Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

'Leões' vencem na Maia e estão a um jogo das 'meias'

Por Jornal Sporting
21 Fev, 2016

Triunfo por 27-24 frente ao Águas Santas no primeiro jogo do 'playoff'

A equipa de andebol do Sporting CP deu hoje um importante passo rumo às meias-finais do ‘playoff’ do Campeonato Fidelidade Andebol 1, após vencer na Maia o Águas Santas por 27-24 no primeiro encontro dos ‘quartos’. Aljosa Cudic, na defesa, e Carlos Carneiro, na organização e finalização atacante, foram duas pedras fulcrais no conjunto ‘leonino’, que teve de suar bastante para assegurar o triunfo num terreno sempre complicado.

Os visitados até começaram melhor, com boas combinações ofensivas a solicitarem o pivot Luís Frade, mas cedo os comandados de Zupo Equisoain assumiram o controlo do jogo e passaram para a frente com cinco golos de vantagem a meio da primeira parte, num parcial de 9-2 em... dez minutos. Com Cudic a brilhar na baliza e a defesa muito pressionante sobre o portador da bola, o Sporting CP conseguiu colocar em campo o seu modelo e ideia de jogo, parecendo mesmo que estava tudo arrumado – e foi um mero engano...

Apesar de Pedro Solha ainda ter feito, num contra-ataque rápido, o 11-6, a verdade é que a defesa mais profunda dos maiatos conseguiu condicionar o ataque organizado ‘verde e branco’, colocando mais dificuldades ao remate de nove metros de Frankis e forçando a equipa a algumas falhas técnicas pouco usuais. Assim, e ao intervalo, a vantagem já tinha sido reduzida para apenas dois golos (12-10).

Na etapa complementar, marcada claramente pelo excessivo rigor da dupla de arbitragem nos critérios de exclusão, o Águas Santas conseguiu mesmo empatar a partida, resultado que se verificava a 20 minutos do final (15-15). No entanto, e apesar da excelente partida do internacional Telmo Ferreira, os ‘leões’ foram mais maduros na forma como nunca perderam o controlo emocional e beneficiaram da inspiração de Carlos Carneiro e Cudic para voltar a disparar no marcador e ganhar quatro golos de vantagem a dez minutos do final, avanço suficiente para controlar o resultado e a vitória até aos 60 minutos.

Carlos Carneiro (mais em ataque organizado) e Pedro Solha (em muitos lances de contra-ataque ou ofensivas rápidas) foram os melhores marcadores ‘leoninos’ com sete golos cada, seguidos de Frankis Carol (seis), Pedro Portela e Fábio Magalhães (três). Cudic esteve gigante entre os postes, com uma eficácia de quase 50% (20 defesas em 44 remates).

No final dos primeiros jogos dos quartos-de-final, todos os conjuntos que completaram a fase regular nas primeiras quatro posições ganharam. No próximo sábado, os ‘leões’ recebem o Águas Santas e, em caso de triunfo, asseguram a passagem às meias-finais.