Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A justiça que bateu no poste... e na trave

Por Jornal Sporting
06 Dez, 2015

Sporting B perde por 1-0 no Seixal numa partida onde fez para merecer mais

A equipa B do Sporting perdeu esta tarde no Seixal com o Benfica B por 1-0, numa partida da 19.ª jornada do Campeonato Nacional da II Liga decidida num livre directo de Nuno Santos aos 76 minutos mas onde os 'leões' mereciam bem mais face ao caudal ofensivo que foram conseguindo ter ao longo de todo o encontro.

O Sporting começou melhor, conseguindo impor o seu estilo habitual de posse e circulação com bola muito rigoroso nas transições defensivas. Assim, foi com naturalidade que os 'leões' tiveram as primeiras oportunidades da partida: aos cinco minutos, Ponde desviou por cima um cruzamento de Podence; no minuto seguinte, foi o próprio marroquino a aproveitar um livre descaído na direita para rematar torto e ao lado da baliza de Ederson. Os comandados de João de Deus tinham o completo domínio da partida e o primeiro quarto de hora iria fechar com as duas hipóteses mais flagrantes desse período pelos pés de Mama Balde, que se aventurou na frente para atirar a rasar o poste (13') e a obrigar o guardião contrário a fazer a mancha pelo chão quando surgia isolado na área (15'). Logo no minuto seguinte, e no culminar do período de maior pressão 'verde e branca', Francisco Geraldes concluiu uma fantástica jogada de Ryan Gauld com cruzamento rasteiro atrasado de Ruben Ribeiro com um remate forte ao poste (a recarga passou também muito perto).

O Sporting B fazia a diferença com um posicionamento e cultura tácticas bem mais evoluídas e assertivas do que o rival: a capacidade de posse e circulação com muito jogo entre linhas e explorando a velocidade nos corredores laterais em momentos com bola e a transição defensiva que bloqueava a primeira fase de construção dos 'encarnados' iam fazendo a diferença, com os visitados a criarem perigo sobretudo pela explosão de Nuno Santos e a exploração das costas da defesa 'leonina', como aconteceu com Sancidino (18') e Victor Andrade (45+1'), ambas bem resolvidas por Pedro Silva. Pelo meio, e ainda antes do intervalo, Podence teve um remate perigoso às malhas laterais após um bom passe em profundidade com o extremo a galgar metros em velocidade a Lystcov.

A etapa complementar começou com uma grande chance do Benfica B no seguimento de uma transição, com Victor Andrade a desperdiçar isolado um passe de morte de Rebocho. Logo na resposta, aos 53 minutos, Ponde teve um grande trabalho individual na área mas o remate foi desviado por Ederson para canto. O encontro entrou depois numa fase mais incaracterística, com mais passes errados a meio-campo e menor capacidade de esticar o jogo em profundidade como tinha acontecido no primeiro tempo. Foi assim que o Benfica B ficou perto do golo, com Nuno Santos, sozinho, a aproveitar uma bola a pingar após erro dos 'leões' na primeira fase de construção. Três minutos depois, o mesmo Nuno Santos chegaria mesmo ao golo, na sequência de um livre directo.

Em desvantagem, João de adeus assumiu o risco e partiu a equipa, lançando Salomão na ala direita e recuando Francisco Geraldes e Labyad para pivots no corredor central. Aos 82 minutos, Viola, que tinha entrado antes para o centro do ataque no lugar de Ponde, fez o mais difícil e acertou na trave após grande jogada de Podence na direita. Até ao final, a formação 'verde e branca' bem tentou mas um remate cruzado de Viola ao lado já nos descontos seria a última boa oportunidade desperdiçada antes do último apito.