Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Mariana Cabral: "O nosso objectivo é ganhar, mas temos de manter certos padrões"

Por Sporting CP
15 Out, 2022

Sporting CP joga frente ao Amora FC este domingo (13h00)

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal joga, neste domingo, às 13h00, em casa do Amora FC em jogo da quarta jornada da fase regular da Liga BPI.

É o regresso da prova após mais uma paragem para selecções e nesta última Portugal garantiu o play-off de acesso ao Campeonato do Mundo. “Temos de dar os parabéns à nossa selecção. É uma grande felicidade ver que estão qualificadas para o play-off e esperemos que cheguem também ao Mundial. Acho que é um sinal de valorização para o futebol feminino em Portugal e que se deve muito ao trabalho dos clubes, que dão um grande contributo para que estas jogadoras tenham estabilidade e possibilidade de evolução e depois, obviamente, também da própria da selecção, que esteve muito bem e com jogadoras do Sporting CP, que gostamos sempre de ver: a Diana Silva a marcar golos, a Ana Borges sempre a bater recordes e as outras que deram o seu contributo, também na selecção sub-23 e sub-19 onde tivemos muitas jogadoras. Isso é um orgulho para nós e para elas, além de ser um momento competitivo e onde crescem também”.

O certo é que essa presença acentuada de jogadoras do Sporting CP nas selecções condicionou o trabalho em equipa nos últimos dias, mas o trabalho prosseguiu com o foco na formação de jovens jogadoras. “Apesar de ser um orgulho, como já disse, nunca é fácil passar estes dias com tão pouca gente, é um exercício muito criativo, mas também é um bom momento para trazermos mais jogadoras da formação e foi isso que fizemos, tanto em treinos como em jogos particulares. O nosso trabalho é sempre focado em melhorar as nossas jogadoras e neste caso fizemo-lo de uma forma mais individual. Mas, nos últimos dias já, contámos com as internacionais, já reunimos o grupo, e está toda a gente muito feliz por voltar ao clube, à Liga BPI e aos nossos objectivos”, disse a treinadora Leonina.

Quanto ao jogo desta ronda, frente ao Amora FC, um adversário que ainda não somou qualquer ponto na Liga BPI, Mariana Cabral disse não esperar facilidades: “É uma equipa muito jovem, com jogadoras muito novas e algumas delas passaram pela nossa formação – e isso é um motivo de orgulho para nós porque somos um clube formador não só para nós, mas para outras equipas e para o futebol feminino em Portugal. Sabemos que nos vão tentar dificultar a vida e que, de certeza, vão meter muita gente atrás da linha da bola, mas o nosso trabalho é arranjar soluções para criarmos situações de finalização e, obviamente, tentar finalizá-las e assim ganhar o jogo, que é aquilo que queremos”.

Com oito golos marcados e nenhum sofrido, Mariana Cabral quer manter o registo, sublinhando os objectivos do Sporting CP para esta partida: “O nosso primeiro objectivo é ganhar, mas para ganharmos temos de manter determinados padrões e jogar de determinada forma. É isso que nos permite marcar mais golos e não sofrermos. Queremos continuar assim e também poder dar à equipa e às jogadoras que estiveram connosco na paragem mais minutos e mais competição”.

Fátima Dutra também fez a antevisão a este encontro, mas primeiro começou por falar na paragem: “É sempre complicado treinar e não haver jogo no fim-de-semana, porque treinamos para jogar, falta essa motivação, mas voltamos à Liga BPI com toda a força e prontas para ganhar mais este jogo”.

“Independentemente da tabela classificativa, cada jogo é um jogo e estamos aqui para mostrar aquilo que temos vindo a trabalhar. Vamos jogar para ganhar de certeza. Elas vão jogar recuadas e por isso temos de prestar atenção às transições, assim como manter o nosso jogo”, disse a defesa Leonina, manifestando-se satisfeita pela baliza a zeros na Liga BPI: “Se fizermos muitos golos o ataque está de parabéns e se não sofrermos a defesa também está”.