Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

‘Leões’ derrotados pelo Olhanense por 1-0

Por Jornal Sporting
27 Fev, 2016

Lance infeliz de Betinho dita o desaire dos ‘verde e brancos’

O Sporting CP B perdeu hoje na deslocação ao terreno do Olhanense por 1-0, no encontro a contar para a 32.ª jornada do Campeonato Nacional da II Liga. Betinho, já no decorrer da segunda parte, acabou por fazer o auto-golo que colocou os algarvios na frente do marcador.

O primeiro aspecto digno de realce no encontro é uma oportunidade de golo – a única ao longo de todo o primeiro tempo, desvendamos já. Passavam nove minutos quando Jorge González, avançado da Olhanense, recebia a bola sem marcação no corredor central e, com tudo para fazer o 1-0, atirava pouco ao lado da baliza de Stojkovic, que fez o seu segundo jogo da época pela segunda equipa do Sporting CP depois de se ter estreado na semana passada, na recepção ao Freamunde, que terminou empatada a uma bola.

Com Kikas, Ivanildo Fernandes e Francisco Geraldes a cumprirem castigo, e Rafael Barbosa, Rukas e Fábio Martins nos seus lugares, foi o Sporting CP que, desde início, dominou o ritmo da partida. Os ‘leões’ tinham mais posse e privilegiavam a circulação – mercê, também, de uma estratégia de pendor marcadamente defensivo por parte dos algarvios, concretizada numa contenção a nível territorial (jogavam sobretudo no seu meio-campo, à espera do Sporting CP) e na tentativa de aproveitar as transições rápidas para se acercar da baliza ‘verde e branca’ (o que, diga-se em abono da verdade, pouco conseguiram fazer nos primeiros 45 minutos).

O Olhanense revelava uma exemplar organização defensiva e uma preocupação em anular as acções atacantes do Sporting CP B, que se desenvolviam sobretudo pelo lado esquerdo de Podence, o elemento mais inquieto dos ‘leões’. Os ‘verde e brancos’ construíam, subiam no terreno, mas esbarravam sempre na muralha defensiva dos algarvios, que anulavam todas as movimentações ofensivas contrárias, ajudando a levar o nulo para o intervalo, que punha fim a uma primeira parte em que pouco se arriscou.

No reatamento, o jogo veio mais vivo e mais aberto, sobretudo pela mudança de estratégia por parte do Olhanense, que deixou de privilegiar apenas os aspectos defensivos e começou a pressionar mais alto e a ocupar mais zonas do terreno. Aos 50’, Rafael Barbosa descobriu Podence solto na área, descaído sobre a esquerda, mas o avançado ‘leonino’, já com a oposição de Rodolfo, atirou ao lado – naquela que foi a primeira oportunidade, ainda que pálida, dos ‘verde e brancos’. Foi dos pés do mesmo Podence, que descobriu espaço na mesma zona do terreno, que surgiu, aos 65’, nova ocasião, mas a bola saiu por cima, já depois de o Olhanense ter desperdiçado uma grande oportunidade de golo: Said surgiu na cara de Stojkovic, o guardião sérvio fez uma grande defesa e, na recarga, Jorge González também esbarrou na muralha defensiva dos ‘leões’.

Com a subida das linhas de pressão por parte dos algarvios, o Sporting CP B teve mais dificuldades na sua construção de jogo e acabou por ter menos bola na etapa complementar. Aos 67’, Galassi tentou o chapéu sobre o guarda-redes ‘verde e branco’ no limite da área, soando o alarme do perigo na baliza ‘verde e branca’. Era um aviso para o golo dos homens da casa, dois minutos depois, num lance com muita sorte para o Olhanense e de infelicidade para Betinho, que desviou a bola para a sua própria baliza na sequência de um canto pela direita apontado por Leandro Borges. Foi o último lance de destaque numa partida em que o Sporting CP B voltou a não conseguir encontrar os caminhos para a baliza contrária.