Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Ténis de mesa

Foto Isabel Silva

Marco Rodrigues: "É sempre bom entrar a ganhar"

Por Sporting CP
15 Set, 2024

Treinador das Leoas destacou “bons indicadores” retirados

Terminada a disputa pelo Troféu Stromp de ténis de mesa, com vitória das Leoas sobre a CP Alvito (3-0), o treinador Marco Rodrigues mostrou-se muito satisfeito pelo nível apresentado pelas suas jogadoras.

"Levo bons indicadores da equipa, bateu-se muito bem contra uma equipa também da I Divisão. Acho que as nossas atletas jogaram muito bem, sempre num nível muito bom e é importante que assim seja, porque a época vai ser longa e difícil", perspectivou em declarações ao Jornal Sporting, acrescentando: "É sempre bom entrar a ganhar".

A equipa do Sporting CP apresentou-se com duas caras novas para 2024/2025, a jovem Matilde Pinto e a experiente Margarita Fetiukhina, e o técnico não tem dúvidas da qualidade e do impacto que ambas podem ter de Leão ao peito.

"A Matilde já joga na selecção nacional sénior e é uma mais-valia, porque é muito nova, com grande margem de progressão e vai ajudar-nos a chegar mais à frente", traçou Marco Rodrigues, que salientou, por seu turno, "a consistência e experiência" trazidas pela nova mesa-tenista russa do Sporting CP: "Esperamos que seja a 'almofada' de conforto que é necessária para atletas tão jovens como a Patrícia [Santos], com 20 anos, a Matilde, quase com 19 e a Helena Pedroso, também ainda em idade de sub-19".

Por fim, quanto a objectivos, o treinador das Leoas do ténis de mesa quer “fazer melhor” do que em 2023/2024 e, depois, “chegar o mais longe possível” nas provas nacionais. "No ano passado não conseguimos ir aos play-offs [do Campeonato Nacional], mas esta temporada queremos fazer melhor. Pelo menos, queremos chegar a essa fase e, depois, ver o que podemos fazer", apontou.

Foto Isabel Silva

Leoas vencem e convencem no Troféu Stromp de ténis de mesa

Por Sporting CP
15 Set, 2024

Apresentação com vitória segura sobre a CP Alvito (3-0)

 

A equipa principal feminina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal venceu o Troféu Stromp 2024/2025, este domingo à tarde, ao levar de vencida a CP Alvito por 3-0 no Multidesportivo do Estádio José Alvalade.

Com um triunfo claro e cheio de bons indicadores das várias intervenientes, as Leoas impuseram-se ao conjunto de Barcelos que, além de ser um dos recém-promovidos ao escalão principal, foi finalista vencido na última edição da Taça de Portugal.

A abrir a disputa do troféu de apresentação, a dupla Leonina composta por Patrícia Santos e Matilde Pinto – uma das caras novas para 2024/2025 – entrou da melhor forma no jogo de pares frente a Joana Pinto e Susana Costa. Com grande domínio e muita consistência no seu jogo chegaram rapidamente ao 3-0 no marcador (11-4, 11-8, 11-6), que colocou, desde logo, o Sporting CP em vantagem.

E, de seguida, a reforço Margarita Fetiukhina também cumpriu a sua missão à base, sobretudo, de entradas muito autoritárias. Apesar de uma meritória recuperação, mas insuficiente, de Inês Fernandes, da CP Alvito, no primeiro parcial (11-8), a nova mesa-tenista verde e branca respondeu de forma implacável nos dois seguintes (11-2 e 11-4) para também perfazer um 3-0 neste confronto.

Seguiu-se o regresso à mesa da internacional portuguesa Matilde Pinto, agora para se testar contra uma exigente Elinor Davidov, e a reforço verde e branca mostrou-se a grande nível para fechar as contas do encontro. De forma extremamente sólida, a esquerdina venceu por 11-7, 11- 6 e 11-4 e as Leoas acabaram com o Troféu Stromp nas mãos sem ter permitido qualquer veleidade à CP Alvito.

