Rugido de Leão no prolongamento
25 Nov, 2023
Sporting CP vence dérbi de basquetebol (91-88)
A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o SL Benfica por 91-88 (após prolongamento) na oitava jornada da fase regular da Liga.
Marcus LoVett Jr., André Cruz, Ron Curry Jr., Michael Moore e Eddie Ekiyor começaram do lado dos Leões, sendo que os pontos demoraram a chegar no primeiro quarto. O SL Benfica inaugurou o marcador, André Cruz empatou e o 2-2 prevaleceu até aos quatro minutos de jogo, com muitos turnovers e lançamentos falhados dos dois lados.
As águias conseguiram, depois, chegar ao 2-7, com Eddie Ekiyor a reduzir de seguida, e ao 4-14, atingindo os dez pontos de diferença. Na resposta, Marcus LoVett Jr. começou a abrir o livro com uma brilhante jogada de 2+1.
O base somou ainda mais dois lances livres concretizados, um lançamento e dois pontos e um triplo, deixando o marcador em 14-16 no final dos dez minutos iniciais.
O próprio Marcus LoVett Jr. empatou o jogo a 16 no início do segundo quarto e dois lançamentos certeiro de Eddie Ekiyor deram a primeira vantagem ao Sporting CP: 20-18.
Litos Cardoso acertou um lançamento triplo antes de Ron Curry Jr. impedir um cesto aparentemente fácil para o SL Benfica, levando o Pavilhão João Rocha ao rubro, e Michael Moore também acertou dos três pontos, algo que voltaria a fazer pouco depois, para o 33-31.
Até ao intervalo, tanto Eddie Ekiyor como Marcus LoVett Jr. pontuaram, mas foram mesmo os visitantes a ir para o balneário na frente pela margem mínima (36-37). Com 15 pontos até então, Marcus LoVett Jr. estava a ser a principal figura do desafio.
Um afundanço de Ron Curry Jr. abriu o terceiro quarto, sendo que o camisola 11 voltou a bilhar com um excelente lançamento para o 44-42, já depois de André Cruz e Michael Moore estarem também em evidência. A diferença foi aumentada com um espectacular afundanço de Eddie Ekiyor, mas o melhor ainda estava para vir.
O 'festival' de triplos começou quando Marcus LoVett Jr. marcou para o 49-44. Seguiu-se um de Michael Moore e outro de Ken Horton, com o resultado a assinalar 57-48. Os encarnados aproximaram-se com mais dois lançamentos de três pontos (57-54), mas a reacção verde e branca contou com... três triplos: um de Ken Horton, um de Marcus LoVett Jr. e outro de Ron Curry Jr. em cima da buzina.
No final do terceiro quarto, 12 pontos de vantagem para o Sporting CP - diferença máxima em todo o jogo.
O último período começou com um vistoso desarme de lançamento de Eddie Ekiyor a Toney Douglas, um dos principais artilheiros da formação rival. O poste Leonino, com uma bela assistência de Marcus LoVett Jr., voltou a facturar, assim como Diogo Ventura, mas chegou depois a investida do SL Benfica.
Aos poucos, as águias foram-se aproximando até empatarem a 76-76 e passarem para a frente no 78-79. A 23,5 segundos do fim, o Sporting CP tinha a posse de bola e perdia por 78-80, mas Marcus LoVett Jr. conseguiu chegar ao empate. O SL Benfica ainda teve direito a um lançamento, mas falhou e o jogo seguiu para prolongamento.
Logo no início dos cinco minutos extra, o emblema de Alvalade ficou privado de Marcus LoVett Jr., que atingiu as cinco faltas. Ainda assim, o dérbi prosseguiu equilibrado, com pontos de Diogo Ventura e Eddie Ekiyor e um triplo de Ken Horton para o 87-86.
No seguimento, o Sporting CP roubou a bola e conquistou uma falta, com Diogo Ventura a converter os dois lances livres. Na resposta, dois pontos para o SL Benfica e 89-88 para os Leões com dez segundos para o final.
Novamente da linha de lance livre, Ron Curry Jr. não perdoou e fez o 91-88. Os forasteiros ainda conseguiram um triplo em cima da buzina que empataria a partida e obrigaria a mais um prolongamento, mas os árbitros, depois de reverem as imagens, anularam o lançamento por ter sido efectuado já depois do final do desafio. Assim, a vitória ficou no Pavilhão João Rocha, que explodiu de alegria.
Com 28 pontos, Marcus LoVett Jr. foi o melhor marcador do dérbi, com Eddie Ekiyor (17 pontos e sete ressaltos), Michael Moore (13 pontos) e Ron Curry Jr. (11 pontos e sete assistências) também a um bom nível.
O conjunto de Pedro Nuno Monteiro vai, agora, visitar o CP Esgueira.
Sporting CP: Michael Moore (13), Eddie Ekiyor (17), Litos Cardoso (3), Marko Loncovic, Diogo Ventura [C] (6), Ron Curry Jr. (11), Salvador Gomes, Diogo Araújo, André Cruz (4), Ken Horton (9), Marcus LoVett Jr. (28) e Denilson Tavares.