Esforço Leonino sem recompensa
23 Out, 2021
Equipa B caiu diante do FC Alverca (1-2)
De regresso à competição após um interregno de 22 dias, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, neste sábado, por 1-2 perante o FC Alverca na sexta jornada da série B da Liga 3. Na Academia, as bolas paradas foram decisivas, com os três golos da partida a terem origem em pontapés de canto.
Com o jogo equilibrado desde o início, os primeiros remates enquadrados até pertenceram aos ribatejanos, mas André Paulo, guardião Leonino, travou facilmente as tentativas de Diogo Ribeiro e Felipe Ryan. Na resposta, à passagem dos dez minutos, os Leões ficaram muito perto de inaugurar o marcador, mas também José Costa, guarda-redes do FC Alverca, levou a melhor, defendendo o remate de fora da área de Geny Catamo e a recarga de Tiago Rodrigues.
Com o desenrolar dos minutos, o Sporting CP foi crescendo no jogo, mas a definição no último terço não era a melhor. Mais eficaz seria o emblema ribatejano, que, depois de uma ameaça de Ricardo Rodrigues, chegou ao 0-1 por Gustavo Klismahn e, dez minutos depois, Ronaldo Rodrigues, capitão do FC Alverca, fez o segundo, ambos na sequência de pontapés de canto.
No entanto, a reacção Leonina seria tão rápida quão eficaz: Hevertton Santos subiu à área adversária e correspondeu de cabeça num canto, deixando tudo em aberto para o segundo tempo, com 1-2 no marcador.
Ao intervalo, Filipe Celikkaya promoveu a entrada de Lucas Dias para o lugar de Diogo Brás e, no reatamento, Gonçalo Costa, de livre directo, atirou em arco ao lado. O Sporting CP assumia um maior ascendente na partida e cruzava com frequência para chegar ao empate, criando cada vez mais perigo. Depois de João Goulart ter cabeceado desenquadrado - e já com João Daniel e Bernardo Sousa em campo - Gonçalo Costa desperdiçou uma das melhores oportunidades dos Leões.
Com a formação ribatejana cada vez mais baixa no terreno, aos 72 minutos, Celikkaya apostou no jovem Youssef Chermiti para o ataque, substituindo Tiago Rodrigues. Contudo, à espreita no contra-ataque, Klismahn ainda atirou ao poste da baliza verde e branca. A resposta do Sporting CP saiu com perigo do pé esquerdo de Geny Catamo, mas José Costa evitou o golo da igualdade.
Nos últimos dez minutos, as paragens sucediam-se e a equipa B Leonina instalou-se no meio-campo adversário, mas não conseguiria encontrar o caminho para o empate, ficando 1-2 como resultado final.
Na próxima jornada, a formação secundária verde e branca visita o FC Amora.
Sporting CP: André Paulo [GR], Hevertton Santos, João Goulart [C], José Marsà, Gonçalo Costa, Dário Essugo (62'), Miguel Menino (Bernardo Sousa 62'), Diogo Brás (Lucas Dias 46'), Geny Catamo, Vando Félix e Tiago Rodrigues (Youssef Chermiti 72').