Leões vencem e carimbam Main Round da EHF European League
28 Nov, 2023
Triunfo na Polónia por 22-35
A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, esta terça-feira, a passagem à Main Round da EHF European League depois de vencer o SPR Chrobry Glogów por 22-35 no penúltimo encontro do fase de grupos da prova.
Os Leões entraram em campo a saber que se vencessem seguiam já em frente na Europa e não falharam, garantindo assim o segundo lugar no grupo e deixando as decisões finais para a última jornada, na qual o Sporting CP recebe o líder do grupo, o CSM Constanta. Se vencer, o Sporting CP entra na próxima fase com dois pontos.
Cientes do que tinham de fazer na Polónia, e confiantes com o que tinham feito em casa frente aos polacos (37-20), os comandados de Ricardo Costa entraram muito bem no jogo, sem dar grande margem ao SPR Chrobry Glogów, e, fruto de muita eficácia, conseguiram logo nos primeiros 15 minutos uma vantagem confortável (6-13).
Ainda assim, nos derradeiros 15 minutos do encontro, o Sporting CP baixou a percentagem de finalização e só marcou mais quatro golos até ao intervalo. No entanto, ao manter a habitual consistência defensiva e ao beneficiar também da falta de pontaria dos polacos, a diferença de golos ainda aumentou para oito (9-17).
Assim, na segunda metade, bastava ao Sporting CP controlar o jogo para não ser surpreendido e assim foi. Teoricamente melhores, os Leões continuaram a mostrar-se muito superiores em todas as fases do jogo e nunca deixaram o SPR Chrobry Glogów impor-se e encurtar a desvantagem.
Aos 45 minutos de jogo, a distância já era de 12 golos (16-28) e nos últimos minutos ainda se tornou maior (20-35), também graças a André Kristensen que assumiu a baliza na segunda parte e somou uma série de boas defesas.
Apesar da equipa da casa ainda ter conseguido depois marcar mais, o Sporting CP conseguiu na mesma um triunfo quase tão expressivo como o que tinha alcançado em casa na primeira jornada deste grupo H, vencendo e convencendo.
Orri Þorkelsson e Jan Gurri foram os melhores marcadores da turma de Alvalade, ambos com cinco golos.
O Sporting CP, que ultimamente tem jogado sempre de três em três dias, tem agora uma semana mais longa, não tem jogo no fim-de-semana, e só volta a jogar na próxima terça, novamente para a Europa.