Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Troféu Stromp de andebol fica em casa

Por Sporting CP
24 Ago, 2023

Leões apresentaram-se com triunfo convincente (33-26)

Pela primeira vez no Pavilhão João Rocha em 2023/2024, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal apresentou-se, esta quinta-feira, aos Sócios e adeptos Leoninos com uma vitória por 33-26 frente ao CS Marítimo no Troféu Stromp.

Como é habitual, os jogadores do plantel orientado novamente pelo técnico Ricardo Costa entraram um a um em campo, contando com seis reforços: o central Jan Gurri, os pontas Pedro Portela – de regresso ao Clube que representou entre 2007 e 2018 – e Orri Þorkelsson, os laterais Rafael Vasconcelos e João Gomes e o pivô Benjamin Jakobsen. O último a entrar foi o capitão Salvador Salvador, com a Taça de Portugal conquistada na época passada nas mãos.

Ainda antes do início da partida, tanto o capitão como o treinador tomaram a palavra para agradecer a presença dos Sportinguistas e lançaram a nova temporada. “Prometemos dar tudo em campo para trazer títulos e vitórias para o nosso grande Sporting CP”, disse Salvador Salvador, desejando ainda uma “época de muito sucesso”. Já Ricardo Costa afirmou que “os anos passam e o orgulho de estar aqui é cada vez maior e a nossa ambição também”.

Com André Kristensen, Pedro Portela, Kiko Costa, Jan Gurri, Benjamin Jakobsen, Martim Costa e Orri Þorkelsson de início, a turma de Alvalade assumiu logo a liderança do marcador, mas sem que os madeirenses ficassem a mais do que dois golos de distância (9-7). Nos primeiros 15 minutos, sobretudo, os ataques de ambas as equipas erraram pouco e revelaram-se muito eficazes.

Depois, com o avançar dos minutos, os Leões melhoraram defensivamente, conseguiram aumentar a velocidade com bola e aproveitaram algumas transições consecutivas - com o CS Marítimo a apostar no 7v6 - para dilatar rapidamente a diferença para sete golos (18-11). Kiko Costa, Portela e Þorkelsson mostraram pontaria afinada e Gurri, responsável pela distribuição, também deixou bons pormenores.

Esta toada, de clara superioridade verde e branca, marcou a recta final do primeiro tempo e acabaria por fixar o 19-13 ao intervalo.

Já para o segundo tempo, Ricardo Costa lançou outros protagonistas até então não utilizados, entre os quais o guardião Leo Maciel, Edmilson Araújo, Espen Våg, Etienne Mocquais e Natán Suárez. Ainda assim, a receita manteve-se e com igual sucesso: depois de o CS Marítimo ter marcado logo no reatamento, o Sporting CP perfez um parcial de 4-0 e chegou a um claro 23-14 em menos de cinco minutos.

Aos poucos, a seguir, o jogo foi ficando mais rápido, aberto e de constantes vaivéns. Os golos também se sucederam com uma cadência maior, mas sem efeitos prácticos no resultado, sempre seguro nas ‘garras’ dos Leões (28-18). Nesta fase, o reforço João Gomes também mostrou uma boa relação com a baliza adversária – acabou com quatro golos.

Na recta final, o ritmo abrandaria e a formação insular – sobretudo à boleia de um irrequieto Leandro Semedo (sete golos) – conseguiu reduzir a desvantagem até aos 30-25, porém o triunfo já não fugiria à equipa verde e branca. Até à buzina final, o jovem Eduardo Almeida entrou e marcou e o guarda-redes Tiago Alves também desfrutou de alguns minutos em campo.

Tal como na edição do futsal já disputada, o Troféu Stromp de andebol também ficou em casa. Agora, os Leões de Ricardo Costa têm ainda um último teste de pré-época no sábado, em casa do FC Gaia (17h00), antes de entrarem em cena na Supertaça Ibérica. O FC Barcelona será o adversário na meia-final, marcada para o dia 2 de Setembro (16h30), no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Sporting CP: Edy Silva, Benjamin Jakobsen, Pedro Portela (6), Edmilson Araújo (2), Kiko Costa (3), Natán Suárez (2), Jan Gurri (3), André José, Salvador Salvador [C] (3), Espen Våg, Tiago Alves [GR], Orri Þorkelsson (3), Mamadou Gassama (3), André Kristensen, João Gomes (4), Etienne Mocquais (2), Leo Maciel [GR], Eduardo Almeida (1), Martim Costa (1), Rafael Vasconcelos.