Dérbi equilibrado acaba empatado
23 Jan, 2025
Igualdade a dois golos entre Leões e águias na Liga Revelação
A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou esta quinta-feira a dois golos frente ao SL Benfica na terceira jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.
Um dérbi equilibrado e que acabou empatado na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, com o Sporting CP a conseguir por duas vezes colocar-se em situação de vantagem, mas com as águias a reagirem e a marcarem também por duas vezes, a última das quais já dentro dos dez minutos finais.
A primeira parte teve um jogo muito físico, com muita entrega das equipas e em que não houve grandes oportunidades, mas com maior eficácia da equipa Leonina, que, aos 40’, marcou através de Francisco Canário num desvio exemplar na área com o pé esquerdo.
Antes, momento de perigo nos dois lados do campo. Aos dois minutos, cruzamento na direita e Olívio Tomé quase a desviar na área em situação criada pelo SL Benfica. A resposta do Sporting CP chegou aos 21’, numa boa jogada na esquerda e remate de João Assunção para defesa de Arnas Voitinovičius.
Aos 36', excelente corte de Guilherme Silva a evitar o remate de Karel Mustmaa, que se isolou a partir de situação de fora-de-jogo não assinalada.
Aos 39 minutos, grande jogada do Sporting, com combinação entre Francisco Canário e remate de Arvelo para grande defesa. Do canto, o golo Leonino, com Afonso Lee a lançar para a área e Francisco Canário, muito oportuno, a desviar para o 1-0.
Sobre o intervalo, o SL Benfica ameaçou o empate, com Martim Ferreira em bom lance sobre o intervalo, foi ganhando espaço até fazer um remate junto à linha para boa defesa de Guilherme Pires.
No segundo tempo, aos 48’, bom remate na área de Olívio Tomé para nova intervenção de Guilherme Pires. Foi o primeiro lance a dar conta das intenções das águias.
Mas o Sporting CP nunca se ficou e, aos 58’, um excelente desdobramento da equipa Leonina a partir do meio-campo, com Adam Arvelo a ganhar metros e a rematar com força, ligeiramente por cima.
Aos 65’, o árbitro assinalou grande penalidade contra o Sporting CP e, chamado à marcação, Gonçalo Moreira empatou o jogo.
Mas, pouco depois, o momento do jogo. Um golo soberbo de Adam Arvelo, num contra-ataque, com remate ao ângulo, após grande abertura de Francisco Canário, devolveu a vantagem à equipa Leonina, num remate esplêndido do canhoto Leonino.
Estava melhor o Sporting CP no jogo e o emblema de Alvalade quase ‘fechava’ o jogo aos 75’, em nova muito boa ligação ofensiva, com Francisco Canário a isolar Rayhan Momade, que atirou um pouco ao lado da baliza das águias. Uma grande oportunidade para o 3-1.
Aos 84’ - e já depois de uma grande defesa de Guilherme Pires a remate de Olívio Tomé e da entrada de Diogo Martins, que se estreou pelos sub-23 Sportinguistas -, Karel Mustmaa, na área e de cabeça após cruzamento da direita, voltou a empatar o jogo para as águias.
Até final, o jogo continuou muito intenso e disputado, mas o empate prevaleceu. 2-2 foi resultado final.
Sporting CP: Guilherme Pires, Micael Sanhá (Rayhan Momade, 46'), Afonso Lee, Rafael Mota, Daniel Costa, Guilherme Silva [C], Adam Arvelo (Salvador Blopa, 81'), João Assunção (Sandro Nascimento, 88'), Francisco Canário (Diogo Martins, 81'), Amadu Baldé e Guilherme Santos (Diogo Cardoso, 68').