Pedro Portela: "Temos de continuar a fazer aquilo que fazemos bem"
17 maio, 2024
Leões do andebol visitam SL Benfica (sábado, 15h00)
Sábado é dia de dérbi. Depois da pausa para compromissos internacionais, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se à Luz para enfrentar o SL Benfica no jogo de cartaz da quinta jornada - e penúltima - do grupo A da fase final do Campeonato Nacional.
Pedro Portela, experiente ponta dos Leões, foi o porta-voz do grupo e antes de lançar os dados para o dérbi destacou a qualificação da selecção nacional para o próximo Mundial da modalidade - além de Pedro Portela, João Gomes (em estreia absoluta) e Salvador Salvador também participaram nos dois jogos do play-off de apuramento frente à Bósnia e Herzegovina.
"Fizemos a nossa parte em casa, ganhámos por dez [29-19], lá também queríamos vencer [26-26], mas estamos felizes pelo resultado. Gerimos o jogo e estamos satisfeitos por estar mais uma vez numa grande prova. É a sétima consecutiva da selecção", enalteceu Pedro Portela, melhor marcador do lado português na primeira mão (seis golos), antes de sublinhar que agora é hora de virar o "foco para aquilo que falta no Clube".
Já de Leão ao peito, pela frente estão as duas últimas jornadas do campeonato: a próxima na Luz e a derradeira será no Pavilhão João Rocha frente ao FC Porto. O Sporting CP continua a liderar a classificação com 43 pontos, mais dois que os dragões, enquanto SL Benfica e ABC, já afastados da corrida pelo título, somam 35 e 29, respectivamente.
Olhando para aquele que será o quinto embate entre Leões e águias nesta temporada, embora todos tenham acabado com vitória verde e branca, Pedro Portela reconheceu esperar um desafio diferente neste derradeiro dérbi em 2023/2024.
"É um SL Benfica completamente diferente do que enfrentámos, em casa, na segunda jornada desta fase final. Esperamos um SL Benfica mais forte, que defende melhor, mas nós vamos fazer o nosso trabalho", apontou, lembrando ainda o "grande jogo" realizado no último dérbi (37-28).
"O resultado foi possível devido à nossa qualidade e temos de continuar a fazer bons jogos e [replicar] aquilo que fazemos bem para sair com a vitória, que é o que queremos", frisou o andebolista de 34 anos.
Depois, projectando o confronto dentro das quatro linhas, o internacional português considerou que "a velocidade de jogo" dos Leões de Ricardo Costa é algo que "faz a diferença" e passou a traçar a rota verde e branca em busca do triunfo, que conjugado com um empate ou desaire do FC Porto na recepção ao ABC - decorre em simultâneo ao dérbi na Luz - pode garantir desde logo o título nacional ao Sporting CP.
"O ponto-chave é defender bem e conseguir marcar golos 'fáceis'. Sabemos que eles vão recuperar melhor do que fizeram aqui, se calhar vão jogar de maneira diferente, mas nós temos de defender bem e não ser precipitados no ataque", perspectivou, por fim, Pedro Portela.
O dérbi tem início marcado para as 15h00 deste sábado, no Pavilhão n.º 2 da Luz, e os bilhetes destinados aos Sportinguistas podem ser adquiridos, com o preço unitário de 10 euros, nas bilheteiras do Estádio José Alvalade.