Goleada das antigas a abrir 2024
06 Jan, 2024
Leoas batem CA Ouriense e conquistam 11.ª vitória consecutiva (10-0)
A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal estreou-se em 2024 com uma goleada das antigas diante do CA Ouriense (10-0), este sábado, na ronda 21 – invertida - da Liga.
Após uma paragem competitiva de três semanas, a turma verde e branca deu continuidade ao melhor momento da época ao alcançar o 11.º triunfo consecutivo em todas as competições, dominando todo o jogo diante do conjunto de Ourém. Depois de irem para o intervalo a vencer por 6-0, as Leoas marcaram mais quatro vezes na segunda parte, garantindo os três pontos.
O encontro, que foi precedido de um minuto de silêncio em homenagem a José Mendes, presidente do SC Covilhã que faleceu na sexta-feira, arrancou praticamente com o 1-0 para o Sporting CP. Logo aos quatro minutos, Ana Capeta isolou Olivia Smith com um passe a rasgar a defesa e esta, na cara da guarda-redes, tocou para o lado e ofereceu um golo fácil a Diana Silva.
Numa primeira parte de sentido único, a formação Leonina foi dona e senhora do jogo perante um adversário - com várias jogadoras que passaram pela formação do Sporting CP - que raramente ultrapassou o meio-campo. Dito isto, foi com naturalidade que a vantagem foi sendo dilatada, sempre com o trio composto por Olivia Smith, Diana Silva e Ana Capeta em evidência.
Aos 16 minutos, a canadiana isolou a portuguesa (ex-CA Ouriense) e esta não teve dificuldades em assinar o 2-0, sendo que logo na jogada seguinte, após a reposição de bola, foi Ana Capeta a apontar de cabeça o 3-0. Aos 23 minutos, Olivia Smith fez a terceira assistência para o hat-trick de Diana Silva, que aumentou para 4-0, antes de Ana Capeta servir Olivia Smith para a mão cheia de golos.
Na recta final da primeira parte, mesmo com uma margem de 5-0 no marcador, a toada do jogo manteve-se, com as oportunidades de golo a sucederem-se. Após muita insistência e várias jogadas prometedoras, já no quinto minuto de compensação Olivia Smith sofreu falta na área e Cláudia Neto não tremeu da marca dos onze metros, fixando a meia dúzia de golos ao intervalo.
No regresso dos balneários, já com Fátima Pinto, Bruna Lourenço e Jacynta Gala em campo, nada mudou. As Leoas mantiveram-se ao leme das operações e continuaram a facturar, primeiro com Andreia Bravo, aos 50 minutos, a fazer um grande golo de livre directo, vendo a bola a sobrevoar a barreira, e depois, aos 57’, com Jacynta Gala a finalizar a segunda assistência de Diana Silva (8-0).
A partir da hora de jogo, o tabuleiro equilibrou com o CA Ouriense a subir de produção e a criar mais dificuldades às Leoas. Ainda assim, o Sporting CP foi sempre mais perigoso no ataque, fechando a partida com mais dois golos. Aos 82’, Ana Capeta bisou, e já no primeiro minuto de compensação Diana Silva chegou mesmo ao poker, fixando o placard nuns categóricos 10-0.
As Leoas, que tiveram aqui o primeiro de três jogos no espaço de apenas uma semana, voltam a entrar em campo já na próxima quarta-feira, dia 10 de Janeiro, para defrontar o Racing Power FC, no Estádio do Jamor, em encontro referente à primeira mão das meias-finais da Taça da Liga.
Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Andrea Norheim (Rita Fontemanha, 63’), Joana Martins (Fátima Pinto, 45’), Ana Borges [C] (Bruna Lourenço, 45’), Ana Capeta, Brenda Pérez, Olivia Smith (Inês Gonçalves, 71’), Cláudia Neto (Jacynta Gala, 45’), Diana Silva, Andreia Bravo e Mariana Rosa.