Resultado inglório e imerecido
25 Jul, 2020
Derrota no dérbi no fecho da Liga NOS
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal fechou a época com uma derrota (2-1) diante do SL Benfica, no Estádio da Luz, na jornada 34 da Liga NOS 2019/2020.
Os Leões apresentaram-se no dérbi sem novidades, mas à última hora Rúben Amorim teve de mexer na equipa: Sebástian Coates lesionou-se no aquecimento e para o seu lugar entrou Luís Neto, que se juntou à defesa com três centrais entre Eduardo Quaresma e Marcos Acuña.
À procura de fechar a época da melhor forma, os Leões tentaram superiorizar-se à formação encarnada desde o início do encontro, mas foi a equipa da casa que entrou melhor na partida e logo aos 10 minutos Pizzi obrigou Luís Maximiano a uma grande defesa com o pé esquerdo.
Estava feito o aviso do lado do SL Benfica, mas o Sporting CP respondeu bem com um remate de Matheus Nunes que acabou por sair ao lado e depois foi Andraž Šporar que, após receber de Gonzalo Plata, rematou para as mãos de Odysseas.
No entanto, a formação encarnada também foi criando oportunidades de golo e acabou por inaugurar o marcador num lance de bola parada. Foi ao minuto 28, na sequência de um canto, que Seferovic recebeu de Rúben Dias e cabeceou certeiro.
1-0 à meia hora de jogo com o golo a fazer bem ao SL Benfica que, aos 38 minutos, ainda levou uma bola ao ferro por Rúben Dias, de novo na sequência de um canto. Já o Sporting CP, sem conseguir criar muito perigo, mas a jogar bem, viu Andraž Šporar a não chegar a tempo do remate, após uma bola colocada por Matheus Nunes na área.
O SL Benfica foi, então, para o intervalo a vencer pela margem mínima e Rúben Amorim mexeu de imediato na equipa: para a segunda parte já não regressou Gonzalo Plata, entrando o jovem Tiago Tomás.
A mexida resultou bem e o Sporting CP foi conseguido melhorar e trabalhar à procura do empate. Assim, Nuno Mendes esteve logo perto de o conseguir aos 51 minutos, ao entrar na área e rematar cruzado, obrigando Odysseas a evitar o golo e a dar canto aos Leões.
Seguiram-se depois oportunidades para ambos os lados, com as melhores do Sporting CP a registarem-se aos 60 e aos 65 minutos. Primeiro foi Jovane Cabral a rematar ao lado e depois foi Tiago Tomás, após insistência Leonina, a levar a bola ao ferro da baliza encarnada.
Tanta insistência e procura pelo empate acabou mesmo por dar em golo, aos 69 minutos. Tiago Tomás entregou a bola a Andraž Šporar à entrada da área e o internacional esloveno, escapando a Rúben Dias, rematou para o 1-1 com a bola a passar entre as pernas do guarda-redes do SL Benfica.
O empate deu novo ânimo ao Sporting CP que, pouco depois, esteve perto de dar a volta ao marcador num remate de Ristosvki que, contudo, acabou por sair por cima da baliza defendida por Odysseas.
Na recta final do encontro, e com o empate a persistir, Rúben Amorim voltou a mexer com as saídas de Nuno Mendes, Jovane Cabral e Ristovski e as entradas de Borja, Luciano Vietto e Rodrigo Battaglia e, depois, já nos instantes finais dos 90 minutos o SL Benfica fez o 2-1.
Foi após Fábio Veríssimo dar um canto a favor da equipa encarnada, num lance em que deveria ter sido pontapé de baliza a favor do Sporting CP, que o SL Benfica voltou a colocar-se em vantagem com um golo de Carlos Vinícius. No lance do golo o árbitro ainda assinalou fora de jogo, mas após o recurso ao VAR o juiz validou o tento que ditou o resultado final.
SPORTING CP: Luís Maximiano [GR], Stefan Ristovski (Rodrigo Battaglia, 87’), Eduardo Quaresma, Luís Neto, Marcos Acuña [C], Nuno Mendes (Borja, 83’), Matheus Nunes, Wendel, Gonzalo Plata (Tiago Tomás, 46’), Andraž Šporar e Jovane Cabral (Luciano Vietto, 83’).