Agora, o trabalho de preparação continua até ao arranque oficial da nova época, ainda a cerca de um mês de distância. A primeira jornada do Campeonato Nacional está prevista para o dia 12 de Outubro e as Leoas do ténis de mesa têm encontro marcado com a União Sebastianense FC.

 

Sporting CP 3-0 CP Alvito

Matilde Pinto e Patrícia Santos 3-0 (11-4, 11-8, 11-6) Joana Pinto e Susana Costa

Margarita Fetiukhina 3-0 (11-8, 11-2, 11-4) Inês Fernandes

Matilde Pinto 3-0 (11-7, 11-6, 11-4) Elinor Davidov

Foto João Pedro Morais

Duas caras novas no ténis de mesa

Por Sporting CP
14 Ago, 2024

​Irmãs Matilde e Joana Pinto chegam provenientes do CTM Mirandela

O ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal conta com dois reforços para a temporada 2024/2025. As internacionais portuguesas Matilde Pinto, de 18 anos, e Joana Pinto, de 15, chegam ao emblema de Alvalade oriundas do CTM Mirandela para representar a equipa de seniores e de sub-19 verde e branca, respectivamente.
 
As irmãs, vistas como grandes promessas da modalidade, estiveram recentemente no Campeonato da Europa de jovens, em Malmö, na Suécia, tendo obtido bons resultados. Enquanto Matilde Pinto chegou aos quartos-de-final na prova de pares mistos, Joana Pinto conquistou a medalha de bronze na prova de equipas sub-15.
 
 
Agora, na chegada ao Sporting CP, a dupla não escondeu a felicidade por este passo na carreira, como deu conta Matilde Pinto, que aos 18 anos é Tricampeã Nacional de sub-19 e, desde há dois, presença habitual na selecção nacional de seniores.  
 
“Estou muito feliz por vir para o Sporting CP. Não é qualquer pessoa que consegue chegar aqui, por isso sinto-me lisonjeada pelo facto de o Clube me ter escolhido”, começou por dizer a jovem atleta, que apesar de não prometer resultados, pretende dignificar o lema Esforço, Dedicação, Devoção e Glória com o Leão ao peito.
 
“Não posso prometer títulos porque não depende só de mim, mas prometo dar o meu melhor e que vou lutar sempre. Gostava de voltar a ser Campeã Nacional de sub-19, que seria o quarto título consecutivo, e de ganhar a prova em equipas no mesmo escalão pelo Sporting CP – tal como em seniores. Seria um belo presente”.
 
Matilde Pinto explicou depois que a paixão pelo ténis de mesa nasceu através do tio, “um grande Sportinguista”.
 
“Ele jogava e pôs a minha prima a jogar, eu ia para os treinos assistir e a partir daí fiquei. Comecei no primeiro ano, por brincadeira, e no terceiro comecei a ir a torneios. A partir daí ganhei cada vez mais amor à modalidade e nunca mais parei”, contou, mostrando-se ambiciosa para o futuro.
 
“O meu sonho é chegar aos Jogos Olímpicos e gostava de ser Campeã da Europa tanto em jovens como em seniores. São os meus maiores objectivos”, sublinhou.
 
 
Já Joana Pinto, que é regularmente convocada para a selecção nacional de sub-15, expressou a satisfação por poder evoluir num emblema como o de Alvalade.
 
“Fico muito feliz por chegar a um clube tão grande como o Sporting CP. Este é o desejo de muitas atletas mais novas como eu e fico feliz por estar a realizá-lo”, frisou, acrescentando que vai “treinar muito para atingir bons resultados”: “Quero vencer o título sub-19 por equipas e gostava de conseguir uma medalha individual”.
 
