Divisão de pontos
12 Dez, 2020
Sub-23 empatam a uma bola com o Portimonense SC
A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e empatou (1-1) este sábado com o Portimonense SC num desafio referente à 12.ª jornada da zona Sul da Liga Revelação. Tiago Ferreira fez o golo do emblema de Alvalade na Academia Cristiano Ronaldo.
Com Bruno Tabata, antigo jogador do Portimonense SC que esteve em evidência ao serviço da equipa principal na última sexta-feira, tendo até apontado um golo no jogo contra o FC Paços de Ferreira, na bancada do Estádio Aurélio Pereira, os jovens Leões assumiram o controlo da partida desde o apito inicial. Logo aos cinco minutos, um cruzamento de Bernardo Sousa terminou nas mãos do guarda-redes Raphael Aflalo e, pouco depois, um belo remate de Bruno Tavares só não resultou em golo porque o guardião protagonizou uma excelente intervenção.
Aos 13 minutos, grande oportunidade para o Sporting CP, com Hevertton Santos a cruzar para Paulo Agostinho, que por sua vez cabeceou ao lado, mas ficou muito perto. A seguir foi Joelson Fernandes que, depois de um bom trabalho individual, não ficou nada longe do 1-0. No pontapé de canto que se seguiu, o capitão Hevertton Santos rematou à trave, com a bola a desviar num adversário.
Só dava Sporting CP e o 1-0, a meio da primeira metade, já era um resultado que se justificava. Prova disso foi a tentativa de Renato Veiga aos 24 minutos que não resultou em golo por centímetros. No entanto, os algarvios também tentaram demonstrar o seu valor pouco depois, com dois remates para defesas de qualidade de Diogo Almeida, guarda-redes Leonino.
Até ao intervalo, destaque para o remate de Tiago Ferreira aos 35 minutos e para a oportunidade de Joelson Fernandes mais tarde. Pelo meio, o Portimonense SC teve um golo anulado pela equipa de arbitragem por fora-de-jogo.
A toada manteve-se no segundo tempo, estando o Sporting CP completamente instalado no meio-campo ofensivo. O Portimonense SC, contudo, conseguia ir adiando o golo verde e branco e dar vida ao 0-0, ainda que não por muito tempo.
O nulo foi quebrado aos 56 minutos quando Bruno Tavares foi rápido e inteligente a bater um livre directo e soltou Tiago Ferreira, que por sua vez se enquadrou bem com a baliza adversária e, com um bom remate com o pé esquerdo, colocou a bola no fundo das redes. Finalmente, 1-0 para os sub-23 do Sporting CP, que por esta altura tinham também Luís Neto e Pedro Porro, mais dois elementos do plantel principal, presentes a prestar apoio.
Contra a corrente do jogo, o Portimonense SC conseguiu chegar ao empate à passagem da hora de jogo, quando Filipe Relvas respondeu a um livre directo com um cabeceamento certeiro. 1-1 no marcador.
O Sporting CP procurou regressar à vantagem com o forte remate de Renato Veiga, aos 63 minutos, e o livre directo muito bem batido por Chico Lamba, sete minutos depois, mas sem sucesso. A 15 minutos do final, Filipe Pedro procedeu a uma tripla substituição, lançando Nicolai Skoglund, Lucas Dias e Duarte Carvalho para os lugares de Paulo Agostinho, Bernardo Sousa e Bruno Tavares.
Os instantes finais contaram com muita intensidade e algumas ocasiões. Gonçalo Costa, na conversão de um livre directo, obrigou Raphael Aflalo a uma defesa fantástica e Chico Lamba, logo a seguir, também deu trabalho ao guarda-redes visitante. Do outro lado, o Portimonense SC também podia ter feito o golo, mas foi sempre o Sporting CP quem mais tentou facturar pela segunda vez.
Renato Veiga ainda voltou a tentar o golo e Edson Silva e Tiago Santos ainda entraram para os lugares de Joelson Fernandes e Tiago Ferreira, mas o 1-1 prevaleceu mesmo até ao final, com as duas equipas a dividirem os pontos em Alcochete.
O Sporting CP, que ocupa a quinta posição da tabela classificativa, não joga na próxima jornada e, por isso, volta apenas a actuar na última ronda, visitando o CS Marítimo.