Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leoas eliminadas da Taça de Portugal

Por Sporting CP
21 Jan, 2023

Derrota no dérbi disputado na Luz

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal falhou o acesso às meias-finais da Taça de Portugal, depois de perder diante do SL Benfica por 5-0 em jogo dos quartos-de-final da prova disputado no Estádio da Luz.

As Leoas entraram em campo com Hannah Seabert, Ana Borges, Bruna Lourenço, Alícia Correia, Melisa Hasanbegovic, Fátima Dutra, Andreia Bravo, Cláudia Neto, Joana Martins, Ana Capeta e Diana Silva.

A jogar em casa, a formação encarnada entrou bem no encontro e, aos 15 minutos, abriu o marcador por Jéssica Silva, mas a resposta Leonina não tardou, chegando de bola parada, num livre em zona central batido por Andreia Bravo. Ainda assim, a guardiã encarnada encaixou sem esforço.

Estava assim feito o aviso verde e branco, mas foi o SL Benfica que voltou a marcar logo a seguir, novamente por Jéssica Silva. Hannah Seabert até começou por defender e a defesa tirar na recarga, mas à terceira, e perante alguma confusão na área, a bola foi mesmo à baliza.

2-0 numa fase muito prematura do encontro, com a equipa da casa a mostrar-se superior e a conseguir converter duas das oportunidades que teve para fazer golo.

Por outro lado, até ao final da primeira metade, a turma Leonina não conseguiu levar grande perigo à baliza defendida por Rute Costa, uma vez que a defesa encarnada ia sabendo controlar as subidas do Sporting CP no terreno.

À entrada para os últimos minutos da primeira metade, o SL Benfica marcou novamente, desta feita por Ana Vitória, indo assim para o intervalo a vencer por 3-0. Uma vantagem confortável que se revelou, obviamente, importante para a segunda metade.

No recomeço da partida, à procura de outro resultado, o Sporting CP entrou logo com duas alterações: saíram Melisa Hasanbegovic e Alícia Correia e entraram Chandra Davidson e Carolina Beckert. A canadiana entrou bem e teve logo a oportunidade de encurtar a desvantagem, mas o esférico saiu ao lado.

Ainda assim, o SL Benfica continuou mais perigoso e, aos 52 minutos Ana Vitória voltou a marcar, fazendo o 4-0 na Luz perante 15.032 adeptos nas bancadas – a melhor assistência de sempre num jogo de futebol feminino em Portugal.

À hora de jogo, e já depois de Ana Borges ter tentado desmarcar Diana Silva, com Rute Costa a sair da baliza e a antecipar-se, a equipa técnica Leonina voltou a mexer, saindo Andreia Bravo e Joana Martins e entrando Brenda Pérez e Maiara Nieheus.

Minutos depois também saiu Ana Capeta e entrou Maísa Correia. Mexidas no ataque com o objectivo de chegar aos golos, com Fátima Dutra quase a fazer o 4-1 em mais um livre, desta feita descaído para a direita, que saiu pouco por cima da baliza encarnada.

Quem não marca, arrisca-se a sofrer e foi o que acabou por acontecer, em mais uma chegada do SL Benfica à área Leonina, mas num lance infeliz. Christy Ucheibe rematou à figura de Hannah Seabert, a bola ressaltou e acabou por entrar na baliza.

Aos 77 minutos, a árbitra Catarina Campos começou por assinalar grande penalidade a favor do Sporting CP, por rasteira de Christy Ucheibe sobre Chandra Davidson, mas a seguir reverteu a decisão, expulsando Mariana Cabral do banco de suplentes por protestos.

Mais uma contrariedade para a turma de Alvalade, que acabou por sair da Luz com um resultado pesado. As duas equipas voltam agora a medir forças na próxima quarta-feira, no Seixal, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça da Liga.

De referir que encontro ficou ainda marcado pela amostragem de dois cartões brancos, que enaltecem condutas eticamente correctas, porque um adepto precisou de ajuda na bancada e foi prontamente assistido pelos enfermeiros de ambas as equipas. A árbitra não deixou passar o momento e, assim que a situação ficou resolvida, mostrou o cartão aos dois elementos.