Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leoas dão 'chapa cinco' ao FC Famalicão

Por Sporting CP
19 Jan, 2025

Golos de Maiara Niehues, Beatriz Fonseca, Cláudia Neto, Joana Martins e Telma Encarnação

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste domingo, o FC Famalicão por 5-0 em jogo da 13.ª jornada da Liga BPI.

Para esta partida, Micael Sequeira fez três alterações relativamente ao último encontro, apostando de início em Hannah Seabert, Andrea Norheim, Georgia Eaton-Collins, Brenda Pérez, Fátima Pinto, Beatriz Fonseca, Claúdia Neto, Diana Silva, Telma Encarnação, Maiara Niehues e Jacynta Gala.

À procura de manter a invencibilidade no campeonato em 2025, as Leoas entraram bem na partida e tornaram o jogo fácil, ao conseguirem adiantarem-se no marcador logo aos cinco minutos: Telma Encarnação foi travada em falta na área e Maiara Niehues no frente-a-frente com Palha não desperdiçou.

1-0 no marcador numa altura muito prematura do encontro, com o Sporting CP a dominar em toda a linha e a não deixar o FC Famalicão impor-se. A formação visitante foi tendo dificuldades em sair a jogar e só conseguia chegar à área verde e branca em contra-ataque, mas sem perigo para Hannah Sebaert.

Já do outro lado o perigo foi sempre convertido em golos, com as Leoas a marcarem dois quase seguidos e a ficarem com a vantagem de três golos ainda antes da meia-hora.

Primeiro foi Cláudia Neto a marcar, num remate em arco à entrada da área, depois de receber de Diana Silva, e depois foi Beatriz Fonseca na cara de Palha a fazer o gosto ao pé pela primeira vez de Leão ao peito, após bola longa de Brenda Pérez.

Corria tudo bem à turma Leonina, que, ao contrário de outros jogos, conseguia traduzir a superioridade em golos.

Diana Silva também esteve perto do golo logo a seguir, depois de cruzamento de Beatriz Fonseca, mas o cabeceamento saiu às mãos de Palha e o resultado foi-se mantendo até ao intervalo.

No início da segunda metade manteve-se o domínio verde e branco, mas sem grandes oportunidades e com o FC Famalicão a dar melhor réplica do que na primeira parte. Ainda assim, continuou sem conseguir assustar a guardiã do Sporting CP e a partida fez-se com menos chegadas às balizas.

À entrada para os últimos 20 minutos, Micael Sequeira começou a mexer e apostou em Joana Martins e Andreia Bravo, fazendo sair Diana Silva e Maiara Niehues. Mexidas que se revelaram certeiras, com Joana Martins, pouco depois, assistida por Telma Encarnação, a fazer o 4-0.

O Sporting CP a consolidar a vantagem e o técnico a voltar a mexer cinco minutos depois, apostando desta vez em Matilde Nave e Alícia Correia, que entraram para os lugares de Cláudia Neto e Beatriz Fonseca.

Logo a seguir esteve à vista a mão cheia de golos, e teria sido um golaço, mas o pontapé de bicicleta de Telma Encarnação acabou por sair ao lado da baliza defendida por Palha.

Nessa altura, o Sporting CP não desarmava na área do FC Famalicão e continuou a não desarmar, contando ainda em campo com Rita Fontemanha, que entrou na recta final para o lugar da capitã Brenda Pérez.

Já no tempo-extra, o merecido golo de Telma Encarnação, num remate à entrada da área a entrar ao ângulo, que acabou por sentenciar a partida.

Vitória bem conseguida das Leoas, que voltam agora a jogar na próxima quarta-feira, novamente em casa, diante do SF Damaiense em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça da Liga.