-1 em Espanha a quatro minutos do fim. A formação basca ocupa o nono lugar da Liga espanhola e ganhou o grupo L da Liga Europa que tinha ainda Augsburgo, Partizan Belgrado e AZ Alkmaar.

Schalke 04 (Alemanha). Um velho conhecido do Sporting pelas piores razões, depois do confronto da época passada na Liga dos Campeões em Gelsenkirchen decidido da forma como todos se recordam (4-3 para os germânicos, seguido de 4-2 para os ‘leões’ em Alvalade). Venceu o grupo K com 14 pontos, à frente de Sparta Praga, Asteras Tripoli e APOEL, e está actualmente no oitavo lugar da Bundesliga.

Tottenham (Inglaterra). O quinto classificado da Premier League terminou no primeiro lugar o grupo J, à frente de Anderlecht, Monaco e Qarabag, e nunca defrontou o Sporting em provas europeias – os únicos adversários londrinos que os ‘leões’ enfrentaram nas competições europeias foram Arsenal (1969) e Chelsea (2014).

Basileia (Suíça). O actual líder do Campeonato da suíça, que venceu o grupo I da Liga Europa onde estavam também Fiorentina, Lech Poznan e Belenenses, é um velho conhecido do Sporting, havendo já um registo de confrontos em três temporadas: 2008, na Taça UEFA, com dois triunfos ‘verde e brancos’ por 2-0 (casa) e 3-0 (fora); 2008, na Liga dos Campeões, com dupla vitória por 2-0 (casa) e 1-0 (fora); e 2012, com 0-0 em Alvalade e derrota por 3-0 na Suíça.

Lazio (Itália). Os transalpinos venceram de forma confortável o grupo G com 14 pontos, à frente de Saint-Étienne, Dnipro e Rosenborg. 12.º classificados na Série A, já defrontaram uma vez o Sporting nas competições europeias na fase de grupos da Liga Europa em 2011, com vitória ‘leonina’ em Alvalade (2-1) e derrota em Roma (2-0).

Rapid Viena (Áustria). Os austríacos garantiram a liderança do grupo E na última jornada, após uma passagem tranquila a par do Villarreal num grupo que tinha ainda Viktoria Plzen e Dínamo Minsk. Actuais terceiros classificados do Campeonato da Áustria, já foram adversários do Sporting em duas ocasiões: em 1995 eliminaram os ‘leões’ na Áustria após prolongamento (4-0 após o 2-0 para o conjunto ‘verde e branco’ em Alvalade); em 2004 foram eliminados (2-0 e 0-0) numa campanha da Taça UEFA que terminaria com o Sporting a chegar à final da competição.

Nápoles (Itália). Os italianos foram os únicos a somar por vitórias todos os encontros disputados na fase de grupos, contra Midtjylland, Club Brugge e Legia Varsóvia, tendo também o fantástico registo de 22 golos em seis partidas. O Sporting já visitou 15 vezes Itália mas apenas por uma vez defrontou os napolitanos, actuais vice-líderes da Serie A, em 1990, numa eliminatória decidida a favor dos transalpinos nas grandes penalidades.

Krasnodar (Rússia). O conjunto russo surpreendeu ao terminar o grupo C à frente do Borussia Dortmund, numa ‘poule’ que tinha ainda PAOK e Qabala. Actual sexto classificado da Liga russa, poderá proporcionar um reencontro entre Sporting e formações russas, depois do CSKA Moscovo e o Lokomotiv Moscovo. De referir que, na última visita ao país, os ‘leões’ quebraram o jejum de triunfos em território russo.

Liverpool (Inglaterra). Os ‘leões’ têm um vasto registo de confrontos contra conjuntos ingleses mas nunca defrontaram o Liverpool (estiveram uma vez naquela cidade mas para medir forças com o Everton em 2010, com derrota fora por 2-1 e vitória em casa por 3-0). Os ‘reds’ agora comandados por Jürgen Klopp, que passaram o grupo B com Sion, Rubin Kazan e Bordéus em primeiro, estão no nono lugar da Premier League.

Molde (Noruega): Os escandinavos foram uma das grandes surpresas da fase de grupos, ganhando o grupo A à frente de Fenerbahçe, Ajax e Celtic. Treinados pelo antigo avançado Ole Gunnar Solskjaer, ocupam o sexto lugar do Campeonato da Noruega e nunca defrontaram o Sporting. Em termos históricos, os ‘leões’ já encontraram duas vezes noruegueses: o Lyn, em 1971, com duas vitórias (4-0 e 3-0); e o Viking de Stavenger, que eliminou a formação ‘verde e branca’ em 1999 (0-3 fora, 1-0 em Alvalade).

Os 13 adversários possíveis para o Sporting são os seguintes: Molde (Noruega), Liverpool (Inglaterra), Krasnodar (Rússia), Nápoles (Itália), Rapid Viena (Áustria), Lazio (Itália), Basileia (Suíça), Tottenham (Inglaterra), Schalke 04 (Alemanha), Athl. Bilbao (Espanha), Olympiakos (Grécia), Manchester United (Inglaterra) e Bayer Leverkusen (Alemanha). Os encontros vão realizar-se a 18 e 25 de Fevereiro, com o dado adquirido que os 'leões' jogarão a primeira mão no Estádio José Alvalade.

O Sporting vai ficar hoje a conhecer o adversário nos 16-avos-de-final da Liga Europa, no sorteio que terá início em Nyon, na Suíça, às 12 horas. Depois de ter terminado o grupo H na segunda posição com dez pontos (três vitórias, um empate e duas derrotas), os 'leões' estão no pote dos não cabeças de série, onde se incluem também Fenerbahçe (Turquia), Sion (Suíça), B. Dortmund (Alemanha), Midtjylland (Dinamarca), Villarreal (Espanha), Marselha (França), Saint-Étienne (França), Fiorentina (Itália), Anderlecht (Bélgica), Sparta Praga (Rep. Checa), Augsburgo (Alemanha), Sevilha (Espanha), Valencia (Espanha), Galatasaray (Turquia) e Shakhtar Donetsk (Ucrânia). Além de todos estes conjuntos, não poderão também tocar à formação 'verde e branca' FC Porto, Sp. Braga e Lokomotiv Moscovo.