Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Jogo de sentido único

Por Sporting CP
19 Dez, 2020

Futebol feminino vence SF Damaiense e mantém-se na liderança isolada da Liga BPI

A equipa de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, na manhã deste sábado, o SF Damaiense por 2-0, em jogo da oitava jornada da série Sul da Liga BPI.

Naquele que foi o penúltimo jogo da primeira fase da competição, as Leoas ainda mal tinham entrado em campo quando acertaram, logo aos dois minutos, uma vez em cada um dos postes da baliza adversária. Apesar de nenhum dos lances ter dado golo, marcaram a toada da partida na primeira parte, com o Sporting CP a controlar as hostes mesmo sem acelerar muito.

Até aos 25 minutos, as duas melhores oportunidades da partida saíram da cabeça de Carolina Mendes, que aproveitou os cruzamentos de Alicia Correia e Marta Ferreira, do lado direito, para atirar, sem sucesso, à baliza do SF Damaiense, equipa que subiu esta temporada à principal divisão do futebol feminino nacional.     

Com o avançar do tempo, a guarda-redes visitante começava a assumir-se como uma das figuras do jogo, mas pouco ou nada podia fazer em cima da meia hora de jogo, quando Nevena Damjanović, em zona frontal à baliza, bateu de forma exemplar um livre directo que só não deu golo porque a barra estava lá. Grande oportunidade para o Sporting CP fazer o 1-0.

Depois de vários avisos, aos 33 minutos Rita Fontemanha inaugurou finalmente o marcador através de um remate colocado de fora de área que, antes de entrar, ainda embateu na barra da baliza das visitantes. Grande golo da jogadora Leonina, o segundo esta temporada, a garantir a vantagem das Leoas ao intervalo.

No regresso dos balneários, Susana Cova fez entrar Ana Capeta e Mónica Mendes, mas foi Andreia Jacinto, logo aos 46 minutos, a fazer o 2-0. Após um primeiro cruzamento na direcção da área do SF Damaiense, a bola sobrou para a jogadora verde e branca que atirou, sem grande oposição, para o fundo das redes. Estava feito o segundo da tarde.

Tal como a primeira, também a segunda parte foi de sentido único, com as Leoas a não darem qualquer hipótese ao adversário e a controlarem do início ao fim, dado que a formação da Damaia não chegou uma única vez com perigo junto da baliza de Inês Pereira.

Aos 78 minutos, as Leoas procuravam o terceiro golo e Susana Cova decidiu promover a estreia de Inês Gonçalves, de apenas 19 anos, com a jogadora a justificar as boas exibições e os golos apontados esta temporada ao serviço da equipa B e a deixar boas indicações no meio-campo verde e branco.

Já em tempo de descontos, a recém-entrada Carlyn Baldwin ainda teve uma boa oportunidade para marcar, mas o remate de pé esquerdo voltou a esbarrar nas mãos da guarda-redes Adriana Rocha, a maior culpada pelo resultado curto tendo em conta as ocasiões criadas pelo ataque Leonino.  

Com este triunfo, o Sporting CP mantém-se na liderança isolada da série Sul, com um registo 100% vitorioso ao fim de oito jogos, sendo detentor da melhor defesa e do melhor ataque da prova.  

Na próxima jornada, a última antes da fase de apuramento do campeão, as Leoas deslocam-se a casa do CS Marítimo no dia 3 de Janeiro.