Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Domínio do início ao fim em Torres Vedras

Por Sporting CP
09 Mar, 2024

Leoas não deram hipótese ao SCU Torreense (0-3)

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e bateu o SCU Torreense por 0-3, este sábado à tarde, no duelo referente à 16.ª jornada da Liga.

Numa primeira parte de total controlo verde e branco, Brittany Raphino foi a protagonista ao assinar um ‘bis’ – um golo logo a abrir e outro a fechar -, seguindo-se com naturalidade o 0-3 final apontado por Maísa Correia já no segundo tempo. No Estádio Manuel Marques, as Leoas apresentaram-se com autoridade e deram a melhor sequência ao triunfo sobre o SC Braga (3-1) na jornada anterior.

Para entrar em campo diante de um SCU Torreense assente no oitavo lugar, Mariana Cabral, treinadora das Leoas, fez quatro alterações relativamente a essa última jornada, duas delas forçadas: Maísa Correia, Alícia Correia, Brenda Pérez e Diana Silva foram titulares em detrimento de Cláudia Neto, Jacynta Gala e das lesionadas Fátima Dutra e Fátima Pinto, as quais se juntaram a Maiara Niehues nas baixas para o encontro.

Ainda antes do apito inicial, quatro das cinco ‘mundialistas’ Leoninas foram homenageadas pelo SCU Torreense, que na pessoa do seu presidente ofereceu flores às internacionais Ana Borges, Ana Capeta, Diana Silva e Alícia Correia pela seu contributo na inédita e histórica participação da selecção nacional no último Campeonato do Mundo, em 2023 – Fátima Pinto, lesionada, não esteve em Torres Vedras.

Já com a bola a rolar, o Sporting CP pisou cedo o acelerador e não tardou nem dez minutos em chegar ao golo inaugural, assinado pela avançada Brittany Raphino, que pouco antes já tinha ficado muito perto de marcar. Depois disso, a reforço norte-americana voltou a surgir na área e, de forma oportuna, aproveitou um corte defeituoso adversário para fazer balançar as redes com o seu primeiro golo na Liga – o terceiro já de Leão ao peito, todos em competições diferentes.

Não podia ter sido melhor o arranque das Leoas, que continuaram a monopolizar a posse de bola com um domínio territorial seguro e total - algo que nem a grande carga de água momentânea que se abateu sobre Torres Vedras viria a mudar.

Assim, com paciência, criaram-se mais calafrios na área da equipa da casa, que embora intranquila na defesa até conseguiu resolver - com alguma felicidade - alguns lances, mas isso já não aconteceria à passagem dos 34 minutos, quando chegou o 0-2.

Repetindo a receita do 0-1, Capeta foi lançada em profundidade, cruzou de trivela e, desta feita, a um mau alívio seguiu-se um remate de Maísa Correia defendido pela guardiã Makenna Gottschalk e, finalmente, a recarga vitoriosa de Brittany Raphino, novamente a aparecer no sítio certo para ‘facturar’. E, sem sobressaltos de maior, o Sporting CP foi a vencer por dois golos para o intervalo - um reflexo mais fiel da superioridade verde e branca na primeira parte.

Já os segundos 45 minutos quase começaram também com um golo das Leoas, mas o remate em arco de Capeta saiu ligeiramente por cima da trave. Pouco depois, Diana Silva ainda introduziu a bola na baliza, mas no início da jogada Raphino foi apanhada em fora-de-jogo.

No entanto, foi apenas uma questão de tempo até que a formação liderada por Mariana Cabral, dilatasse o marcador. Novamente numa jogada nascida à esquerda e dos pés de Capeta, a guardiã do SCU Torreense errou na abordagem aérea e a jovem Maísa Correia completou uma primeira cabeçada de Brittany Raphino com um desvio à boca da baliza - quarto golo na Liga da avançada de apenas 17 anos.

De seguida, aproveitando o confortável 0-3, Rita Fontemanha, Jacynta Gala e Bruna Lourenço entraram para os lugares de Ana Borges, Diana Silva e Andrea Norheim – mais tarde, a jovem Carolina Santiago substituiu Raphino.

Já depois dos 80 minutos, a equipa Leonina relaxou ligeiramente, cometeu mais erros na construção e o SCU Torreense criou as suas principais situações para marcar, porém sem sucesso - Hannah Seabert ainda foi chamada a intervir por duas vezes.

Confirmada a segunda vitória consecutiva, o Sporting CP atingiu os 36 pontos e aproximou-se dos 40 que valem a liderança ao SL Benfica, que só disputa esta jornada amanhã, domingo. Agora, para as Leoas de Mariana Cabral segue-se a recepção ao Clube de Albergaria.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Maísa Correia, Ana Borges [C] (Rita Fontemanha, 68’), Andrea Norheim (Bruna Lourenço, 68’), Alícia Correia, Ana Capeta, Andreia Bravo, Brenda Pérez (Rita Almeida, 83’), Joana Martins, Diana Silva (Jacynta Galabadaarachchi, 68’), Brittany Raphino (Carolina Santiago, 74’).