Nesta nova aventura, Joana Pinto vai contar com o apoio da irmã Matilde, que a inspirou a começar a praticar a modalidade e a ajuda em todos os momentos.
 
“Quando a minha irmã tinha treino eu ficava a brincar com as bolas e um dia disse que ia experimentar. Um ano e meio depois, comecei a disputar torneios”, explicou, lembrando que as duas estão “sempre ao lado uma da outra”: “Ela apoia-me e dá-me muita confiança, e eu acompanho-a sempre mesmo à distância no estrangeiro”.
 
Tal como todas as jovens da sua idade, Joana Pinto concilia o desporto com os estudos, mas garante que consegue “gerir muito bem o tempo” e tem “boas notas”. “Se tiver um teste, apesar de treinar, também estudo”, assegurou, ela que também tem como maiores sonhos “ser Campeã da Europa e chegar aos Jogos Olímpicos”.
 
Por agora, tem vindo a dar cartas nos palcos nacionais e internacionais, tendo-se mostrado “muito feliz” pela medalha de bronze conquistada por equipas em sub-15 no último Europeu. “Foi o meu primeiro Campeonato da Europa e fiquei muito satisfeita com o resultado. Espero no próximo ano conseguir ainda mais medalhas”.
 
 
Por sua vez, João Almeida, seccionista do ténis de mesa que também esteve presente no momento da oficialização dos contratos, justificou estas duas chegadas com o facto de o Sporting CP querer ter “sempre os melhores atletas de Portugal”.
 
“A Matilde e a Joana inserem-se nesse lote, são atletas que estão habitualmente nas selecções. A Matilde, apesar de ser jovem, já tem muitas presenças na selecção nacional sénior e esteve no Europeu de sub-19, enquanto a Joana participou na competição de sub-15. São atletas com muito futuro que acompanhamos há algum tempo e em quem acreditamos muito”, considerou o responsável, definindo os objectivos do Clube para a época que se avizinha.
 
“Como sempre, vamos tentar lutar por todos os títulos em masculinos, femininos e na formação. Queremos alcançar o décimo troféu consecutivo em masculinos e voltar a ser Campeões Nacionais no feminino. Neste último, fomos Campeões há dois anos, mas no ano passado não conseguimos lutar pelo título. O objectivo é retomar o caminho dos troféus porque no Sporting CP a meta é sempre ganhar”.
 
Quanto a Marco Rodrigues, treinador do ténis de mesa verde e branco que vai orientar Matilde Pinto, deu a conhecer um pouco o perfil destas duas atletas. 
 
“Conheço a Matilde há muitos anos porque a acompanho nas selecções, mas também como adversária do nosso Clube, e é uma atleta muito aguerrida. É uma força da natureza, luta sempre do primeiro ao último ponto. Não foram raras as vezes em que a acompanhei em provas europeias, do circuito mundial e Campeonatos da Europa, em que parecia que as coisas não estavam a correr bem e ela teve a capacidade de se superar e de ir atrás do resultado. É muito forte de esquerda, tem um bom serviço que desequilibra as adversárias e está em franca evolução, é um valor seguro da nossa modalidade”, frisou, antes de prosseguir.
 
“A Joana é mais nova, está na selecção de sub-15 e vai passar este ano para o escalão seguinte, de sub-19, mas espero que a médio/longo prazo também integre a equipa sénior. É uma atleta que também tem uma fibra muito grande, mas é destra, ao contrário da irmã. São ambas muito fortes psicologicamente, além da qualidade técnica que têm, e esperamos que, acompanhadas pela Patrícia Santos e outras atletas estrangeiras, consigam trazer um novo dinamismo que nos permita lutar de igual para igual com as equipas mais fortes do campeonato de seniores”.
Foto João Pedro Morais

As reacções dos protagonistas Leoninos

Por Sporting CP
22 Jun, 2024

Consagração voltou a ter lugar no Multidesportivo de Alvalade

Confirmada a conquista do nono Campeonato Nacional consecutivo, após o segundo triunfo (em dois jogos) perante o GDCS Juncal, a equipa principal masculina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal festejou e levantou o título no Multidesportivo do Estádio José Alvalade.

