Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Balde de água fria ao cair do pano na estreia em 2024

Por Sporting CP
09 Jan, 2024

​Sub-23 cedem no último lance do jogo frente ao FC Vizela (1-0)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal estreou-se em 2024 com um desaire em casa do FC Vizela (1-0), esta terça-feira, na jornada inaugural da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Após duas semanas de paragem competitiva, os Leões regressaram aos encontros a doer no Estádio Municipal de Vila Meã e revelaram naturais dificuldades para impor o seu jogo pelo chão devido ao estado do relvado, que se apresentou em más condições, diante de um adversário que terminara a série A no primeiro lugar com a defesa menos batida e também o melhor ataque.

Apesar disso, e à excepção dos minutos iniciais, em que o FC Vizela teve mais bola e andou mais próximo da área verde e branca, o Sporting CP criou mais situações para marcar ao longo de toda a partida e dominou por completo a partir dos 70 minutos de jogo, momento em que ficou em superioridade numérica, mas acabaria por sofrer um duro revés no último lance do encontro.

Os vizelenses arrancaram ligeiramente por cima e viram Francisco Silva impedir o golo com uma mancha – no único lance de perigo que criaram na primeira parte -, mas a partir daí viu-se mais Sporting CP, que se dispôs em campo com uma linha de três defesas sempre muito sólida e bem organizada. Henrique Arreiol tentou a sorte de longe, mas à figura, e Lucas Taibo teve tudo para fazer o 0-1 na sequência de um canto, só que o cabeceamento passou ao lado da baliza rival.

Na recta final da primeira metade, os Leões superiorizaram-se claramente ao adversário e insistiram no ataque. Rafael Besugo ameaçou com um potente remate, Lucas Anjos ficou perto do golo após uma bela jogada de entendimento, e Luís Gomes esteve a centímetros de um golaço num tiro de meia-distância, mas nada surtiu efeito e o nulo manteve-se assim até ao descanso.

Na segunda parte, o estado cada vez mais deteriorado do relvado continuou a dificultar muito as acções com bola dos jogadores verde e brancos, contribuindo ao mesmo tempo para um duelo bastante físico, com muitas faltas e praticamente sem ocasiões. Dito isto, aos 70 minutos Rodrigo Ramos acabou expulso no FC Vizela, deixando o Sporting CP em superioridade numérica.

A jogar com mais uma unidade, o técnico Tiago Teixeira mexeu pela primeira vez ao lançar David Moreira e Ewandro Santos, com os Leões a instalarem-se no meio-campo adversário em busca da vantagem. O Sporting CP tentou evitar ao máximo despejar bolas na área, insistindo no jogo pelo chão, mas não conseguiu criar perigo dessa forma, com as duas únicas situações dignas de registo a surgirem dos pés de Henrique Arreiol, que tentou o remate de longe, mas sem sucesso.

O avançado Francisco Canário foi então a jogo para reforçar a presença na área, mas acabaria por ser Ewandro Santos, numa jogada desde trás, a ficar a milímetros de dar os três pontos ao Sporting CP, através de um disparo que tirou tinta ao poste. E como quem não marca sofre, já no oitavo minuto de compensação e na primeira aproximação do FC Vizela à área em largos minutos, Davi Cabral fez o 1-0 de cabeça após um canto, num autêntico balde de água fria para os Leões.

O Sporting CP volta a jogar na próxima terça-feira, dia 16, na recepção ao FC Famalicão. O apuramento de campeão é disputado por oito equipas, as quatro primeiras de cada grupo na fase regular, com todas a defrontarem-se entre si duas vezes. O primeiro classificado será considerado o campeão da prova, sendo que além dos Leões participam ainda SL Benfica, GD Estoril Praia, FC Vizela, Gil Vicente FC, CF Estrela da Amadora, FC Famalicão e SCU Torreense.

Sporting CP: Francisco Silva [GR], Gonçalo Braga, Emanuel Fernandes, Lucas Taibo, José Silva, Henrique Arreiol (Francisco Canário, 88’), Rafael Besugo [C] (David Moreira, 72’), Tiago Parente (Ewandro Santos, 79’), Geovany Quenda, Luís Gomes e Lucas Anjos.