Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Esforço Leonino acabou por revelar-se insuficiente

Por Sporting CP
02 Set, 2023

​Sporting CP derrotado pelo FC Barcelona nas meias-finais da Supertaça Ibérica (37-32)

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal perdeu este sábado com o FC Barcelona por 37-32, no Pavilhão do Centro Cultural de Viana do Castelo, em jogo das meias-finais da Supertaça Ibérica que marcou o arranque oficial de 2023/2024. Os Leões falham assim a chegada à final da competição e vão disputar o terceiro lugar amanhã, domingo, frente ao CB Ciudad de Logroño.

Numa reedição das meias-finais de 2022, entre o actual detentor da Taça de Portugal e o campeão espanhol e vencedor da Copa de SM El Rey, o Sporting CP não entrou da melhor forma. Os Leões perderam várias bolas e foram pouco eficazes no ataque, enquanto os blaugrana aproveitaram, colocando-se na frente do placard por 9-5 ao fim de apenas dez minutos de jogo.

Apesar da assertividade catalã a atacar, o Sporting CP reagiu após um timeout do técnico Ricardo Costa e, graças à sua defesa agressiva, que recuperou várias vezes a posse, foi diminuindo a distância. Com Kiko Costa, Mamadou Gassama e Salvador Salvador a liderarem, e Leo Maciel a ser decisivo na baliza, os Leões chegaram pela primeira vez à vantagem após um parcial de 0-4 (14-16).

Nos últimos minutos da primeira parte, as duas equipas andaram sempre próximas com vários empates e superioridades mínimas para o Sporting CP, só que, na última jogada antes da buzina para o intervalo, o FC Barcelona voltou a saltar para a dianteira do marcador. Ainda assim, ficou tudo em aberto para a segunda metade do desafio, que podia cair para qualquer um dos lados.

No entanto, no regresso dos balneários, os Leões voltaram a apresentar dificuldades no ataque e, com 15 minutos de jogo, já perdiam por quatro golos (29-25). Mais uma vez, foram obrigados a correr atrás do prejuízo, com Kiko Costa a ser novamente o homem em maior evidência, mas desta vez não conseguiram contrariar o poderio do rival, que contou com o ex-Leão Luís Frade.

À entrada para os dez minutos finais, a margem de cinco golos (32-27) dificultava a tarefa do Sporting CP, que devido ao bom desempenho defensivo do FC Barcelona e algum cansaço já não conseguiu reverter a situação, saindo derrotado por 37-32 frente a uma das melhores equipas do Mundo, mas deixando ainda assim bons sinais para o que aí vem e nunca virando a cara à luta.

O jogo que define o terceiro e quarto classificados será disputado amanhã, domingo, frente aos espanhóis do CB Ciudad de Logroño, a partir das 12h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Sporting CP: Leo Maciel [GR], Edy Silva, Benjamin Jakobsen, Pedro Portela, Edmilson Araújo, Kiko Costa, Natán Suárez, Jan Gurri, Salvador Salvador [C], Espen Våg, Orri Þorkelsson, Mamadou Gassama, João Gomes, Etienne Mocquais, Martim Costa e André Kristensen [GR].