Durante o momento de consagração junto dos adeptos Sportinguistas presentes, os protagonistas Leoninos prestaram declarações aos meios de comunicação do Clube para reagir à conquista e fazer também o primeiro rescaldo à temporada de 2023/2024, totalmente dominada pelos invictos Leões de Chen Shi Chao, que voltaram a fazer o pleno de títulos a nível nacional.

Chen Shi Chao
“Parabéns aos meus jogadores, aos Sportinguistas e a este clube grande. Ser campeões nove vezes [seguidas] não é fácil. Estes jogadores trabalham comigo há muitos anos, estão habituados a ser campeões e isso é muito importante.”

Diogo Carvalho
“Poderia não ter jogado o meu jogo, mas tínhamos de dar espectáculo também aos nossos adeptos e estou muito contente pelo título e por ter ganho esse jogo. Foi um ano positivo, a nível individual não perdi nenhum jogo e conseguimos o que queríamos: os três títulos. Agora vamos descansar e começar a preparar a próxima época.”

Diogo Chen
“Parabéns a toda a equipa. Estivemos muito bem durante o ano e a consistência faz a diferença. Por isso, conseguimos estes nove campeonatos seguidos. Hoje entrámos todos muito bem, com máxima concentração e o mais importante era conseguir trazer este nono título. No Sporting CP estamos habituados e sempre fomos ensinados a ter a obrigação de vencer. É mérito também do nosso treinador e dos jogadores que estiveram muito bem ao longo de todo o campeonato”.

Diogo Silva
“O segredo é ter bons atletas e, depois, trabalhar é fundamental. Trabalhámos muito e no fim o sentimento é de dever cumprido. Foi desde Agosto até agora a trabalhar. São três anos de Sporting CP para mim e ter conquistado todos os troféus a nível interno é uma satisfação tremenda. É importante acabar em primeiro na fase regular para trazer o jogo decisivo para casa. Nos últimos três anos acabámos por conquistar o título aqui, com os nossos adeptos, e é muito bom, sem dúvida.”

Bode Abiodun
“Sinto-me feliz. É trabalhar, contar com a experiência do nosso treinador e dos nossos jogadores. Viva o Sporting CP!”

Miguel Almeida, coordenador do ténis de mesa do Sporting CP
“Não há chave, há que trabalhar, treinar e respeitar os adversários para obter os resultados que queremos. Mais do que tudo, é fundamental estarmos no Sporting CP. Vamos tentar fazer o máximo para que no próximo ano possamos festejar aqui o décimo consecutivo, que é cada vez mais difícil. As equipas estão cada vez mais fortes, mas este ano na final o adversário teve um jogador que não pôde dar o seu contributo e isso acabou por facilitar um pouco”.

Foto João Pedro Morais

Mais uma vez donos e senhores do ténis de mesa nacional

Por Sporting CP
22 Jun, 2024

Leões conquistam nono Campeonato Nacional consecutivo

A equipa principal masculina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal sagrou-se Eneacampeã Nacional, este sábado à tarde, depois de ter vencido de novo o GDCS Juncal por 3-0, agora no segundo e último jogo da final dos play-offs do Campeonato Nacional.

É o 41.º título nacional do rico palmarés verde e branco e o nono consecutivo, o qual encerra com chave de ouro mais uma época perfeita - só com vitórias - dos Leões de Chen Shi Chao. Pela terceira temporada seguida, o Sporting CP faz o pleno de troféus em Portugal, arrecadando a Supertaça, a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional.

Depois da incontestada vitória nos Açores há uma semana, os Leões de Chen Shi Chao voltaram a cumprir a missão sem sobressaltos, desta vez em casa, no Multidesportivo do Estádio José Alvalade – com Sportinguistas presentes – para sentenciar a decisão.

