Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Portugal diz adeus ao Mundial

Por Jornal Sporting
27 Jun, 2015

Derrota nas meias-finais frente à Argentina (5-2)

Se vir uma parede à sua frente e andar até ela em vez de parar e dar a volta por outro lado, pode ter a certeza que vai bater nela. Com a selecção nacional de hóquei em patins acontece o mesmo. As derrotas em Europeus e Mundiais prosseguem, mas os métodos permanecem. Começa-se a pensar que os objectivos estão a ser cumpridos.

Portugal falha a final de um Campeonato do Mundo pela sexta vez consecutiva, depois de perder frente à Argentina por 5-2, nas meias-finais de um Mundial que terminará amanhã com um Espanha - Argentina, mais uma reedição das últimas três finais. Os sul-americanos começaram melhor e ao intervalo venciam por 1-0 com golo de Reinaldo García a meio do primeiro tempo.

Na etapa complementar o jogo animou com a melhoria de ritmo mas as soluções dos dois conjuntos continuaram a premiar o individualismo, ponto onde a Argentina tem mais argumentos. Ainda assim, a selecção nacional deu a volta com dois remates de longe de Hélder Nunes. A 12 minutos do final a Argentina volta a empatar com um golo de Carlos López, após desvio a um remate de meia-distância de Lucas Ordóñez. Com o jogo novamente empatado, acabou por ser a ingenuidade de Diogo Rafael a fazer a diferença. Começa por estar mal posicionado no contra-ataque que já tinha terminado pelo stick de Gonçalo Alves e, para piorar, tenta parar o contra-pé argentino quando este ainda estava numa fase inicial. Vê o cartão azul e permite a Carlos Nicolia recolocar os albicelestes na frente, na marcação do livre directo.

Até final a Argentina limitou-se a gerir a vantagem perante a evidente impotência lusa em recuperar o esférico. Mesmo quando o fazia, não encontrava soluções atacantes de qualidade, pelo que o remate de meia-distância foi a 'arma mais à mão'. Pouco para quem tinha pretensões de vencer o Mundial. Os sul-americanos usufruíram do risco português e sentenciaram a partida, novamente por Reinaldo García. Carlos Nicolia selou o resultado final em 5-2, na marcação de novo livre directo. Vitória justa da equipa com mais argumentos e que amanhã defrontará a Espanha, selecção que derrotou a congénere alemã na outra meia-final, por 6-2.

No que toca à participação 'leonina', Ângelo Girão actuou os 40 minutos frente à Argentina e não teve qualquer responsabilidade nos golos do adversário. João Pinto e André Centeno, a representar a selecção de Angola, venceram o Brasil por 3-2 e este sábado jogarão para a atribuição dos 9º e 10º lugares, frente à Suíça. Os atletas 'verde e brancos' alinharam de início e André Centeno voltou a marcar, desta vez apenas um golo.