Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting conquista Minerva Cup

Por Jornal Sporting
13 Set, 2015

‘Leões’ golearam Dínamo Zagreb por 5-0

O Sporting conquistou esta tarde a Minerva Cup, torneio que se disputou em Berna (Suíça) este fim-de-semana, depois de ter vencido, na final, o Dínamo Zagreb por 5-0, e depois de já ontem ter goleado o Minerva por 8-3, na meia-final.

O Sporting teve uma entrada muito forte na partida, a trocar a bola com muita velocidade e boas movimentações, impondo um ritmo de jogo ao qual o Dínamo Zagreb nunca conseguiu corresponder. Aos 2’, Fortino ameaçou com um remate acrobático e, instantes depois, marcou mesmo encostando depois da recuperação de Merlim – que podia ter feito o 2-0 logo de seguida, numa jogada em que conduziu a bola pela ala esquerda, e com um bom pormenor técnico, flectiu para dentro e rematou de pronto, para a defesa do guarda-redes Skoric.

O Dínamo acercou-se pela primeira vez da baliza ‘leonina’ aos sete minutos, num lançamento longo do guarda-redes para o pivot, em que Marcão deu o corpo às balas e evitou o pior. Os croatas evidenciavam boa capacidade física, mas lentidão nos processos – e também uma qualidade técnica muito inferior à dos ‘leões’ – daí que só tivessem criado perigo, a espaços, em lançamentos directos para o pivot ou transições rápidas.

Já o Sporting, dono e senhor da partida, aumentou por Djô, aos 8’, num belo remate de pé esquerdo, e por Cavinato, um minuto depois, num remate colocado a partir da ala direita. O jogador italo-brasileiro, em destaque nesta fase da partida, ameaçou bisar no mesmo minuto, atirando ao lado na cara do guarda-redes, e conseguiu mesmo fazê-lo, à passagem do minuto 16’, numa recarga a remate de Diogo.

O jogo acalmou na fase final do primeiro tempo – com excepção da agressividade com que os jogadores croatas abordaram vários lances, dando origem a muitas faltas que abrandaram o encontro. Nuno Dias, por seu turno, foi aproveitando a dilatada vantagem para testar algumas situações de jogo, adiantando por várias vezes Marcão no terreno, o que originou a um punhado de boas ocasiões para os ‘leões’.

O segundo tempo começou com mais uma boa ocasião para os ‘verde e brancos’, com Skoric a tirar com o pé esquerdo, junto ao poste, a bola enviada por Diogo ao primeiro minuto da etapa complementar. Mas depois o jogo mudou ligeiramente de feição, dada a descida de intensidade e dinâmica por parte do Sporting o que, combinado, com a maior pressão dos croatas, ocasionou algumas situações de perigo – nomeadamente duas ocasiões de 1x1, que Marcão prontamente soube travar.

Fortino entrou logo aos cinco minutos da segunda parte para esticar o jogo ‘leonino’ e dois minutos depois criou uma situação clara de finalização pelo corredor direito, mas o remate não saiu da melhor forma. Diogo também criou duas situações: na primeira Fábio Lima falhou o encosto e, na segunda, Paulinho permitiu a defesa de Skoric com o pé – mais uma. Cavinato desferiu ainda um grande tiro no corredor central, que passou pouco ao lado do poste.

Nos últimos quatro minutos, o Dínamo colocou o 5x4, mas a parca qualidade técnica evidenciada deu mais oportunidades ao Sporting do que aos croatas. Aos 39’, Gonçalo Portugal, num excelente movimento técnico, fez mesmo o quinto golo, de baliza a baliza, sentenciando a partida e ajudando a trazer mais um troféu para o Museu Mundo Sporting.