Como estava previsto, fruto da lesão do mesa-tenista André Silva, do GDCS Juncal, a qual já o afastou da disputa na ilha Terceira, o Sporting CP voltou a entrar em vantagem nesta final. Desta vez, André Silva foi à mesa no jogo inaugural de pares, com Mihai Sargu, apenas para cumprir a formalidade exigida, mas devido à impossibilidade de competir a vitória neste primeiro jogo foi logo atribuída aos Leões, com par composto por Diogo Carvalho e Diogo Silva.

Então, já com 1-0 no marcador, a acção propriamente dita começou com Diogo Chen, do Sporting CP, diante de Mihai Sargu. Concentrado e eficaz, o atleta verde e branco entrou com autoridade no primeiro set, arrancando de um expressivo 7-2 para o 11-4 e, no parcial seguinte, soube ser paciente e, apesar do maior equilíbrio, levou a melhor na parte final (de 7-7 para 11-9).

Depois, Diogo Chen fecharia as contas do cara-a-cara com 3-0, porém atravessando o set mais complicado. Pese embora a desvantagem inicial de 4-8, o mesa-tenista do Sporting CP reergueu-se e de forma muito meritória, ofensiva e com poucos erros até ao 11-9 e respectivo 2-0 para os Leões de Chen Shi Chao neste segundo jogo da final.

Além disso, este triunfo já significou matematicamente o título para o Sporting CP, uma vez que em caso de necessário quarto frente-a-frente durante a tarde, programado para confrontar Bode Abiodun ao lesionado André Silva, a vitória seria novamente entregue aos Leões.

Ainda assim, Diogo Carvalho, capitão da equipa verde e branca, e Kirill Shvets continuaram a disputa na mesa, onde a formação Leonina confirmaria oficialmente a conquista em 3-0. E para fechar estas contas rapidamente, o experiente Diogo Carvalho exibiu-se de forma implacável e não deu qualquer hipótese ao seu adversário: 11-6, 11-2 e 11-2.

Entre incidências, mas com total distinção a missão estava cumprida, mais uma vez. 22 jogos e 22 vitórias depois, da fase regular até aos play-offs, os Leões de Chen Shi Chao voltaram a impor a sua superioridade para rubricar um campeonato - e uma época - de perfeição em 2023/2024. A hegemonia verde e branca no ténis de mesa continua: só o Sporting CP levanta o título, de forma ininterrupta, desde 2015/2016.

Sporting CP: Diogo Carvalho, Diogo Chen, Diogo Silva, Bode Abiodun.

Foto João Pedro Morais

Diogo Chen: "Equipa vai estar ao nível para conseguir esta conquista"

Por Sporting CP
21 Jun, 2024

Leões do ténis de mesa estão a um triunfo do nono título nacional seguido

No Multidesportivo do Estádio José Alvalade, a equipa principal masculina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal recebe, este sábado, a partir das 15h00, o GDCS Juncal, no jogo dois da final do play-off de atribuição do título de campeão nacional. Mais uma vez, a intenção verde e branca passa por somar mais um Campeonato ao historial, o nono consecutivo, feito que está a apenas uma vitória de distância. 

Em antevisão à partida decisiva diante da equipa da ilha Terceira, dos Açores, o jogador Leonino Diogo Chen deu nota da vontade Leonina de continuar a fazer História na modalidade. “Estamos como estivemos no primeiro encontro [vitória por 0-3 nos Açores], foi muito importante termos entrado com a máxima concentração. Estamos com o maior foco para ganharmos todos os jogos e essa máxima concentração é o mais importante para esta final. Estou confiante que a equipa vai estar ao nível para conseguir esta conquista”, disse o mesatenista do Sporting CP aos meios de comunicação do Clube. 

