Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP na final da Supertaça

Por Sporting CP
24 Ago, 2024

Leões de Ricardo Costa venceram ABC de Braga por 37-26, no acesso ao jogo decisivo

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal apurou-se este sábado para a final da Supertaça Kempa, ao vencer o ABC de Braga por 37-26, no jogo das meias-finais da prova que decorre no pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

Os Leões orientados por Ricardo Costa jogam este domingo a partida decisiva, frente ao vencedor da outra meia-final, entre FC Porto e SL Benfica. Os leões tentam a segunda Supertaça consecutiva, num jogo que vai começar às 15h00.

Este sábado, a superioridade dos campeões nacionais nunca esteve em causa frente a uma valorosa equipa bracarense, que utilizou nos argumentos de segunda linha (várias finalizações de ponta) a forma de se manter em várias fases com alguma proximidade no marcador, nomeadamente ao recuperar de 9-5 até 9-8, já depois de metade da primeira parte.

Antes disso, a entrada do ABC foi melhor, com um parcial de 0-2, rapidamente anulado pelo Sporting CP, com uma defesa agressiva e capaz de recuperar bolas para gerar contra-ataques finalizados por remates certeiros de Martim Costa e de Diogo Branquinho, este último no posto específico de ponta.

As boas trocas defensivas e entreajuda Leonina espelharam-se em vantagens dos campeões nacionais no marcador, com a primeira linha a circular rapidamente a bola entre o central Natán Suárez e os laterais Martim Costa ou Salvador Salvador e Francisco Costa. Na baliza, o norueguês Andre Kristensen somou boas e importantes defesas, que deram boa margem para o Sporting CP ter o controle de jogo e do marcador.

O tal momento de uma recuperação de três golos por parte do ABC no marcador alertou ainda mais o Sporting CP para a qualidade do adversário e com Natán Suáreaz a assumir também ‘despesas’ no remate, o Sporting CP voltou a conseguir descolar até ao 16-12, com o último golo a ser apontado, com muita mestria, por Francisco Costa, de livre directo, mesmo no último segundo, a superar a barreira defensiva dos bracarenses, num momento que parecia impossível até ser executado pelo lateral canhoto Sportinguista.  

 O segundo tempo começou com um golo de Edney Silva (precioso com a mão esquerda), mas o ABC respondeu com dois golos consecutivos e a contra-resposta apareceu por Pedro Portela, que por essa altura fazia o quarto golo da conta pessoal, três de eles de sete metros, com eficácia irrepreensível – não falhou um durante todo o jogo.

A vantagem do Sporting CP era suficientemente confortável a meio da segunda parte, com o 25-18 aos 15 minutos a indicar que o triunfo já não fugiria ao Leões, com tempo de utilização para todos os jogadores Sportinguistas e muito bons apontamentos, por exemplo do reforço Pedro Martinez, que marcou dois bons golos e defendeu com bastante competência.

A cinco minutos do final, a vantagem de 35-21 do Sporting CP era sinal de vitória certa e com golos de paticamente toda a equipa (só faltou Christian Moga marcar, mas esteve mais entregue a funções defensivas). O jogo terminou com o Sporting CP a vencer o ABC de Braga por 37-26 e Pedro Martinez a evidenciar-se com dois golos consecutivos bem perto do apito final.

Sporting CP: Edney Silva (1), Pedro Portela (6), Francisco Costa (5), Natán Suárez (2), Jan Gurri (3), Pedro Martinez (4), William Hoghielm (1), Salvador Salvador [C] (3), Mamadou Gassama (2), Andre Kristensen [GR], Diogo Branquinho (5), João Gomes (1), Christian Moga, Martim Costa (4), Mohamed Aly [GR]