Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões somam e seguem

Por Sporting CP
28 Out, 2023

​Andebol bate AA Avanca e continua destacado na liderança (40-31)

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal manteve o registo 100% vitorioso no Campeonato Nacional ao bater a AA Avanca por 40-31, este sábado, na ronda dez da fase regular. Apesar de o adversário ter dado luta nos momentos iniciais, os Leões chegaram ao intervalo na frente por expressivos 21-14 e foram depois aumentando a vantagem ao longo da segunda parte, conseguindo um triunfo relativamente tranquilo.

Ainda antes do arranque da partida, nota para a homenagem feita na quadra aos atletas da equipa masculina de judo verde e branca, que poucas horas antes se tinha sagrado, de forma inédita para o Clube, Hexacampeã Nacional no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Quanto ao jogo no Pavilhão João Rocha, o Sporting CP apresentou-se em campo na sequência da primeira derrota em quase dois meses, com o CSM Constanta para a EHF European League, tendo pela frente o actual antepenúltimo classificado, que vinha de seis derrotas consecutivas.

A partida arrancou equilibrada, com os Leões a apostarem nos ataques rápidos e com Pedro Portela, na ponta direita, em destaque ao marcar por três vezes nos dez minutos iniciais (6-5). Ainda assim, do outro lado, a AA Avanca deu boa réplica e foi discutindo o resultado taco a taco.

No entanto, a partir daí os Leões começaram a distanciar-se no marcador, com Salvador Salvador em evidência no ataque e o guarda-redes André Kristensen em bom plano na baliza, somando algumas boas defesas – de referir que Leo Maciel não fez parte da ficha de jogo.

A cinco minutos do tempo de intervalo, o Sporting CP já vencia com mérito e naturalidade por claros 19-11, fazendo valer a sua qualidade e a diferença de argumentos entre as duas equipas, tendo descido aos balneários com uma vantagem fixada em 21-14.

No regresso para a segunda metade, os Leões continuaram por cima e aproveitaram alguns erros técnicos da AA Avanca, que falhou vários passes, viu um jogador ser expulso e revelou dificuldades no ataque, para ir dilatando a diferença no marcador a par e passo.

Com dez minutos decorridos, o Sporting CP já vencia por uns confortáveis 28-18 mas, mesmo assim, não tirou o pé do acelerado e prova disso foi que começou a apostar no 7x6 a atacar. Daí em diante, a verdade é que a margem no placard esteve sempre, no mínimo, em dez golos.

Já com quase tudo definido, na recta final o técnico Ricardo Costa continuou a rodar todos os jogadores e deu minutos ao guarda-redes Tiago Alves, de 21 anos, que fez o seu segundo jogo pela equipa A esta época. Apesar do esforço dos visitantes, que ainda se conseguiram aproximar no resultado e nunca se deram por vencidos, tentando sempre competir até final, nada puderam fazer e o Sporting CP confirmou o triunfo por 41-31.

Os Leões, que continuam assim na liderança isolada da classificação e levam já dez vitórias no mesmo número de jogos, vão agora enfrentar uma paragem de duas semanas, regressando no dia 11 de Novembro com uma deslocação à cidade Invicta para o clássico contra o FC Porto.

Sporting CP: Edy Silva (3), Pedro Portela (6), Edmilson Araújo, Kiko Costa (6), Natán Suárez (3), Jan Gurri (4), Salvador Salvador [C] (5), Espen Våg, Tiago Alves [GR], Orri Þorkelsson (4), Mamadou Gassama (3), Andrè Kristensen [GR], João Gomes (3), Étienne Mocquais (2), Christian Moga e Martim Costa (1).