João Coelho: "Não poderia haver um desafio mais aliciante"
22 Nov, 2023
Voleibol recebe VV Monza esta quinta-feira
A equipa de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebe, esta quinta-feira (19h30), os italianos do VV Monza para a primeira mão dos 16-avos-de-final da CEV Challenge Cup.
Na antevisão, João Coelho começou por falar sobre o recente triunfo por 3-1 sobre o Vitória SC e o momento dos Leões.
"O espírito colectivo manteve-nos ligados ao jogo, mesmo perdendo o primeiro parcial. Tivemos dez jogos em 30 dias, pelo que é normal que a frescura mental não seja a mesma. Pode ser mais difícil de gerir, até porque o verão foi muito pesado para estes atletas, mas [contra o Vitória SC] fomos esclarecidos e bem mais agressivos no nosso serviço, o que nos permitiu fazer o que temos vindo a fazer na maioria dos jogos e vencer com justiça", disse aos meios de comunicação Leoninos.
De volta à competição europeia, Sporting CP e VV Monza encontraram-se em 2018/2019, nas meias-finais do mesmo torneio, com uma vitória para cada lado e a passagem para os transalpinos. De acordo com o treinador verde e branco, o adversário é, hoje, ainda mais forte e explicou porquê.
"O VV Monza, nesta altura, é ainda mais forte e imponente. Está intrometido na luta pelo pódio da melhor liga do mundo. Têm jogadores de grande categoria, como o Ran Takahashi, um jovem prodígio japonês, o Stephen Maar, capitão da selecção do Canadá, ou o Arthur Szwarc, seu colega de selecção. O Cachopa [Fernando Kreling] discute o lugar na selecção do Brasil com o Bruninho [Bruno Rezende, do Modena Volley], o [Gianluca] Galassi é o central habitual da selecção de Itália. Dispensam apresentações e vão-nos trazer muitos problemas, mas a equipa [do Sporting CP] tem a ambição e a ousadia de querer afrontar esse favoritismo e bater-se de igual para igual", contou.
João Coelho considera o VV Monza "o favorito número um, destacadíssimo, de toda a competição", sendo, por isso, "indiferente começar a eliminatória em Itália ou em casa", uma vez que o Sporting CP tem de ser capaz "de saber o que tem de ocorrer tanto no Pavilhão João Rocha como fora".
"O desafio é válido para as duas equipas e o VV Monza tem conseguido resultados brilhantes em casa e fora. Têm um nível altíssimo e temos de estar ao mais alto nível também. Contamos com uma boa casa, até porque é uma equipa de renome mundial, uma das melhores da actualidade. Não poderia haver um desafio mais aliciante", adicionou.
Por fim, o técnico admitiu que "é muito bom construir e ganhar confiança a vencer", uma vez que o Sporting CP tem "de corresponder seja em que contexto for": "Vencer permite que os processos sejam mais facilmente identificados, conseguindo evoluir de forma mais sólida. Contamos com todos os atletas, mesmo com os que têm jogado menos".