Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Ricardo Costa: "A nossa ambição é máxima e intocável"

Por Sporting CP
23 Ago, 2024

Leões arrancam a temporada este sábado com as meias-finais da Supertaça frente ao ABC

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal arranca oficialmente a temporada 2024/2025 já este sábado, com a disputa das meias-finais da Supertaça, diante do ABC, na Póvoa de Varzim, onde se vai realizar toda a final four da prova, que conta ainda com o SL Benfica e o FC Porto.

Na antevisão a este primeiro encontro da época, com o objectivo de fazer o segundo no domingo, Ricardo Costa deu conta do momento da equipa verde e branca: “Foi uma pré-época positiva, com menos jogos do que aqueles que nós gostaríamos de ter feito, por causa dos Jogos Olímpicos, mas correu tudo bem e dentro daquilo que nós planeámos, não só quanto ao ritmo, como em relação à forma como jogámos. Correu tudo sem sobressaltos, temos todos os atletas disponíveis e isso é o mais importante”.

Por isso, o técnico verde e branco acredita que os Leões irão corresponder neste primeiro jogo da temporada. “Sabemos que somos favoritos, mas respeitamos o ABC, que tem uma equipa composta por bons veteranos e jovens, como por exemplo três centrais que são muito talentosos e que, provavelmente, serão o futuro da selecção nacional. Por isso, temos de ter o máximo respeito por eles e pensar apenas na meia-final e não mais à frente”, referiu Ricardo Costa, atirando: “Se assim o fizermos, teremos a possibilidade de jogar a final”.

Esse é, naturalmente, o desejo do Sporting CP que quer revalidar o título e fazer uma época de excelência como a anterior. Ainda assim, o treinador Leonino deixou claro que será muito difícil voltar a conquistar o triplete: “Em 118 anos de Clube, nunca ninguém tinha feito aquilo que fizemos, portanto, sabemos que é extremamente difícil, mas todos nós queremos fazer uma época ainda melhor. Assim sendo, diria que vamos passo a passo, jogo a jogo, que foi isso que fizemos no ano passado. Entendo a expectativa das pessoas, e nós queremos sempre mais, mas também temos de saber valorizar aquilo que conquistámos e só valorizando sabemos o quão difícil foi”.

“Temos consciência daquilo que temos pela frente, da dificuldade que teremos este ano, também com uma competição diferente – a Liga dos Campeões –

e aquilo que desejamos é que seja uma época tão boa como foi a do ano passado, mas vamos devagarinho, temos de voltar a construir o que construímos e isso começa já neste fim-de-semana”, justificou Ricardo Costa, sublinhando: “Ninguém pode querer ganhar mais do que nós. Se vamos ganhar sempre? Certamente que não e que também podemos perder, mas temos de dar sempre tudo dentro de campo. A nossa ambição é máxima e intocável. Não é por termos ganhado o que ganhámos que estamos de barriga cheia. Isso já passou, pertence ao passado, está no museu e agora temos de fazer tudo de novo”.

Nesse sentido, à entrada para a quarta temporada no comando técnico do Sporting CP, Ricardo Costa deixou também um apelos aos Sportinguistas: “Queremos continuar a conquistar troféus e os Sportinguistas sabem da importância que têm para nós. Estarem ao nosso lado é sempre muito importante e agora faz mais sentido do que nunca, porque toda a gente nos vai querer ganhar e vai querer ‘bater’ a equipa do Sporting CP. Sabemos disso, sentimos isso dentro de campo e tenho a certeza de que com os nossos adeptos seremos ainda mais fortes. Por isso, deixo-lhes o convite para estarem ao nosso lado durante toda a época”.

Salvador Salvador também falou antes do início da temporada e deu igualmente conta da ambição verde e branca, começando por fazer um balanço positivo do trabalho de pré-época: “Creio que estamos prontos para o que aí vem. A pré-temporada foi bastante boa, muito intensa, fizemos treinos muito duros e quatro/cinco jogos com vitórias. Portanto, a equipa está entrosada e está bem. Felizmente, não houve muitas mexidas e quem chegou integrou-se bem, mesmo o [Mohamed] Aly, que foi o que chegou mais tarde por causa dos Jogos Olímpicos”.

Assim, satisfeito pelo regresso da competição, o capitão do Sporting CP espera que a entrada na nova época seja feita da melhor maneira, sublinhando que os Leões estão prontos: “O ABC vem de uma excelente época, ficou em quarto lugar no último campeonato, este ano vai lutar pela EHF, tem um treinador que aprecio muito e jovens jogadores que já andaram em clubes grandes e que têm vindo a crescer cada vez mais. Não vai ser um jogo nada fácil, e acresce que será a eliminar, mas nós estamos preparados”.

“O que podem esperar de nós é uma equipa muito ambiciosa, com muita fome de ganhar, que gosta de ganhar e, acima de tudo, que quer defender o título alcançado na última época. Quando estamos a lutar por um título, costumamos crescer um pouco mais e é isso que espero que aconteça”, referiu ainda Salvador Salvador, acrescentando: “Vamos tentar repetir o que foi feito no ano passado, mas para isso acontecer temos de dar tudo agora na Supertaça. Sendo e jogando no Sporting CP pensa-se sempre em conquistar todos os títulos. Vai ser sempre assim, com muita ambição, muito foco e muita garra e é assim que vamos entrar já na Supertaça”.

“Espero que os Sportinguistas nos ajudem como nos ajudaram no ano passado porque o apoio deles foi super importante na conquista do triplete. Acredito que se continuarem a aparecer no Pavilhão João Rocha, e em todos os pavilhões de Norte a Sul do país, serão um factor muito importante para mais conquistas”, referiu ainda o capitão verde e branco, apelando, assim, aos adeptos Leoninos que compareçam em massa já neste fim-de-semana na Póvoa de Varzim.