Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting goleia Belenenses no Acácio Rosa

Por Jornal Sporting
28 Nov, 2015

Goleada por 30-14 na melhor exibição da época em termos defensivos

A equipa sénior de andebol do Sporting goleou hoje no Restelo o Belenenses por claros 30-14, numa partida que teve (pouca) história até meio da primeira parte, altura em que o conjunto ‘verde e branco’ disparou no marcador com uma grande exibição sobretudo no plano defensivo – a melhor marca de golos sofridos (19) foi largamente superada.

O encontro não começou da melhor forma para os ‘leões’, que sofreram dois golos sem resposta nos primeiros sete minutos fruto sobretudo de acções menos conseguidas no plano ofensivo, com contra-ataques e bolas de segunda linha desperdiçadas. Francisco Tavares, o mais novo do conjunto ‘verde e branco’ em campo, fez o primeiro golo na conversão de um livre de sete metros apenas aos sete minutos.

Aos poucos, o Sporting começou a acertar ainda mais em termos defensivos, o que foi permitindo algumas saídas rápidas em transição e contra-ataques que, aos 12 minutos, colocaram pela primeira vez os ‘leões’ em vantagem (4-3). O Belenenses ainda conseguiu reagir a esse ascendente ‘verde e branco’ mas a partir do 6-5 a equipa ‘verde e branca’ disparou com um verdadeiro espectáculo de Pedro Solha, não só pela série de golos consecutivos marcados mas sobretudo pelo tento que deu o 7-5, a recuperar no ar uma bola defendida pelo guardião contrário e a marcar num gesto técnico só ao alcance dos melhores.

Até ao intervalo, e mesmo em situações de inferioridade numérica por exclusão, os ‘leões’ foram dominando muito graças a uma defesa agressiva que colocou muitas vezes a formação do Restelo no limite do jogo passivo. Aliás, nos últimos 15 minutos da primeira parte, que terminou com uma vantagem de cinco golos (12-7), os visitados conseguiram apenas alvejar por duas vezes com sucesso a baliza à guarda de Cudic.

Na etapa complementar, o Sporting teve uma entrada bem melhor e alcançou um parcial de 5-0 em nove minutos (não foram mais porque a dupla de arbitragem deixou passar em claro duas faltas duríssimas sobre Francisco Tavares para sete metros), altura em que o técnico opositor parou o jogo sem grande sucesso – na bola seguinte, a defesa ‘verde e branca’ voltou a levar a melhor e Sérgio Barros, de contra-ataque, apontou o 18-7. Tudo corria bem a uns e mal a outros, com Cudic e Ricardo Correia a travarem todas as investidas belenenses que culminavam com remate à baliza (menos de metade, porque os ‘azuis’ entraram numa espiral de falhas técnicas que parecia não ter fim).

Aos 13.30 minutos, o Belenenses conseguiu finalmente marcar e em dose dupla, porque a seguir veio outra contra-ataque transformado. Ainda assim, e contas feitas, o Sporting sofreu um total de quatro golos em meia hora (últimos 15 minutos da primeira parte, primeiros 15 da segunda), o que mostra bem a superioridade ‘verde e branca’ durante a partida. No final, o 30-14 é um resultado fidedigno da superioridade ‘leonina’.

Com este resultado, o Sporting consolidou o segundo lugar com 35 pontos (11 vitórias e duas derrotas), numa jornada onde o líder FC Porto joga apenas amanhã (recebe o Maia ISMAI). Na próxima ronda, os ‘leões’ recebem o Avanca.