Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rumo à final four da Taça de Portugal

Por Sporting CP
08 Abr, 2023

​Leões vencem SL Benfica e seguem em frente na prova (30-34)

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal foi a casa do eterno rival SL Benfica vencer por 30-34, este sábado, carimbando assim o passaporte para as meias-finais da Taça de Portugal.

Inicialmente marcado para sexta-feira, o dérbi acabou adiado por um dia devido a motivos de segurança, e arrancou a um ritmo baixo. As duas equipas só conseguiram marcar um golo cada nos primeiros quase sete minutos, período em que se assistiu a muitas faltas e paragens, mas a partir daí a toada foi de grande equilíbrio de parte a parte, com diferenças mínimas no placard.

Sempre que podiam, os Leões aceleravam para aproveitar as transições ofensivas, enquanto os encarnados preferiam o ataque organizado. Com 15 minutos disputados, e depois de já se terem verificado algumas alternâncias no marcador, o Sporting CP alcançou a primeira vantagem de dois golos (6-8), margem essa que foi conseguindo preservar e até aumentar para três (9-12).

Nos dez minutos finais, a turma de Alvalade manteve-se por cima e só não dilatou a distância muito por culpa das várias defesas do guardião Gustavo Capdevile, com o SL Benfica a reduzir nos instantes finais para 16-17 ao intervalo. Nota de destaque para Martim Costa (oito golos), que esteve em evidência a furar a defesa das águias, bem como o irmão Francisco (seis golos).

Na segunda parte, o Sporting CP entrou a todo o gás e aproveitou os erros do adversário, que perdeu várias bolas no ataque, para ficar pela primeira vez na frente por quatro golos (18-22). Apesar das tentativas de reacção dos homens da casa, que a espaços reduziam a diferença para dois, Leo Maciel também se agigantou entre os postes e foi impedindo maiores aproximações.

À entrada para os últimos cinco minutos, os Leões chegaram aos cinco golos de vantagem (26-31), o que lhes deu algum conforto para a recta final. Daí em diante, assistiu-se a uma partida de elevada intensidade, com o SL Benfica em busca de reduzir, mas a verdade é que o triunfo Leonino nunca esteve sequer em questão, ficando confirmado com um 30-34 no marcador.

Destaque para os irmãos Francisco e Martim Costa, que foram os jogadores em maior destaque e os melhores marcadores do Sporting CP, com onze golos assinados cada um.

Com este triunfo, os Leões avançam para a final four da Taça de Portugal juntamente com CS Marítimo, Póvoa AC e FC Porto e aumentam para seis o número de jogos consecutivos sem perder contra o SL Benfica (nos 60 minutos). Segue-se a recepção aos franceses do Montpellier HB, na primeira mão dos quartos-de-final da EHF European League, agendada para terça-feira.

Sporting CP: Leo Maciel [GR], Francisco Costa (11), Martim Costa (11), Salvador Salvador [C] (3), Natán Suárez (2), Espen Våg e Francisco Tavares (1); André Kristensen [GR], Edy Silva (1), Edmilson Araújo, Patryk Walczak, Carlos Ruesga, Mamadou Gassama (3), Étienne Mocquais, Ronaldo Almeida (1) e Josep Folqués (1).