Leoas na final da Supertaça
03 Set, 2023
Sporting CP venceu o FC Famalicão por 0-2
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, neste domingo, a passagem à final da Supertaça, depois de vencer o FC Famalicão por 0-2 na meia-final disputada no campo n.º 2 do Estádio Municipal de Famalicão, à porta fechada.
Para esta partida, a primeira oficial de 2023/2024, Mariana Cabral apostou de início em Hannah Seabert, Ana Borges, Bruna Lourenço, Andrea Norheim – em estreia –, Alícia Correia, Cláudia Neto, Joana Martins, Brenda Pérez, Maísa Correia, Ana Capeta e Diana Silva.
Primeiros minutos divididos, com o Sporting CP a crescer e a mandar no jogo com o avançar do tempo. Fruto disso, as Leoas começaram a criar ocasiões de golo, a primeira a ter Cláudia Neto como protagonista, mas o esférico saiu por cima da baliza defendida por Luísa Pinheiro.
O FC Famalicão respondeu pouco depois, ao beneficiar de um livre em zona frontal, mas Hannah Seabert segurou sem grandes problemas e foi tendo uma primeira parte relativamente tranquila.
A guardiã adversária também acabou por não ter grande trabalho, mas viu o perigo chegar mais vezes: Ana Capeta, depois de receber de Ana Borges, cabeceou ao lado junto ao primeiro poste; Diana Silva, após surgir isolada, fez a bola sair ao lado da baliza; e depois foi Joana Martins, num livre frontal, a atirar por cima.
Assim, o intervalo chegou com 0-0 no marcador, mas não foi preciso esperar muito mais tempo para haver golos em Famalicão. Foi aos 48 minutos que Ana Capeta, descaída para a esquerda, colocou a bola na área para Diana Silva, com Regina Carvalho a surgir nas costas e a colocar a bola dentro da baliza.
Autogolo “madrugador” a colocar o Sporting CP em vantagem, num jogo em que já merecia ter marcado e traduzido a superioridade em golos.
Nem cinco minutos depois, o 0-2 na marca de pontapé de penálti: falta na área sobre Diana Silva e Cláudia Neto no frente-a-frente com Luísa Pinheiro a não desperdiçar a oportunidade.
Após a hora de jogo, Mariana Cabral começou a mexer fazendo entrar Jacynta Gala – em estreia – e depois Andreia Bravo, tendo feito sair Maísa Correia e Brenda Pérez, entre um lance de bola parada em que o FC Famalicão ameaçou reduzir.
À entrada para os últimos 15 minutos da partida, mais uma alteração na formação verde e branca com a entrada de Fátima Dutra e a saída de Ana Capeta.
Nos minutos finais, apesar de ambas as equipas terem tentado chegar ao golo, foi a equipa da casa que esteve mais perto de marcar, mas nos últimos minutos do tempo-extra esteve à vista o 0-3: remate cruzado de Fátima Dutra com a guarda-redes do FC Famalicão a esticar-se para evitar novo golo Leonino.
Assim, as Leoas fecharam o encontro com 0-2 no marcador e um triunfo mais do que justo, que as coloca na discussão pelo primeiro título da época. A final da Supertaça vai disputar-se no dia 13 de Setembro, no Estádio Municipal de Aveiro, diante do SL Benfica.