Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Equipa B sagrou-se campeã nacional da II Divisão

Por Sporting CP
24 Jun, 2021

Leoas bateram Vilaverdense FC na final (0-2)

A equipa B feminina do Sporting Clube de Portugal sagrou-se, esta quarta-feira à noite, campeã nacional da II Divisão ao ter derrotado o Vilaverdense FC por 0-2 na final, disputada no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Assim, o jovem conjunto de Mariana Cabral, que em 2021/2022 assumirá a equipa principal, encerrou a época com o título nacional e somando por vitórias todos os jogos realizados.

Com o apito inicial em Leiria, depois de um desvio traiçoeiro para a baliza do Vilaverdense FC, o primeiro grande aviso no encontro saiu dos pés de Margarida Caniço, mas no cara-a-cara Nyla Peterkin, guardiã do conjunto nortenho, levou a melhor sobre a avançada Leonina.

Com o desenrolar dos minutos, o Vilaverdense FC também respondeu e, depois de um livre directo que saiu ligeiramente ao lado, aos 38 minutos só a mancha de Carolina Jóia, guarda-redes verde e branca, manteve o 0-0, que seguiu para o segundo tempo. 

Jogado a bom ritmo na primeira parte, o encontro foi reatado na mesma toada. Embora, logo ao abrir, Kleydiana Borges tenha ficado perto de colocar o Vilaverdense FC em vantagem, o golo inaugural pertenceu às Leoas. Depois do toque artístico de Margarida Caniço, Francisca Silva, jovem lateral-direita, atirou de pé esquerdo de fora da área e viu o remate sobrevoar a guarda-redes adversária antes de fazer balançar as redes. Festejos a verde e branco e, à passagem da hora de jogo, o Sporting CP assumiu a dianteira no marcador da final.

Apesar de jovem, a equipa de Mariana Cabral continuou segura em campo e foi gerindo a vantagem, mantendo o domínio sobre o adversário. Assim, seria já aos 85 minutos que chegaria a confirmação da festa Leonina: mais rápida e oportuna, Joana Dantas não perdoou e transformou em golo um erro de Nyla Peterkin.

Soltas no ataque e galvanizadas pelo resultado, as Leoas ainda voltaram a ameaçar por mais duas vezes, mas até ao final o resultado não sofreria mais alterações. Apito final, lágrimas, sorrisos e a festa foi do Sporting CP no relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, onde a formação verde e branca levantou um troféu inédito no palmarés do Clube.

Depois de uma primeira fase irrepreensível na série Sul, com um pleno de vitórias nos seis jogos realizados, liderança isolada com 18 pontos, 63 golos marcados e apenas quatro sofridos, as jovens Leoas ultrapassaram, na segunda fase, o FC Alverca (16-1 no total) e o Atlético CP (15-2) antes de baterem o Vilaverdense FC na final da II Divisão.

Sporting CP: Carolina Jóia [GR], Carolina Beckert, Francisca Silva, Beatriz Conduto [C], Matilde Raposo (Marta Melão 80'), Vera Cid, Inês Gonçalves (Joana Dantas 66'), Margarida Caniço (Andreia Bravo 80'), Margarida Sousa, Núria Monteiro (Bárbara Lopes 59') e Catarina Mairos.