Para Diogo Chen, motivação é o que não falta à formação Sportinguista, que soma por vitórias todos os jogos realizados esta época. “Temos na nossa mente a conquista do título em todos os jogos do Campeonato. Acho que é uma motivação para que entremos sempre com o máximo foco e é o que temos feito sempre, em todos os Campeonatos, todos os anos”, sublinhou.

Apesar do domínio exercido a nível nacional na modalidade, onde os Leões conquistam o pleno de troféus (Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato Nacional) há duas temporadas seguidas, o mesa-tenista verde e branco destacou que a vontade e determinação em ganhar não podem, nem devem, misturar-se com ansiedade.  “O primeiro encontro é sempre muito importante com a entrada nos pares, mas acima de tudo entrarmos como o fizemos no primeiro jogo, com a máxima seriedade e, obviamente, já nos conhecemos muito bem. Eles vão estar mais atentos no segundo encontro, mas creio que somos favoritos, temos de meter isso do nosso lado e não estar com ansiedade”, perspectivou Diogo Chen, antes de realçar também a importânica do factor casa.

“Jogar em casa é sempre muito bom e com público, então, é melhor. Estaremos muito agradecidos se o pavilhão estiver cheio, o que nos vai dar muita força para que esta final corra da melhor maneira”, sublinhou, deixando, por fim, um apelo aos adeptos em nome da equipa orientada por Chen Shi Chao: “Contamos com o apoio de todos os Sportinguistas”.

Foto Sérgio Martins

Leões do ténis de mesa a uma vitória de revalidarem o título

Por Sporting CP
14 Jun, 2024

Triunfo da formação Sportinguista em casa do GDCS Juncal

A equipa principal masculina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal está a uma vitória de revalidar o título de Campeão Nacional da modalidade, após o triunfo desta sexta-feira, em casa do GDCS Juncal, por 0-3, no jogo realizado em casa da equipa açoriana sedeada na Ilha Terceira.

Os Leões orientados por Chen Shi Chao venceram na Praia da Vitória com o primeiro triunfo a ser assinado pelo par formado por Diogo Carvalho e Diogo Silva, que superaram a dupla Mihai Sargu e Kirill Shvets por 0-3, com os parciais de 11-13, 6-11 e 7-11.

No jogo seguinte, Diogo Carvalho venceu André Silva, que por se encontrar lesionado, não conseguiu competir diante do jogador Leonino.

Faltava um jogo para o Sporting CP somar o triunfo na primeira mão da final dos play-offs e foi o que aconteceu através de Diogo Chen, que venceu Mihai Sargu por 0-3 com os parciais de 6-11, 7-11 e 4-11.

No próximo sábado, dia 22 de Junho, o Sporting CP recebe o GDCS Juncal no Multidesportivo a partir das 15h00. Em caso de triunfo, somará mais um Campeonato ao historial e concretizará mais um ‘triplete’ – Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça na mesma temporada.

Contactado pelos meios de comunicação Leoninos, o jogador do Sporting CP, Diogo Carvalho realçou a vitória,que aproxima a equipa verde e branca de mais um título nacional. “Fomos superiores. Esperaríamos muita dificuldade, mas preparámos bem tacticamente e demonstrámos na mesa o trabalho na época inteira e é continuar mais um jogo para ganharmos novamente o Campeonato”, referiu, reconhecendo que a missão do adversário ficou mais complicada devido à lesão de um dos jogadores da equipa açoriana:

“O André Silva não jogou, nem no jogo de pares, em que habitualmente alinha, nem no singular em que me ia defrontar. Também tive uma pequena contrariedade, pois sangrei após um toque na mesa no jogo de pares, mas recuperei e ganhámos uma vantagem de 0-2, com o Diogo Chen a fechar no jogo de singulares.  Era muito importante começar da melhor maneira. Ganhámos fora e penso que é um passo muito importante. Tentaremos, agora, terminar a época em beleza no sábado com a vitória em nossa casa para levantarmos o troféu. Muita gente diz no início das épocas que vamos ganhar, somos sempre favoritos antes de começar a época, mas há que mostrar na mesa e é o que temos vindo a fazer. Temos treinado seriamente sem perder a concentração, pois isso pode ser fatal. Somos muito fortes a nível de concentração”.

