Leoas preparadas para a estreia oficial em 2024/2025
15 Ago, 2024
Ana Borges, Hannah Seabert e Telma Encarnação perspectivaram a nova época
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal vai dar o pontapé de saída oficial na temporada 2024/2025 já este sábado (17h30), em pleno Jamor, com a disputa das meias-finais da Supertaça diante do Racing Power FC.
Dois dias antes de a bola começar a rolar, as jogadoras Ana Borges, Hannah Seabert e Telma Encarnação marcaram presença na Loja Verde do Estádio José Alvalade para perspectivar a nova época, tendo abordado temas como a ambição de serem Campeãs Nacionais, a integração dos reforços ou o tão aguardado regresso à UEFA Women's Champions League.
A capitã Ana Borges deu conta do trabalho realizado pelas Leoas na pré-temporada, considerando que foi importante para testar novas dinâmicas e afinar detalhes para os jogos a doer.
“Tivemos jogos exigentes contra Sevilla FC, SL Benfica, RC Deportivo de la Coruña e SCU Torreense que nos prepararam para a época. Este ano temos a Liga dos Campeões e vamos começar na Supertaça contra o Racing Power FC, que fez uma campanha muito boa na época passada. Queremos começar da melhor maneira”, começou por dizer aos jornalistas a experiente jogadora, que está entusiasmada pelo início daquela que será a sua nona temporada no Clube.
“Sabemos que vai ser uma época muito exigente e longa e que vamos ter momentos menos bons, como é normal, mas temos de nos agarrar umas às outras e esperar que seja este o ano em que conseguimos títulos, que é o que nos tem faltado”.
Ana Borges, que é a jogadora mais internacional de sempre pela selecção portuguesa, não escondeu que vencer a Supertaça seria a melhor forma de começar a época, pela confiança que traria à equipa.
“Começar a temporada com um título dá outro alento para o resto da época, mas se as coisas não correrem como queremos a temporada não acaba aí e temos de pensar mais à frente. Cada vez há mais competitividade e equipas capazes de lutar por títulos, sendo que quem cometer menos erros vai é que vai conquistá-los. Nós temos esse espírito e a nossa união por vezes leva-nos a coisas boas. Conquistar a Supertaça seria óptimo pois é o que que queremos e o Clube e adeptos merecem”, frisou, antes de se mostrar feliz pelo regresso à UEFA Women’s Champions League.
“O Sporting CP é um clube grande e tem de estar nestas competições. É uma mais-valia para nós enquanto jogadoras poder desfrutar da experiência da Liga dos Campeões. Há muitas jogadoras que vão disputá-la pela primeira vez e outras que já o fizeram, mas sabemos da exigência que é. Vamos jogar contra um Eintracht Frankfurt muito mais experimentado e com jogadoras muito experientes, mas dentro de campo se conseguirmos impor o nosso futebol podemos passar à próxima fase da prova, que é algo que ainda não conseguimos fazer”, lamentou.
Já Hannah Seabert, guarda-redes norte-americana, mostrou-se ciente de que o duelo com o Racing Power FC não será fácil, mas expressou toda a sua confiança.
“Sabemos que o Racing Power FC vai entrar com tudo, é uma equipa muito agressiva e difícil de bater, mas estamos preparadas. Queremos ganhar e estamos muito felizes por estar de volta às competições oficiais, sentimo-nos prontas para o início da época. Sabemos que, independentemente do que o adversário fizer, podemos dar boa resposta e temos confiança na nossa equipa”, frisou, antes de perspectivar a edição 2024/2025 da Liga, que está cada vez mais competitiva.
“Sabemos que várias equipas se reforçaram, mas é isso que desejamos porque queremos jogar uma Liga competitiva. Adoro estar em Portugal porque há investimento nos diferentes clubes e isso é muito importante, quero sentir-me desafiada. Adoramos os jogos em que isso acontece porque faz sobressair o melhor de nós. Estamos à espera de uma época desafiante, mas também do título. Se olharmos para a última época, tudo ficou decidido apenas no último minuto e isso é fantástico. É entusiasmante para nós e para os adeptos, significa que todos os momentos contam e é isso que vamos ver esta época. Todos os detalhes contam”.
A jogadora de 29 anos, que está já na quarta temporada de Leão ao peito e na campanha passada foi considerada a melhor guarda-redes da Liga, abordou ainda a adaptação das novas jogadoras do plantel, considerando que estas já se encontram integradas.
“Adoro estar numa equipa em que há jogadoras de diferentes sítios, todas trazem experiências distintas. É muito importante para nós juntar isso e ver o que conseguimos criar todas juntas. As novas jogadoras já começaram a aprender o que é o ADN do Clube e a forma como jogamos, estamos a criar boas relações dentro e fora de campo”.
Por sua vez, a avançada Telma Encarnação, que chegou este Verão ao plantel vinda do CS Marítimo, revelou que a adaptação ao grupo não podia estar a correr melhor.
“Já conhecia muitas das minhas novas colegas, mas todas me têm acolhido muito bem. Elas ajudam-me, tal como eu a elas, e a equipa está a ser muito importante para mim. O objectivo neste momento é dar-me bem com todas”, atirou, fazendo também um balanço positivo da pré-temporada que está prestes a chegar ao fim.
“A pré-época tem corrido muito bem, temos treinado bem e o estágio em Santo Tirso foi fundamental, tal como os jogos particulares. Estamos focadas nos objectivos, sendo que o principal esta época é ganhar todos os jogos, pensando jogo a jogo, e tentar conquistar o campeonato”, referiu, ela que já se estreou a marcar de Leão ao peito.
“Marquei mas foi nos jogos de preparação. Claro que são os primeiros golos e foram importantes, mas o que vai ser mesmo marcante vai ser quando acontecer nos jogos oficiais”, lembrou, garantindo que a equipa está mais do que pronta para enfrentar o Racing Power FC.
“O Racing Power FC teve bons resultados na época passada e foi uma das equipas com mais golos marcados, mas estamos a preparar muito bem o jogo já há algum tempo. Esperamos que corra bem porque queremos estar na final e ganhar a Supertaça”, exclamou, antes de concluir com uma mensagem aos Sportinguistas.
“Quero pedir aos adeptos que estejam sempre connosco nesta Supertaça, na meia-final e na final, e depois no campeonato. O apoio deles é muito importante, especialmente no primeiro jogo oficial da época, e talvez nos ajude no resultado”.