Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Iniciados fecham época com terceira vitória consecutiva

Por Sporting CP
25 Jun, 2023

Grande reviravolta na segunda parte sobre o CD Tondela (5-2)

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo, o CD Tondela por 5-2 na 18.ª - e última – jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão.

Contudo, para encerrar 2022/2023 da melhor maneira, os jovens Leões de Bernardo Bruschy tiveram de suar diante do décimo - e último – classificado desta fase final. Embora o domínio e o maior número de oportunidades tenham sido Leoninos, a formação de Tondela chegou a estar a ganhar por 0-2 ao ter concretizado os até então seus únicos dois remates enquadrados – um em cada parte. Apesar disso, num espaço de cerca de dez minutos, o capitão Simão Soares, Chris Grombahi e o recém-entrado Estefânio Ruben resolveram a questão para o lado verde e branco, antes de já em cima do apito final Simão Soares e Manuel Lamúria terem fixado o resultado final.

Desta forma, os iniciados Leoninos acabaram o campeonato com três vitórias seguidas e ficaram com o terceiro lugar (37 pontos).

Sem perder tempo, os sub-15 do Sporting CP ficaram muito perto de inaugurar o marcador por Ansumane Junior logo aos dois minutos, mas pouco depois seria o CD Tondela a ser feliz na sua primeira – e única na primeira parte - oportunidade: lançado no contra-ataque, Basti atirou cruzado para o fundo das redes e fez o 0-1, que obrigou desde logo a formação verde e branca a ter de reagir.

Ainda assim, os jovens Leões fizeram-se de imediato com o controlo do jogo, que se tornou de sentido único (67%-33% em posse de bola ao intervalo), e ameaçaram constantemente a baliza de um inspirado Rodrigo Silva, embora sem sucesso na finalização – o agitador Chris Grombahi foi liderando a reacção verde e branca. Foram várias as oportunidades Leoninas no primeiro tempo (4-1 em remates enquadrados), mas a desvantagem arrastou-se teimosamente até ao intervalo.

Para os segundos 40 minutos, a toada do duelo não mudou e os comandados de Bernardo Bruschy continuaram a mandar, no entanto repetiu-se também o filme da primeira parte, favorável ao CD Tondela. Assim, aos 50 minutos, Carrera surgiu na cara de Alexey Perestov e atirou para o 0-2 naquele que foi o segundo remate enquadrado dos beirões.

Mais uma vez, os jovens Leões não deitaram a toalha ao chão apesar do novo golpe sofrido e, agora, responderam à altura apenas três minutos depois: o capitão Simão Soares arriscou ‘do meio da rua’ e com um grande golo indicou o caminho, relançando a partida no Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo.

Seguiu-se então o melhor período do conjunto verde e branco. E se o golo do empate, de Grombahi, não tardou mais do que dez minutos a chegar, logo no lance a seguir os iniciados do Sporting CP completaram, finalmente, a merecida reviravolta. Estefânio Ruben saltou do banco e a toda a velocidade ficou cara-a-cara com o guarda-redes adversário, batendo-o com classe para o 3-2.

Depois, os visitantes ainda tentaram sair, pelo menos, com um ponto do encontro e até acertaram no poste da baliza verde e branca na sequência de uma bola parada, porém foram os Leões a marcar e por duas vezes. Já em cima dos 80’, Simão Soares bisou e o recém-entrado Manuel Lamúria fixou o 5-2 final em período de descontos - antes do apito final, Estefânio Ruben ainda foi expulso, tal como um jogador do CD Tondela. Triunfo para os jovens Leões e ponto final em 2022/2023 também para os iniciados.

Sporting CP: Alexey Perestov [GR], Ricardo Yordanov (Afonso Ribeiro 72’), Santiago Fernandes, Júlio Vieira, Suleimane Baldé, Leonardo Tavares, Brandão Batista (Estefânio Ruben 57’), Simão Soares, Ansumane Junior, João Valente e Chris Grombahi (Manuel Lamúria 72’).