Já com o jogo de dia 22 de Junho no pensamento, Diogo Carvalho deixou um convite aos Sportinguistas. “Apareçam no Multidesportivo, na nossa casa, para nos ajudarem a revalidar o título. Com a ajuda dos nossos adeptos vai tornar-se mais fácil”, indicou.

Taça de Portugal é dos Leões

Por Sporting CP
14 Jan, 2024

Mais um troféu para o palmarés do ténis de mesa

A equipa masculina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal conquistou, este domingo, a Taça de Portugal pela 35.ª vez na história.

No Pavilhão Bartolomeu Perestrelo, no Funchal, onde decorreu a fase final da prova ao longo do fim-de-semana, os Leões não desiludiram e alimentaram uma hegemonia que dura há vários anos na modalidade.

No sábado, o Sporting CP começou por superar o CCR Arrabães por 3-0 nos oitavos-de-final, seguindo-se o CD 1º Maio, igualmente pela diferença máxima, nos 'quartos'.

Já este domingo, de manhã, o conjunto orientado por Chen Shi Chao venceu o GDCS Juncal por 3-1 e marcou um embate com o CD São Roque na final.

No derradeiro desafio, Diogo Chen abriu com um triunfo por 3-1 sobre Tiago Li e Diogo Carvalho conseguiu o mesmo resultado diante de Saheed Idowu. No encontro de pares, Diogo Chen e Diogo Silva não tiveram problemas em vencer por 3-0 contra Rodrigo Gouveia e Tiago Li.

Assim, o jogo fechou com 3-0 e o Sporting CP voltou a conquistar a Taça de Portugal.\

Já depois da entrega do troféu, Diogo Carvalho esboçou a primeira reacção em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

"Depois dos 'oitavos' e dos 'quartos', tivemos o jogo mais complicado nas meias-finais, contra o GDCS Juncal, mas vencemos por 3-1. Depois, na final, vencemos o CD São Roque por 3-0. Estamos todos muito contentes e dedico esta vitória a todos os Sportinguistas", disse o atleta, com Diogo Chen a concordar: "Agradeço todo o apoio e dedico esta vitória a todos os Sportinguistas".

Sporting CP 3-0 CD São Roque
Diogo Chen 3-1 Tiago Li (5-11, 11-4, 11-4 e 11-7)
Diogo Carvalho 3-1 Saheed Idowu (11-7, 11-4, 5-11 e 11-9)
Diogo Chen/Diogo Silva 3-0 Rodrigo Gouveia/Tiago Li (11-6, 11-5 e 11-5)

Foto João Pedro Morais

Equipa de ténis de mesa despediu-se da Liga dos Campeões

Por Sporting CP
20 Dez, 2023

Jogo muito equilibrado teve desfecho infeliz na ‘negra’ (2-3)

No Multidesportivo do Estádio José Alvalade, a equipa masculina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal perdeu por 2-3, esta quarta-feira à tarde, diante dos austríacos do SPG Felbermayr Wels no último jogo - em atraso - do grupo D da Liga dos Campeões.

Foram quase três horas de jogo com muita incerteza e acabou por ser disputado até à última, mas o quinto parcial da ‘negra’ (3-6) não sorriu à equipa verde e branca e colocou um ponto final no trajecto europeu Leonino desta temporada. Antes disso, os Leões de Chen Shi Chao até entraram a vencer e, mesmo após uma reviravolta da equipa visitante (1-2 no marcador), voltaram a responder através de Diogo Carvalho - responsável pelos dois pontos Leoninos no jogo - para empatar, mas na decisão não conseguiriam a reviravolta.

