Triunfo vale liderança isolada
05 maio, 2021
Leoas vencem em casa do CS Marítimo (0-2)
A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, esta quarta-feira, o CS Marítimo por 0-2 no jogo em atraso da 10.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga BPI.
Invictas nesta fase, as Leoas acertaram o calendário na Madeira e atingiram assim a liderança isolada do campeonato ao somar aquela que foi a 11.ª vitória consecutiva na prova. Raquel Fernandes a abrir e Ana Borges a fechar resolveram o encontro.
Comparativamente ao onze inicial do último encontro, Joana Marchão e Carolina Mendes regressaram às opções de Susana Cova.
A todo o gás, depois de um primeiro aviso aos dois minutos por Andreia Jacinto, as Leoas inauguraram o marcador ainda antes dos dez minutos iniciais. Numa jogada de envolvimento colectivo pelo corredor central, três passes bastaram para viajar da defesa até ao ataque, onde Raquel Fernandes apareceu solta e em profundidade para o golo – o 18.º da extremo brasileira esta temporada.
Mesmo com a vantagem no marcador, o domínio do jogo continuou verde e branco. As Leoas impunham o seu jogo assente numa posse de bola paciente, mas com progressão constante, remetendo o conjunto insular para o seu meio-campo. Contudo, à meia hora de jogo, só um corte decisivo de Nevena Damjanović evitou o empate, depois de um desentendimento entre a linha defensiva e a guardiã Leonina que, numa bola aérea, deixou a baliza do Sporting CP à mercê de Karina Socarrás. A equipa orientada de Susana Cova é a melhor defesa desta fase com apenas dois golos sofridos, nenhum deles fora de casa – registo que manteve intacto na Madeira.
Ainda antes do intervalo, Carolina Mendes atirou ligeiramente ao lado na conclusão de um rápido contra-ataque, mas o 0-1 seguiria para o segundo tempo.
Depois de uma primeira parte morna, o reatamento foi frenético. Raquel Fernandes e Carolina Mendes – esta por duas vezes – ficaram perto de aumentar a vantagem Leonina, enquanto Telma Encarnação procurou a resposta do CS Marítimo, mas o remate saiu à figura.
Com o passar dos minutos, o Sporting CP manteve o controlo do encontro, mas apesar das várias oportunidades criadas no ataque faltava o acerto necessário para "matar" o encontro com o 0-2.
Assim, o golo da tranquilidade chegaria já sobre os 86 minutos, graças à velocidade e sentido de oportunidade de Ana Borges, que desenharia o resultado final ao driblar Bárbara Santos antes de introduzir a bola na baliza, aproveitando um erro defensivo.
Desta forma, as Leoas de Susana Cova somam 34 pontos, mais um do que o segundo classificado, a dois jogos do fim do campeonato. Na próxima jornada, segue-se uma visita ao SC Braga.
Sporting CP: Inês Pereira [GR]; Mariana Rosa, Bruna Costa, Nevena Damjanović [C], Joana Marchão (Alícia Correia, 90+4'), Fátima Pinto, Andreia Jacinto (Amanda Pérez, 75'), Tatiana Pinto, Ana Borges, Raquel Fernandes e Carolina Mendes (Marta Ferreira, 83'). Treinadora: Susana Cova.