Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "É bom ter esta experiência na Premier League International Cup"

Por Sporting CP
17 Out, 2024

Leões defrontam sexta-feira o Crystal Palace FC, em Londres, às 19h00, na Premier League International Cup

O Sporting CP é um dos clubes convidados para a mais recente edição da competição inglesa (Premier League International Cup), um torneio que reúne as mais cotadas formações de Inglaterra e do restante continente europeu. 

Esta sexta-feira, o Sporting CP, com uma mescla de jogadores sub-19, sub-23 e B, inicia a participação na prova com um jogo frente ao Crystal Palace Football Club, a partir das 19h00 de Portugal continental.  Na retoma das competições após paragem das selecções, o treinador Tiago Teixeira frisa que poucos jogadores estiveram ao dispor da equipa técnica, mas que tal ocorre por bons motivos.

“Foi mais uma paragem para as selecções e uma oportunidade para os que são novamente convocados ou os que vão pela primeira vez mostrarem o valor e os que ficam também têm a oportunidade de integrarem os treinos com a equipa", referiu aos meios de comunicação do Clube.

Apesar do pouco tempo para preparar o encontro com os britânicos, o técnico salienta que essa é a realidade de um clube como o Sporting Clube de Portugal. “Nós, enquanto equipa técnica,  temos muitas vezes de preparar os jogos sem jogadores, ou num curto espaço de tempo, quando eles regressam das selecções. Mas já estamos habituados a isso. É um desafio que temos tido, mas preocupamo-nos, essencialmente, com os jogadores que possam passar por essa experiência de estarem a representar a Selecção Nacional e poder ter um bom desempenho quando são chamados à equipa A”, explicou. 

Sexta-feira, o Sporting CP começa a escrever mais um capítulo na história da formação, ao integrar o elenco de uma prova prestigiada e com um primeiro jogo de elevada exigência.

“É uma prova [Premier League International Cup] com dez anos de existência, temos a oportunidade de defrontar o campeão em título, o Crystal Palace FC. É mais uma oportunidade de mostrarmos tudo o que fazemos na Academia do Sporting CP, neste caso em Inglaterra”.

Ter contacto internacional e proporcionar experiência competitiva são os propósitos da participação neste torneio. “Vamos defrontar todas as equipas inglesas, é uma nova experiência para os jogadores defrontarem adversários com outras características, com um futebol muitas vezes mais físico, mais vertical, mais agressivo, e é bom para eles [jogadores] ter esta experiência numa prova que já existe há vários anos, que conta sobretudo com jogadores sub-21”.

Tiago Teixeira revelou o espírito com que o Sporting CP entra neste torneio. “Não definimos qualquer meta, porque é a primeira vez em que vamos participar, apenas temos de continuar com a nossa ambição de querer impor o nosso ADN, seja nas competições nacionais, seja nas internacionais. Vamos com a mesma atitude e o objetivo  de deixar uma boa imagem do que somos, do que é o Sporting CP e o seu ADN”. 

Tiago Teixeira avaliou o adversário que prevê o Sporting CP terá pela frente esta sexta-feira. “A equipa do Crystal Palace FC está inserida na Premier League 2, uma competição para as equipas secundárias dos clubes. É uma formação muito forte fisicamente, vertical e ofensiva. Foi para isso que nos preparámos, mas essencialmente para aquilo que nós podemos fazer”. 

O convite ao Sporting CP para participar na Premier League International Cup é o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido na Academia Leonina, vincou Tiago Teixeira. “Ser convidado para uma prova desta dimensão é sempre um motivo de orgulho, um sinal de reconhecimento por tudo o que tem sido feito na Academia Cristiano Ronaldo, e também pelas campanhas muito positivas feitas na UEFA Youth League e em todos os torneios realizados pelas restantes equipas da formação”.

O treinador acredita que haverá, também, Sportinguistas na bancada do estádio onde irá ter lugar o jogo. “Esperamos poder contar com todos os Sportinguistas que estejam em Londres ou que estejam perto e possam deslocar-se. O jogo vai ser no estádio principal do Crystal Palace FC e é mais um motivo de interesse. Espero que possam estar presentes para nos apoiar, têm sido uma excelente força quando jogamos em casa e fora, em todos os estádios onde temos jogado, eles têm sido uma força extra para anos ajudarem a ganhar”. 

Rafael Besugo, médio do Sporting CP que faz parte do plantel da equipa B do Sporting CP, realçou, igualmente, a importância de o Sporting CP participar na Premier League International Cup e a oportunidade de jogarem no estádio principal do Crystal Palace FC. “Para todos nós é um sonho. É uma motivação extra porque vamos estar a pisar um relvado de Premier League e jogar contra uma equipa com tradição em Inglaterra”.

Sobre o adversário em questão, o médio espera “uma equipa muito forte fisicamente, muito vertical, com um jogo muito rápido e de transições”. Por fim, o jogador deixou a receita para uma possível vitória: “A nossa intenção é meter o nosso ADN em campo, meter o jogo no nosso ritmo e controlá-lo, porque assim vamos poder fazer o nosso jogo e isso é o mais importante”.