Logo a abrir, Diogo Carvalho mostrou ao que vinha e de forma segura, por 3-1, levou de vencida Andreas Levenko (11-6, 11-8, 6-11, 11-7). As dificuldades, contudo, chegaram de seguida e em dose dupla, quando João Monteiro, ex-Sporting CP e mesa-tenista Olímpico por Portugal, bateu Diogo Chen por 0-3 (9-11, 10-12, 5-11) e Jiri Martinko, pouco depois, fez o mesmo sobre Diogo Silva (11-13, 6-11, 5-11).

No entanto, a formação verde e branca resistiu ao ímpeto austríaco e fê-lo, novamente, à boleia de um Diogo Carvalho em excelente plano. De novo na mesa, o atleta dos Leões impôs-se com autoridade e muita solidez a Maciej Kolodziejczyk (11-7, 11-8, 11-6), deixando tudo empatado e em aberto para o quinto e último embate.

Então, Diogo Chen, do Sporting CP, e Andreas Levenko, do SPG Felbermayr Wels, digladiaram num tudo por tudo que, tal como o resto do encontro, foi muito equilibrado e ficou decidido apenas nos detalhes. 11-9, 6-11, 6-11 e 11-4 obrigaram a um último parcial, mais curto, que acabaria por sorrir aos austríacos (3-6).

Desta forma, os Leões de Chen Shi Chao encerraram o grupo D no terceiro e último lugar com quatro pontos, atrás do SPG Felbermayr Wels (seis pontos e cai para os ‘quartos’ da Europe Cup) e do poderoso Borussia Düsseldorf (oito pontos e segue para as ‘meias’ da Liga dos Campeões), que é o recordista de conquistas na principal prova continental da modalidade – 12 títulos, além de ter estado em seis das últimas oito finais.

Sporting CP: Diogo Carvalho, Diogo Chen e Diogo Silva. Treinador: Chen Shi Chao.

Foto João Pedro Morais

Leões vencem dérbi pela diferença máxima

Por Sporting CP
01 Nov, 2023

Triunfo em casa do SL Benfica por 0-4 no Campeonato

A equipa de ténis de mesa masculina do Sporting Clube de Portugal venceu o dérbi em casa do SL Benfica pela diferença máxima (0-4), em jogo relativo à 5ª jornada do Campeonato. Um triunfo sem deixar ceder qualquer set, nem um jogo à formação da Luz, num resultado que espelha a superioridade dos campeões nacionais.

O jogo começou com o embate em pares e a dupla Sportinguista formada por Diogo Chen e Diogo Carvalho a superar o par benfiquista formado por João Tenente e José Monteiro por três sets a zero, com os parciais de 4-11, 5-11 e 6-11.

Seguiu-se a vitória de Diogo Chen frente ao benfiquista Hassan Arishekola também pela diferença máxima, com os parciais de 2-11, 7-11 e 7-11. No singular seguinte, foi para a mesa do pavilhão da Luz, o Leão Bode Abiodun, para defrontar Francisco Wahnon. Com um triplo 7-11, o jogador do Sporting CP superou o adversário e deu o terceiro ponto à formação verde e branca, que para fechar em beleza o dérbi, conquistou a quarta vitória e os respectivos quatro pontos no Campeonato, equivalentes à vitória por 0-4, através de Diogo Carvalho que venceu José Monteiro com os parciais de 5-11, 8-11 e 5-11. O resultado final no dérbi de ténis de mesa foi a vitória do Sporting CP em casa do SL Benfica por 0-4.

O fim de semana será de jornada dupla para o Sporting CP, que no sábado vai receber o CTM Mirandela, enquanto no domingo a equipa Leonina vai medir forças com o GDCAA Guilhabreu.

Páginas

Subscreva RSS - Ténis de Mesa