Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Tudo para decidir em Espanha

Por Sporting CP
08 Fev, 2025

Sporting CP vence Igualada HC por 3-2, na 1.ª mão dos quartos-de-final da WSE Cup

A equipa principal de hóquei em patins do Sporting CP venceu, este sábado, o Igualada HC por 3-2 em jogo da primeira mão dos quartos-de final da WSE Cup, disputado no Pavilhão João Rocha. Um resultado que leva as decisões para Espanha, na partida que se jogará no dia 1 de Março.

O Sporting CP ganhou, mas o resultado acabou por ser magro para o tanto que a equipa Leonina criou perante um Igualada HC que jogou um hóquei mais cauteloso, virado para conter a iniciativa ofensiva dos Leões, que encontraram em Guillem Torrents, guarda-redes dos espanhóis, um obstáculo muitas vezes intransponível.  

Foram muitas as defesas do dono da baliza dos espanhóis e foi ele o principal responsável pelo resultado não ter sido mais volumoso para o Sporting CP – defendeu três bolas paradas, entre um número de difícil contabilidade nas intervenções que conseguiu.

Quanto ao filme do jogo propriamente dito, excelente arranque do Sporting CP que, logo aos três minutos, inaugurou o marcador, por Rafael Bessa, que disparou de meia distância e marcou um grande golo.

Com 19’32 para o intervalo, o Sporting CP quase aumentava o marcador: Alessandro Verona isolou-se, mas não ganhou o duelo com o guarda-redes Guillem Torrents.

A formação espanhola, com o tempo, libertou-se da ‘teia’ Leonina e com cerca de 13 minutos para jogar teve duas situações com perigo para a baliza de Ângelo Girão, mas superiormente respondidas pelo guarda-redes do Sporting CP, com os habituais reflexos apurados.

Com 10’51 para o intervalo, João Souto foi puxado na área em lance para grande penalidade, após bom passe de Roc Pujadas, mas, chamado a marcar, Alessandro Verona viu o remate ser defendido por Guillem Torrents, que se começava a assumir como a principal figura da formação espanhola.

Depois disso e ainda com dez minutos para o jogar, também Toni Pérez e Alessandro Verona tiveram o 2-0 no stick, mas os remates saíram ao lado.

A 6’33, o Igualada HC empatou num remate de Marc Granes, sem hipóteses de defesa para Ângelo Girão. Um balde de água fria, do qual o Sporting CP se tentou recompor e, por isso, continuaram a ser muitas as tentativas da equipa Leonina, mas todas travadas pela muito boa exibição de Guillem Torrents.

A 45 segundos para o intervalo, Gonzalo Romero foi derrubado em falta em lance para livre directo e, chamado a marcar, Gonzalo Romero voltou a ver Guillem Torrents defender o remate. Ainda assim, a jogar com mais um devido à falta para cartão azul sobre Romero, o Sporting CP tentou ainda chegar ao intervalo em vantagem, mas Guillem Torrents soube manter o empate.

O Sporting CP começou depois a segunda parte ainda em situação de ‘power-play’, uma vez que a primeira parte terminou sem os dois minutos de exclusão serem concluídos, e continuou à procura do golo, mas o guardião da formação espanhola continuou a defender tudo o que lhe aparecia pela frente, inclusivamente novo livre directo, desta feita por João Souto.

Pouco depois, a equipa espanhola voltou a ficar em inferioridade numérica, com cartão azul para um jogador espanhol por falta sobre Toni Pérez, e finalmente conseguiu voltar a marcar: já depois de Alessandro Verona ter atirado ao ferro numa das muitas jogadas de ataque do Sporting CP, Toni Pérez encostou perto da baliza e fez o 2-1, há muito procurado e justificado pela equipa Leonina.

Com a vantagem de novo no marcador, o Sporting CP continuou à procura de mais golos, mas foi sempre encontrando forte oposição na equipa espanhola, que com um quadrado montado perto da baliza, ia aguentando o pressing Leonino.

Quem não marca, arrisca-se a sofrer e, a 9’52 para o final, Joel Torres fez o empate num desvio quase em cima de Ângelo Girão.

A 4'56, o momento mais alto do jogo com o 3-2 para o Sporting CP marcado de forma magnífica por Toni Pérez: um golo de execução magistral, após levantar a bola.

Ainda assim, a equipa Leonina queria mais do jogo e tentou dilatar a vantagem, mas o dispositivo defensivo do Igualada HC, que esporadicamente tentava o contra-ataque, acabou por ditar que o jogo terminasse com vitória verde e branca pela margem mínima.

A segunda mão está agora marcada para o dia 1 de Março, na Catalunha.   

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Rafael Bessa, Alessandro Verona, Roc Pujadas, João Souto, Toni Pérez, Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero, Zé Diogo GR].