Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leoas infelizes no regresso a Alvalade

Por Sporting CP
30 Set, 2024

​Sporting CP derrotado no dérbi com o SL Benfica

Quase um ano depois, a equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal voltou a jogar no Estádio José Alvalade para a Liga BPI, esta segunda-feira, saindo derrotada pelo SL Benfica (0-2) em partida referente à quarta ronda da competição.

Na sequência do afastamento da UEFA Women’s Champions League frente a Real Madrid CF e Hammarby IF, respectivamente, Leoas e águias voltaram às provas internas, num desafio que sorriu à equipa mais eficaz. As visitantes colocaram-se a vencer por 0-2 logo no início da segunda parte e, apesar de o Sporting CP ter dominado a partir daí e criado inúmeras ocasiões para facturar, a falta de acerto a finalizar revelou-se decisiva.

Sem poder contar com as lesionadas Andrea Norheim, Gabriela Vinhas, Joana Martins, Mariana Rosa e Mégane Sauvé, a treinadora Mariana Cabral fez apenas uma mudança no onze. Telma Encarnação substituiu Brittany Raphino na frente de ataque, num jogo em que as Leoas estrearam o novo equipamento cor-de-rosa, alusivo à iniciativa ‘Outubro Rosa’, que alerta para a prevenção do cancro da mama.

Ainda antes do apito inicial, nota de destaque para o minuto de silêncio cumprido em memória de João Rodrigues, antigo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol que faleceu este domingo, assim como para as homenagens feitas a Rita Fontemanha e Alícia Correia, que completaram 150 e 100 jogos pelo Sporting CP, respectivamente, recebendo assim camisolas comemorativas pelas suas marcas.

Quanto ao filme do segundo dérbi da época (as Leoas venceram o primeiro por 1-2 e levaram a Supertaça), a partida arrancou com as equipas bastante encaixadas e sem criarem grandes desequilíbrios. As primeiras situações de perigo acabaram por pertencer às águias, inicialmente por Andreia Norton, que rematou para defesa atenta de Hannah Seabert, e pouco depois por Catarina Amado, que atirou ao lado.

A partir daí, o SL Benfica ganhou ascendente no encontro e passou mais tempo no meio-campo Leonino com bola. Apesar de raramente terem conseguido chegar ao último terço de forma prometedora, as encarnadas conseguiram abrir o marcador aos 34 minutos, por Cristina Martín-Prieto. Logo a seguir, na resposta, Telma Encarnação ainda restabeleceu o empate, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo.

Em desvantagem, o Sporting CP foi obrigado a correr atrás do prejuízo e intensificou os ataques, ficando muito perto de marcar. Andreia Bravo bateu o livre para a área, Maiara Niehues cabeceou ao poste e, quando Georgia Eaton-Collins se preparava para empurrar para o fundo das redes na recarga, Laís Araújo fez um corte providencial e evitou o mais que certo 1-1.

No regresso dos balneários, o SL Benfica voltou a marcar e fez o 0-2 aos 48 minutos na sequência de um contra-ataque através de Nycole Raysla, o que dificultou ainda mais a tarefa do conjunto verde e branco. Ainda assim, logo a seguir, o Sporting CP voltou a ‘cheirar’ o golo, desta feita por Ana Capeta, que apareceu na pequena área a finalizar um cruzamento, mas viu Lena Pauels evitar o 1-2 com uma bela defesa.

As águias aproveitaram então a vantagem para baixar as linhas e recuar no terreno, enquanto as Leoas assumiram a iniciativa em busca de reduzir a vantagem, mas revelaram-se pouco eficazes. Ana Capeta foi sempre a mais inconformada, tendo voltado a levar perigo junto do reduto encarnado em mais duas ocasiões, a primeira num cruzamento promissor e a segunda num ‘tiro’ que Lena Pauels voltou a travar.

Na recta final, o Sporting CP continuou a insistir no ataque galvanizado pelo apoio dos 6490 espectadores que marcaram presença em Alvalade, e mais uma vez podia ter marcado. Em nova grande ocasião, a recém-entrada Maísa Correia antecipou-se à defesa encarnada e rematou, com a bola a tirar tinta ao poste e Ana Capeta a chegar atrasada para o desvio, naquele que foi o último lance digno de registo na partida.

Depois deste dérbi, em que o Sporting CP acabou por ser vítima do seu próprio desperdício, as Leoas voltam a jogar no próximo sábado, dia 5 de Outubro, em casa do SCU Torreense, em duelo a contar para a quinta jornada da Liga BPI.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C], Georgia Eaton-Collins, Maiara Niehues (Maísa Correia, 83’), Alícia Correia, Fátima Pinto, Cláudia Neto, Andreia Bravo (Brenda Pérez, 73’), Ana Capeta, Jacynta Gala (Brittany Raphino, 58’) e Telma Encarnação (Diana Silva, 58’).